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Qual é a melhor hora para comer frutas?

Qual é a melhor hora para comer frutas?

29/12/2016 Saúde à Mesa

Existem mitos sobre o consumo de frutas circulando na rede com riscos e outros com “promessas milagrosas".

Qual é a melhor hora para comer frutas?

Muitas dessas idéias são, em parte, produto de uma má compreensão da informação ou simplesmente fazem parte da imaginação de quem quer se tornar os famosos gurus da dieta.

Um olhar detalhado à informação científica nos permitirá ver quais desses mitos são falsos, bem como obter ideias sobre como deve ser uma ingestão de fruta saudável.

1 – Devemos sempre comer frutas com o estômago vazio

Este é um dos mitos mais difundidos sobre o consumo de frutas. Quem sustenta essa ideia asseguram que misturar refeições completas e fruta faz com que a digestão se torne lenta, fazendo com que tudo fique preso dentro do estômago. Além disso, essas pessoas especulam que isto resulta numa maior produção de gases estomacais e outras consequências que não têm relação real.

Não se sabe ao certo a quem se aconteceu isso, mas se é verdade que a fibra da fruta relaciona-se a digestão, o que não é verdade que isso faça com que a comida fique preso dentro do estômago, por tempo indeterminado, ou produza gases.

2 – Consumir frutas antes ou após as refeições altera o seu valor nutritivo

O que se afirma é que quanto mais comida tenha o seu estômago dentro, menos capacidade terá para a absorção de diversos nutrientes, especialmente no caso das frutas. No entanto, isso é tudo uma mentira.

O certo é que, na hora de digerir os alimentos, o estômago atua como um site de reserva que libera pequenas quantidades de conteúdo em diversos intervalos, de modo que seus intestinos possam processar os nutrientes, pouco a pouco.

3 – Se você tem diabetes pode comer frutas 1 ou 2 horas antes ou depois de cada refeição

De novo, que alegam isto é feito sobre a base de que misturar frutas e comida prejudica seriamente a digestão, o que afeta especialmente as pessoas com diabetes.

De novo, não há evidência de que a digestão se agrave com a fruta, se por acaso só se torna mais lenta, sem que isso chegue a torná-la prejudicial. De fato, para as pessoas diabéticas consumir alimentos com fibra, gordura ou proteína misturada com fruta pode de fato ser muito útil, uma vez que a digestão se torna mais lenta, fazendo com que absorva a mesma quantidade de açúcar da fruta, mas em proporções pequenas, sem elevar demais os níveis de açúcar geral no sangue.

4 – O melhor momento para comer frutas é a tarde

Este mito parte do pressuposto de que o metabolismo se torna mais lento, a tarde, e que consumir um alimento de alto teor de açúcar, como são vários tipos de frutas, ativa novamente. A verdade é que qualquer carboidrato pode executar esta função, independentemente da hora do dia que seja, mas isso não significa que o sistema digestivo vá para “despertar” de repente, só por isso.

5 - Existe uma hora ideal para comer frutas?

A verdade é que não existe uma hora ideal para comer frutas, pelo simples fato de que qualquer hora é boa para fazê-lo. As frutas são alimentos nutritivos e benefícios nas dietas de perda de peso a qualquer hora do dia.

Não obstante, há alguns momentos em que a hora em que você come frutas importa:

Quando você quer perder peso, comer uma fruta antes de uma refeição é recomendável, devido a que seus níveis de fibra e sentir-se mais satisfeito e, evidentemente, você vai comer menos.

Se você tem diabetes tipo 2, consumir frutas com outras refeições, como fibras ou proteínas pode ser útil, uma vez que a digestão lenta que isto provoca faz com que o açúcar é absorvida mais lentamente e, assim, os níveis no sangue se elevam de um modo menos dramático.

Fonte: Saúde à Mesa



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