Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Quarentena pode ajudar na aquisição de hábitos positivos

Quarentena pode ajudar na aquisição de hábitos positivos

15/05/2020 Divulgação

O isolamento social pode ser uma oportunidade para identificar ações improdutivas e substituí-las por atitudes que ajudem na realização de metas pessoais e profissionais.

Quarentena pode ajudar na aquisição de hábitos positivos

Apesar do período de isolamento social estar completando um mês no Brasil, muitas pessoas ainda sentem dificuldade para se adaptar a essa realidade e administrar o tempo com sabedoria. Apesar de o confinamento estar sendo uma experiência estressante para muitos, ele também traz consigo uma oportunidade de trabalhar o autoconhecimento, de identificar as ações improdutivas que a pessoa realiza, na maioria das vezes, de forma inconsciente e automática, e trocá-las por produtivas.

“Os nossos hábitos são um conjunto de atitudes e pensamentos negativos e positivos e são eles que vão dizer se vamos ser levados ao sucesso ou ao fracasso de uma meta, seja pessoal ou profissional. Por isso é importante pensar qual é o propósito a ser atingido e quais hábitos positivos devem ser desenvolvidos para se alcançar o objetivo traçado”, explica Júlia Lobo, diretora da Febracis Belo Horizonte, instituição de Coaching Integral Sistêmico (CIS).

Segundo a especialista, os hábitos são criados ao longo de nossas vidas e cultivados por cada situação que passamos. “As pessoas devem observar dois fatores principais: o gatilho, ou seja, o que desencadeia o hábito, a motivação para recorrer à determinada atividade; e ainda a recompensa ao executar esse hábito, ou seja, o sentimento de satisfação, a vontade de repetir essa mesma ação em outra ocasião.  No caso de um fumante, por exemplo, o gatilho pode ser o estresse e a recompensa, o prazer que a nicotina traz. O livro: ‘O poder do hábito’, de Charles Duhigg, aborda essa questão, quem quiser se aprofundar mais no assunto é uma leitura que recomendo”, diz.

Júlia acrescenta que essa percepção é importante porque é a partir dela que a pessoa começará o trabalho de substituição do hábito negativo. Ela esclarece que o primeiro passo para adquirir, na prática, hábitos de excelência é ter um propósito bem definido. “Antes de pensar o melhor caminho, é preciso ter clareza quanto ao destino. Por isso, a reestruturação da rotina depende diretamente da definição de metas. Afinal, a classificação dos hábitos em positivo e negativo refere-se ao potencial deles em ajudarem no alcance da meta”, explica.

Ela acrescenta que a partir do momento em que os objetivos são definidos, é possível identificar as atitudes que nos ajudam a alcançá-los e quais nos atrapalham. “Para um estudante que tem como meta passar no vestibular, por exemplo, o hábito da leitura é mais positivo do que o de navegar em redes sociais, pois ler é o que vai aproximá-lo mais da sua meta. O conjunto de hábitos forma o caráter, que, por sua vez, determina o destino do indivíduo”, explica.

O conhecimento de si mesmo passa necessariamente por uma avaliação e reestruturação dos hábitos, ou seja, atitudes que fazemos repetidas vezes de forma inconsciente. Uma pesquisa da universidade norte-americana Duke apontou que dedicamos aproximadamente 40% do nosso tempo executando hábitos, isso são aproximadamente 9 horas e meia por dia no piloto automático.

Identificação e Seleção de Rotina

Além desse exercício individual de observação quanto ao que precisa ser trabalhado, a pessoa pode recorrer a ferramentas que ajudam a trazer mais clareza e objetividade a esse processo, como o modelo de Identificação e Seleção de Rotina (ISR), disponibilizado pela Febracis. “Com ele, fica mais didático e fácil de organizar e separar hábitos positivos e negativos referentes aos variados pilares da vida, seja espiritual, conjugal, social, profissional e financeiro. A partir desse diagnóstico, é possível reformular o conjunto de hábitos, tendo como base os respectivos gatilhos e recompensas”, explica Júlia.  Segundo a especialista, essa é uma prática simples que proporciona um crescimento que pode ser levado para toda a vida.

Fonte: Partners Comunicação



Os desafios das gestantes na pandemia

Estamos vivenciando algo inédito para a geração atual, mas não tão estranho para quem viveu outras doenças com poucos recursos.

Os desafios das gestantes na pandemia

O poder que você tem

Realizar os seus objetivos não é tão difícil assim.

O poder que você tem

As regras para a retomada dos condomínios comerciais

Neste momento de relaxamento da quarentena, cada condomínio tem autonomia para criar suas próprias regras de flexibilização da quarentena.


As máscaras ajudam ou atrapalham na hora do exercício físico?

A adoção do distanciamento social/físico a prática de atividade física foi reduzida.

As máscaras ajudam ou atrapalham na hora do exercício físico?

Respire, pense e alivie o estresse

Medo, ansiedade, raiva, estresse, preocupação, incertezas, angústia, tristeza, insegurança, perda de liberdade.


A atividade física na terceira idade

O esporte na terceira idade traz inúmeros benefícios.

A atividade física na terceira idade

Reiki pode auxiliar nos sentimentos de medo e ansiedade

O Reiki é uma das 29 práticas reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde.

Reiki pode auxiliar nos sentimentos de medo e ansiedade

Bebida alcoólica engorda? Como o álcool interfere na rotina de quem quer emagrecer

Médico explica o porquê de as bebidas alcoólicas atrapalharem no processo de perda de peso e desaceleração do metabolismo.

Bebida alcoólica engorda? Como o álcool interfere na rotina de quem quer emagrecer

Festas juninas: tradição interrompida e novas ideias para não passar em branco

7 Dicas para economizar em casa e ainda ganhar uma graninha extra

Para evitar o atropelo nas contas e se organizar melhor com as finanças, especialistas indicam algumas ações que podem ser adotadas no nosso dia a dia.

7 Dicas para economizar em casa e ainda ganhar uma graninha extra

O valor da vida humana em tempos de pandemia

Todos ficamos estarrecidos com declarações em relação à pandemia, às mortes e ao descaso pela vida.

O valor da vida humana em tempos de pandemia

SESI lança protocolo para retomada de atividades produtivas

Guia traz as melhores práticas em saúde e segurança no trabalho baseadas em critérios técnico-científicos.

SESI lança protocolo para retomada de atividades produtivas