Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Quatro dicas para unir praticidade, casualidade e conforto em uma peça só

Quatro dicas para unir praticidade, casualidade e conforto em uma peça só

15/05/2021 Divulgação

Não sabe o que vestir para aquela ocasião mais casual?

Quatro dicas para unir praticidade, casualidade e conforto em uma peça só

Quando essa dúvida surgir, o macacão curto pode ser a resposta para todas as situações.

O macacão é uma peça clássica para a moda feminina há pelo menos cinquenta anos. Nas últimas décadas ele passou por inúmeras atualizações que acrescentaram para si ainda mais versatilidade. Desse universo, o macação curto, ou macaquinhos, são um dos mais populares não só no Brasil, como também em várias partes do mundo de clima tropical.

No entanto, o macacão como as mulheres o conhecem e o vestem hoje possui, com efeito, uma história que começa no vestuário masculino. O jumpsuit, como essa peça é conhecida na língua inglesa, significa literalmente traje de salto, em razão do seu uso militar por paraquedistas durante a Segunda Guerra Mundial. Antes de se tornar um traje para os soldados, os macacões constituíam-se há um bom tempo como o uniforme da classe trabalhadora europeia. Caracterizado pelo seu tecido grosso, modelagem ampla e bolsos profundos, os primeiros macacões encarnavam praticidade, proteção e utilidade.

A pergunta que fica para nós é a seguinte: como um uniforme de trabalho e de guerra se converteu em uma peça chave para o vestuário feminino? Desde muito cedo, por volta dos anos vinte e trinta, o macacão era um símbolo de resistência e revolução, uma peça aliada ao trabalhador e à luta contra o fascismo. Essa dimensão popular do macacão o transformou nos anos sessenta em uma peça de alta costura.

A incorporação do macacão curto no universo feminino acompanhou três importantes acontecimentos históricos para o mundo da moda nas décadas de 60 e 70: a tendência andrógina na moda, marcada pelas coleções de Yves Saint Laurent; os movimentos de libertação feminina e a composição ousada dos macacões para artistas ilustres como Elvis Presley, David Bowie e Mick Jagger.

O macacão trouxe uma revolução. As mulheres agora podiam vestir uma peça única, como o vestido, com a vantagem da liberdade que as calças podiam oferecer. O macacão curto, a propósito, permitiu que essa peça se tornasse adequada para um número ainda maior de ocasiões. Enquanto o macacão longo oferece mais uma possibilidade de look para as mulheres no trabalho e em ocasiões mais formais e elegantes, o macacão curto viabiliza novos usos ao substituir as calças pelos shorts. Com isso, cria-se um visual mais despojado, perfeito para atividades de lazer, festas e até mesmo para ficar em casa.

Macacão curto e a moda utilitária

O macacão curto feminino é uma herança do vestuário masculino. As origens militares e funcionais do macacão tornam essa roupa um exemplo de moda utilitária e está caindo cada vez mais no gosto das mulheres, inclusive das famosas. Mas não pense que o estilo utilitário está restrito aos moletons e peças cheias de bolsos, botões e repartições. Pelo contrário, as grandes qualidades da moda utilitária envolvem, sobretudo, funcionalidade e conforto.

Se você tem receio de usar macacão curto porque acha importante existir uma “separação” entre as peças, saiba que essa característica é justamente o que torna essa roupa tão prática para o seu dia-a-dia, pois as chances de alguma combinação errada acontecer caem pela metade. Dessa forma, o macacão curto sempre irá te garantir rapidez, segurança e personalidade na hora de montar seu look.

Transformando o macacão curto na sua peça coringa

Introduzir o macacão curto no seu guarda-roupas é mais simples do que você pensa. Não vai demorar muito para que você perceba a versatilidade dessa peça e o quão valiosa ela pode ser naqueles momentos de indecisão ou de preguiça sobre o que vestir. A primeira coisa que você deve se atentar é para a finalidade dessa peça.

Diferente do macacão longo que pode ser usado tanto no trabalho como no tapete vermelho, o macacão curto foi criado para situações mais informais, afinal de contas, sua parte de baixo ainda é um shorts.

Considerando essas características, preparamos para você algumas dicas do que considerar na hora de escolher o macacão curto ideal para você.

1. Tecido      

O macacão curto feminino, assim como qualquer macacão para as mulheres, deve utilizar tecidos mais fluídos e leves, que favorecem o seu movimento, conforto e frescor.

Para isso, é importante prestar atenção na composição do seu macacão curto, valorizando aquelas peças em viscose, viscolinho e seda. Versões mais leves de jeans e algodão também podem ser uma boa opção.

2. Cintura

O macacão curto feminino é quase sempre uma peça acinturada, marcada pelo elástico da roupa ou também pelo uso de laços ou cintos que compõem o look. Para os corpos mais magros essa marcação é sempre bem-vinda, colaborando para o desenho da sua silhueta.

Contudo, se estiver acima do peso, dê preferência para os modelos de macacão curto que não possuem nenhuma marcação na cintura. Dessa forma, você poderá posicionar o cinto da maneira que melhor te favorecer, ou mesmo optar por não utilizar nada, criando uma silhueta mais reta e solta.

3. Decote

O decote no macacão curto segue as mesmas regras dos demais macacões: quanto mais profundo, melhor. Decote em V favorece qualquer mulher, seja transpassado, frente única ou uma camisa desabotoada. O decote ombro a ombro também é uma ótima opção, especialmente para as mulheres com seios menores.

Nesses dois casos, jamais use o macacão curto com sutiã, pois eles quebram totalmente o efeito do decote. Opte pelo uso de bodys ou tops que acompanhem o decote para que se sinta segura e confortável.

O macacão curto com decotes mais discretos também são uma boa opção. Caso escolha essas peças, priorize as versões que mais se pareçam com camisas de manga curta, com ou sem bolsos na parte superior.

4. Estampa

Por se tratar de um look descontraído, que nos remete à primavera, o macacão curto permite muitas variações de estampas. As mais interessantes são as estampas em listras e florais.

Para as listras, a regra geral permanece: dê preferência aos padrões finos e verticais para alongar o seu corpo; macacão curto com listras horizontais pode acabar encurtando ainda mais o seu tamanho.

Para as estampas florais, opte sempre pelas versões full print com cores vivas ao fundo, como amarelo, azul-claro, laranja e afins.



O mistério da dor e da esperança de Maria

Quem não se impressiona com a manifestação do amor dedicado de uma mãe ao cuidar de um filho doente, acamado, necessitado de consolo e amparo?

O mistério da dor e da esperança de Maria

Oração aos insensatos

Começo dizendo que, na verdade, nem sei orar.

Oração aos insensatos

“Um Brasil que se alimenta e outro que não”

Famílias que nada tem e sofrem para sobreviver em meio à pandemia com o desemprego e a alta nos preços dos alimentos.


Métodos para estudar e entender a Bíblia

É necessário tratar de algumas questões ligadas à exegese e hermenêutica bíblicas.

Métodos para estudar e entender a Bíblia

Sete erros de postura cometidos nos serviços domésticos

Em tempos de pandemia, organizar, limpar e cozinhar tem sido atividades rotineiras para muitas pessoas.

Sete erros de postura cometidos nos serviços domésticos

Nove dicas para conquistar o coração do seu filho

Especialista em assuntos ligados à parentalidade e adoção, Mike Berry mostra o caminho para que pais, mãe e filhos se reconectem.

Nove dicas para conquistar o coração do seu filho

9 dicas para prevenir acidentes de crianças

Os acidentes normalmente ocorrem quando elas adquirem a habilidade de agir, engatinhar e pegar objetos.

9 dicas para prevenir acidentes de crianças

Coisas alegres

Café. Café forte. Passadinho na hora. Fogão de lenha.

Coisas alegres

Fake News da Nutrição: glúten e lactose são mesmo os vilões da dieta saudável?

Nutrição esportiva: entenda a especialização voltada para atletas

De amadores à profissionais, pacientes que procuram os nutricionistas especializados no esporte encontram formas de potencializar os resultados das práticas de alto rendimento.

Nutrição esportiva: entenda a especialização voltada para atletas

Quer voltar às atividades físicas? Não esqueça do coração!

Ainda é cedo para afirmar que a vida está voltando ao normal?

Quer voltar às atividades físicas? Não esqueça do coração!

Como os pais devem organizar a mesada

Ao contrário do que muitos pensam, a mesada não é um incentivo ao consumo.

Como os pais devem organizar a mesada