Turismo de saúde no Brasil atrai um público crescente
Turismo de saúde no Brasil atrai um público crescente
Com grande potencial no exterior, o país ainda atua timidamente na divulgação de destinos.

O turismo de saúde no Brasil é pouco abordado; porém, consultórios, clínicas e hospitais brasileiros vêm constatando o aumento do número de estrangeiros que vêm ao país para realizar procedimentos médicos e odontológicos.
Há 20 anos eram os brasileiros que iam ao exterior em busca de tratamentos médicos; hoje o fluxo se inverteu. "O segmento de turismo de saúde no Brasil já existe há pelo menos 15 anos e tem um grande potencial, que nós vamos aproveitar", alerta a presidente da ABRATUS — Associação Brasileira de Turismo de Saúde —, Julia Lima.
Esse tipo de turismo atrai um público significativo e movimenta uma cadeia produtiva muito grande, sendo economicamente interessante tanto para os destinos (cidades e/ou estados) como também para todas as empresas envolvidas nesse tipo de turismo. "Esse turista estrangeiro costuma — segundo dados do Ministério do Turismo (2003) — permanecer por mais tempo no país, em média 22 dias; e é também o que gasta mais, aproximadamente US$ 120 por dia", detalha Lima.
São Paulo, dentre todos os destinos brasileiros, é o que mais se destaca, por ser um dos maiores centros de saúde do mundo. Segundo o Ministério do Turismo, o número de pessoas que procuram a capital paulista a fim de realizar algum tratamento de saúde ou de estética tem mais do que dobrado nos últimos anos.
"Referência em várias áreas médicas, desde os tratamentos cardíacos até as cirurgias plásticas, a cidade possui mais de cem hospitais, entre públicos e privados, além de inúmeras clínicas com diferentes especialidades, centenas de laboratórios e spas sofisticados. Para se ter uma ideia, o Brasil é o segundo país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo", detalha a presidente da ABRATUS.