Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Você é uma pessoa ansiosa?

Você é uma pessoa ansiosa?

28/10/2015 Eduardo Dias de Souza

Todos nós sentimos ansiedade e alguma tensão quando nos deparamos com situações estressantes ou ameaçadoras no dia a dia.

Quem nunca sentiu o coração acelerado ao atravessar a rua com um carro ultrapassando o sinal vermelho? Ou temeu não conseguir bater as metas no trabalho?

A ansiedade, neste sentido, são reações normais que desenvolvemos frente a situação estressora. Então não é possível eliminar a ansiedade, pois ela faz parte do aparato humano.

Podemos entendê-la e controlá-la. Algumas pessoas sofrem mais com o distúrbio e encaram o mundo como se ele fosse altamente ameaçador, o que dificulta a interação social delas.

Diferente do que se imagina, a ansiedade tem várias classificações. Para cada diagnóstico existe um tratamento específico. Por isso, é importante destacar os quatro sintomas gerais da ansiedade para desmistificar qualquer interpretação que se tenha sobre o distúrbio.

Primeiramente, o nosso próprio corpo dá sinais quando enfrentamos uma situação de risco. O organismo muda em questão de minutos: os músculos enrijecem, as pupilas dos olhos diminuem e a circulação sanguínea acelera.

Em segundo lugar, podemos destacar os pensamentos que surgem por meio de interpretações equivocadas em relação a um determinado fato. Outro sintoma é a mudança comportamental em casos estressantes.

É comum que as pessoas travem ou tentem se esquivar de acontecimentos incômodos. Por fim, há a variação emocional que é típica em ocorrências de tensão. Sentir medo é apenas uma das sensações possíveis nestas situações.

Em alguns casos, a ansiedade pode ter desdobramentos mais sérios gerando transtornos como o do pânico. Para o leitor entender melhor, vou dar o exemplo fictício de um homem que, após trinta anos em um mesmo emprego, teve que lidar com uma situação inédita até então: dirigir e estacionar um caminhão nas movimentadas ruas de São Paulo.

O desconforto o tomou logo pela manhã, e em sua primeira entrega, sentiu uma tontura e o coração ficou acelerado. Ficou com um medo irracional, pois imaginou que algo de errado pudesse acontecer e prejudicar o seu trabalho.

A cena descrita é de um ataque de pânico. Ele pode durar minutos ou até mesmo horas dependendo da gravidade do caso. Além da alteração emocional, a pessoa apresenta sinais físicos que são confundidos com os de um ataque cardíaco.

É como se ela estivesse morrendo. É importante ressaltar que as avaliações médicas são importantes para diferenciar um real risco de morte de um transtorno. Há alguns anos, quando não havia estudos que associassem as crises de pânico aos sintomas psicológicos, os diagnósticos médicos eram confundidos com problemas cardíacos ou respiratórios, o que dificultava o seu tratamento.

Podemos ajudar uma pessoa com transtorno do pânico somente após o diagnóstico realizado por um profissional qualificado. A partir deste parecer seremos capazes de qualificar o tratamento como medicamentoso, psicoterapêutico ou ambos. Para isto, é de suma importância verificar minuciosamente a diferença entre sintomas de cardiopatia e de ataque do pânico.

* Eduardo Dias de Souza é psicólogo com formação em psicologia esportiva, psicólogo clínico e acompanhante terapêutico.



Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias