Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Você sabe escovar os dentes corretamente?

Você sabe escovar os dentes corretamente?

14/11/2014 Divulgação

É importante fazer a correta higienização da língua para evitar o surgimento de doenças e mau hálito.

Algumas tarefas, de tão rotineiras, acabamos cumprindo no “piloto automático”. Mas se pararmos para pensar será que estamos fazendo corretamente? A pergunta se estende a uma das primeiras ações do cotidiano que assimilamos na infância: a escovação dos dentes.

A dentista Fabíola Piva, do consultório Fabíola Piva Odontologia, explica que alguns cuidados devem ser tomados para que a escovação cumpra o seu papel: prevenir e controlar doenças bucais.

Uma delas é a técnica de escovação. “Em primeiro lugar é importante escolher o creme dental mais adequado e colocá-lo na quantidade certa sobre as cerdas da escova”, ensina Fabíola. De acordo com a especialista o equivalente a um grão de ervilha é quantidade suficiente para fazer uma boa higienização.

Mas a especialista alerta que, para uma correta escovação, devemos conhecer nossos dentes e saber que eles possuem cinco faces. “Elas são classificadas em Faces Proximais (entre os dentes); Face Vestibular (fica em contato com a bochecha) – é a que aparece no sorriso; Face Lingual ou Palatina (cuja superfície do dente fica em contato com a língua) e Face Oclusal (é a parte superior dos dentes, onde trituramos os alimentos).

Segundo a dentista todas as faces devem ser limpas corretamente principalmente antes de dormir. “Com a diminuição da salivação durante o repouso o risco do surgimento de cárie e doença periodontal aumenta bastante”, esclarece.

Mas para não errar é importante começar o processo com o uso do fio dental. “Ele é imprescindível para remover resíduos das faces proximais”, salienta a dentista, que acrescenta: “Principalmente na escovação noturna é importante utilizar o fio dental para a remoção de resíduos depositados entre os dentes ao longo do dia”.

Para obter melhores resultados enrole cerca de 50 cm entre os dedos e passe-o pelos espaços entre os dentes. “Sem colocar muita força contra a gengiva para não machucar”, alerta a dentista. Ainda segundo ela, a forma para obter melhor desempenho é envolvendo cada dente formando um “C”. Depois deslize delicadamente de cima para baixo e a partir da gengiva. Vá utilizando partes limpas do fio para cada dente, a fim de evitar contaminação.

Escovação
Logo após devemos posicionar a escova em um ângulo de 45 graus em relação à superfície do dente. “Parece complicado, mas esta é a melhor maneira que as cerdas da escova entrem no espaço existente entre a gengiva e o dente”, orienta Dra. Fabíola.

Daí a orientação é fazer movimentos de vai e vem da gengiva para a face oclusal (parte superior), tanto nas faces vestibular (do lado da bocheca) como na lingual e palatina (que fica em contato com a língua). Feito isso devemos escovar a face oclusal com movimentos de vai e vem também.

Por último, é imprescindível fazer a limpeza adequada da língua. “Ela é o maior depósito de resíduos da boca e, como dispõe de anatomia papilar há grande chance de formação da saburra lingual - uma massa composta por células descamadas da própria boca, de bactérias e muco da saliva – que acaba gerando mau hálito. “Daí a importância da utilização dos raspadores de língua”, diz Dra. Fabíola.



Muito além do laço de sangue: família sob a ótica dos sentimentos

No sentido tradicional, ao consultar o dicionário Aurélio, família significa: “1.

Muito além do laço de sangue: família sob a ótica dos sentimentos

Torta Mousse de Morango Zero Açúcar

Elaborada com o Adoçante Tanto Quanto Lowçucar, a sobremesa super cremosa é uma opção que irá agradar os paladares mais exigentes.

Torta Mousse de Morango    Zero Açúcar

Estudos comprovam que cigarro eletrônico causam danos à saúde

Entidades médicas esperam decisão da Anvisa sobre os dispositivos.

Estudos comprovam que cigarro eletrônico causam danos à saúde

Ser mãe é padecer… de cansaço?

Há um ditado que afirma que “ser mãe é padecer no paraíso”, remetendo às contraditórias emoções que seriam desencadeadas pelas vivências cotidianas da maternidade.

Ser mãe é padecer… de cansaço?

Pinhão, uma semente saudável e versátil no preparo

Rico em potássio, fibras e carboidratos ele garante uma refeição saborosa e nutritiva.

Pinhão, uma semente saudável e versátil no preparo

Mãe: Florescer é não se esquecer de viver!

Tenho experimentado que o “traço de mãe”, plantado por Deus no coração de cada mulher que Ele criou, vai além da capacidade de gerar filhos, biologicamente.

Mãe: Florescer é não se esquecer de viver!

Bullying: da vítima ao espectador

O bullying é um tipo particular de violência, caracterizado por agressões sistemáticas, repetitivas e intencionais, contra um ou mais indivíduos que se encontram em desigualdade de poder, gerando sofrimento para as vítimas, agressores e comunidade.


Minas mobiliza população para receber proteção contra sarampo e gripe

Ações para estimular a vacinação ocorrem em todo o estado, pois coberturas contra o sarampo e a gripe continuam baixas.

Minas mobiliza população para receber proteção contra sarampo e gripe

A esperança é o combustível da vida

A esperança corresponde à aspiração de felicidade existente no coração de cada pessoa.

A esperança é o combustível da vida

Amar a si mesmo como próximo

No documentário “Heal” (em Português, “Cura”), disponível no Amazon Prime, há um depoimento lancinante de Anita Moorjani, que, em Fevereiro de 2006 chegou ao final de uma luta de quatro anos contra o câncer.


O peso da improbidade no destino das pessoas

O homem já em tempos pré-históricos se reunia em volta das fogueiras onde foi aperfeiçoada a linguagem humana.


Terapia de estimulação cerebral profunda pode reduzir até 80% dos tremores causados pelo Parkinson

A cirurgia é um recurso muito importante e deve ser considerada para alguns pacientes.

Terapia de estimulação cerebral profunda pode reduzir até 80% dos tremores causados pelo Parkinson