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Sete dicas para quem vai correr a São Silvestre

Sete dicas para quem vai correr a São Silvestre

19/12/2019 Divulgação

Alimentação leve, hidratação e o uso de meias de compressão são aconselhados para evitar problemas durante a prova.

Sete dicas para quem vai correr a São Silvestre

No próximo dia 31, a cidade de São Paulo vai receber atletas de todo o mundo para a 95ª Corrida de São Silvestre. A expectativa é que o evento reúna cerca de 35 mil corredores brasileiros e estrangeiros, que percorrerão o percurso de 15km.

A programação de largadas começará às 7h25 (horário de Brasília), com a largada das categorias Cadeirantes e Cadeirantes com Guia. Em seguida, às 7h40, será a vez da categoria Elite Feminino. Às 8h05 será a largada das categorias Elite Masculino, Pelotão C e Pelotão Geral.

O treinador Sidney Togumi, team manager da Seleção Brasileira de Trail (corrida na montanha) dá sete dicas para quem vai competir, confira:

1. Ansiedade antes da largada: os momentos que antecedem a largada são os mais tensos, pois sempre há uma insegurança e aquela sensação de que está faltando alguma coisa, mas o atleta deve relaxar e se concentrar em seu objetivo. Procure chegar com pelo menos uma hora de antecedência na avenida Paulista para que tenha tempo para se ambientar e realizar os últimos ajustes, caso necessário. Foco é sempre importante.

2. Hidratação e alimentação antes e durante a prova: em provas de grande exigência física, como a São Silvestre, é importante hidratar-se e alimentar-se durante a competição. Isso é crucial para se obter um bom desempenho. A alimentação deve ser leve e conter alimentos que sejam fontes de energia rápida. Não faça experiências no dia da prova.

3. Respiração: a respiração se autorregula de acordo com a intensidade aplicada no decorrer da prova e, tanto a inspiração quanto a expiração, irão ocorrer tanto pelo nariz quanto pela boca. Nos momentos de maior cansaço, procure realizar uma ou duas inspirações mais profundas e, em seguida, deixe que a respiração trabalhe de forma autônoma.

4. Administre o ritmo de prova: tome muito cuidado com o ritmo inicial imposto na prova, principalmente por influência dos demais atletas que estão correndo ao seu lado. Faça a sua prova! Procure fazer a primeira metade da corrida de forma mais conservadora para garantir um ótimo final de prova.

5. Equipamentos de compressão graduada: o uso de meias e canelitos de compressão é essencial para dar mais conforto e firmeza muscular durante a prova e auxiliar na recuperação após a competição. As meias de compressão melhoram o fluxo sanguíneo e a oxigenação dos músculos. Além disso, evitam a formação de coágulos e reduzem a fadiga muscular, evitando inchaços e dores. A ação do canelito ou das meias de compressão está relacionada à diminuição da vibração dos músculos e tendões durante a corrida, quando o pé entra em contato com o solo. Dessa forma, a regeneração muscular é muito mais rápida e a diminuição de dores e fadiga é consequência. As condições de oxigenação e transporte de nutrientes para os músculos também são potencializadas.

6. Descanso adequado no dia anterior: para o corpo conseguir desempenhar o máximo rendimento, é essencial o descanso adequado na noite anterior. Dormir ao menos sete horas e não ingerir bebidas alcóolicas são os pontos mais importantes para deixar o organismo mais relaxado.

7. Não esqueça de se divertir e curtir a prova: para muitas pessoas, a corrida é uma prova de superação e se trata de uma escolha pessoal, por isso, é importante se divertir para manter o corpo relaxado e ter um bom desempenho.

Fonte: SIGVARIS GROUP



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