Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Quando ser frágil é ser forte

Quando ser frágil é ser forte

28/07/2015 Da Redação

A força não está em esconder as emoções, mas, sim, permitir que os outros o conheçam verdadeiramente.

No ambiente de trabalho, é esperado que as pessoas mantenham uma compostura, o que pode causar, por vezes, que elas construam uma barreira, afastando-se dos outros.

O ambiente empresarial em si pode ajudar para que isso aconteça, pela recorrente impessoalidade e rigidez da qual ele diversas vezes se compõe.

Entretanto, esse ambiente de austeridade, que pode ser normal para tantos, pode se tornar um verdadeiro pesadelo para outros.

Ambientes que são muito fechados para as interações amigáveis podem sobrecarregar uma pessoa, especialmente caso ela seja um líder de equipe, por exemplo.

Segundo o Co-CEO do Instituto Internacional Japonês de Coaching, João Alexandre Borba, as pessoas tendem a se fechar, como sinal de força.

“O que torna uma pessoa forte é ela ser flexível, e não rígida, sabendo se moldar diante das mudanças na vida. As pessoas procuram a força na rigidez quando, na verdade, deveriam procurar a mesma na vulnerabilidade”, afirma.

Ele explica que a vulnerabilidade não deve ser vista de uma maneira negativa.

“Empresários normalmente tendem a não se abrir e compartilhar seus problemas e angústias, principalmente com quem é do trabalho, por medo de parecerem fracos.

Na verdade, é quando você se expõe para outra pessoa (um amigo ou parente), desabafando de maneira sincera, que você se torna forte, pois permite que outras pessoas o conheçam intimamente”, pontua.

O psicólogo e master coach observa, atualmente, as pessoas estão acostumadas a terem relações superficiais, em que, raramente, uns se importam verdadeiramente com os outros, por isso essa atitude de baixar as barreiras e se abrir parece extrema.

“No momento em que as pessoas se abrem, seja com um amigo,

Coach ou psicólogo, elas se sentem mais leves, e, por vezes, acabam tendo insights sobre um projeto que estava parado há tempos, por exemplo. Já tive clientes que, ao desabafarem sobre algo,
terminaram por agradecer bastante por estarem podendo ser eles mesmos diante de alguém.

É comum o problema ao ser exposto deixar de ser um bicho de sete cabeças, tornando-se mais fácil encontrar uma estratégia para resolvê-lo”, lembra.

Borba finaliza, falando que, por muitas vezes, é difícil encontrar alguém dentro do ambiente empresarial que seja confiável, exatamente pelo fato de que pessoas más intencionadas podem usar seus problemas contra você.

“Por isso, caso este seja o caso, procure alguém confiável em outro ambiente e conte algo íntimo e que te angustia para esta pessoa.

Depois, perceba como aquilo mexeu com você, e detecte se você sentirá certo alívio depois disso, o que com certeza acontecerá. Se expor é algo libertador quando acontece.”, conclui.



Brasil ganha solução de transporte para pessoas com deficiência

Com a facilidade dos aplicativos, empresa de serviços e tecnologia lança solução para passageiros com mobilidade reduzida. Iniciativa.

Brasil ganha solução de transporte para pessoas com deficiência

Luta funcional pode queimar até 800 calorias por hora

A atividade física auxilia na coordenação motora, resistência e agilidade. Mistura golpes de Muay Thai, Boxe e Kickboxing com treinamento funcional.

Luta funcional pode queimar até 800 calorias por hora

Hábitos simples podem ser determinantes para uma boa saúde

Especialista dá dicas de como pequenas mudanças de hábitos podem beneficiar a sua saúde.

Hábitos simples podem ser determinantes para uma boa saúde

Mães em jornada dupla: Como ser pai e mãe ao mesmo tempo?

Os dias começam com uma longa lista de afazeres. Acordar antes de todos em casa, preparar o café da manhã, acordar os filhos e prepará-los para a escola, garantir que tudo esteja em seu devido lugar, e só assim, sair para trabalhar e enfrentar o mundo.

Mães em jornada dupla: Como ser pai e mãe ao mesmo tempo?

Como me tornar mais criativo?

Diversos estudos na neurociência já comprovaram que é possível se tornar mais criativo ou inteligente. Tudo depende do quanto nós nos desafiamos.

Como me tornar mais criativo?

Vinho tinto tem substância que ajuda a reduzir estresse, diz estudo

Pesquisadores da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, afirmam que o composto resveratrol, presente na uva, tem efeito relaxante.

Vinho tinto tem substância que ajuda a reduzir estresse, diz estudo

Caminhos para o sucesso e felicidade

“A felicidade não depende do que você tem ou quem você é. Só depende do que você pensa”.


Os 7 alimentos que ajudam na digestão

Saiba por que alguns alimentos são benéficos para o sistema digestivo e quais devem ser evitados.

Os 7 alimentos que ajudam na digestão

Meu filho não sai do celular, o que fazer?

Brincar na rua, pular corda, soltar pião, jogar bolinha de gude, andar de carrinho de rolimã, soltar pipa.... Ah, as brincadeiras da infância! Que tempo bom!

Meu filho não sai do celular, o que fazer?

Carreira de sucesso e boa qualidade de vida

4 dicas para conciliar carreira de sucesso e boa qualidade de vida.


Produtos naturais impulsiona mercado de cuidados com pele e cabelo

A preocupação com pele e cabelo representa grande parte das compra no mercado de beleza no Brasil.

Produtos naturais impulsiona mercado de cuidados com pele e cabelo

Gosto musical depende da estrutura do cérebro

Pesquisa científica mostra que a emoção causada por diferentes estilos musicais varia de acordo com a composição cerebral

Gosto musical depende da estrutura do cérebro