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Yoga para fortalecer os músculos

Yoga para fortalecer os músculos

09/03/2018 Divulgação

Prática constante traz benefícios específicos para cada área do corpo.

Yoga para fortalecer os músculos

Mais do que a barriga durinha e pernas torneadas, os exercícios que fortalecem os músculos possibilita um melhor funcionamento do organismo, deixando-o menos suscetível a dores e lesões.

E quem quiser experimentar uma prática diferente, sem sair de casa e depender da academia, conta agora com o novo curso “Yoga, Treinamento de Força e Resistência”, do Namu Cursos, com a professora Renata Zanotto. O curso foi dividido em 9 aulas destinadas a fortalecer cada região do corpo, assim como os exercícios de musculação.

O treino de força utiliza o peso do corpo e leva a uma resistência sobre a área, estimulando-a a ultrapassar a “barreira” imposta. “Como consequência, há um aumento nas fibras musculares da região”, diz Renata. Ela ressalta também que a prática constante traz benefícios específicos para cada área do corpo. Confira:

Mãos e braços: Ao trabalhar as mãos, é possível prevenir lesões por esforço repetitivo, dormências e dores no punho. O trabalho dos braços é importante para evitar inflamações típicas dessa região, tais como, bursite e tendinite.

Ombros: Para proteger tendões e articulações e prevenir o desenvolvimento de tendinites, bursites, artrites e artroses nos ombros é fundamental promover o seu fortalecimento.

Costas e abdômen: Ao fortalecer os músculos das costas, há uma redução do esforço nas vértebras e discos vertebrais. Isso contribui para prevenir e diminuir dores na região, além de melhorar o alinhamento postural. Outro ponto importante é o desbloqueio de energia, já que as costas é o local onde os principais canais energéticos, os nadis, estão estruturados. Então, para que o prana, energia vital, circule no corpo, é preciso que os canais estejam desobstruídos.

Pernas: Ter pernas fortalecidas ajuda a se movimentar melhor, caminhar e correr. E melhora o equilíbrio, tanto para as posturas em pé quanto para evitar quedas no dia a dia. Os músculos da perna são longos, por isso têm bastante força e se beneficiam muito de alongamentos.

Pés: Trabalhar e aumentar a consciência desses membros é muito importante, já que os pés sustentam e mantêm o equilíbrio. O corpo tem mais de 70 mil terminações nervosas nos pés e eles podem refletir a saúde dos órgãos como um espelho, chamadas zonas reflexas. Pequenas alterações na pisada podem gerar desvios ou dores na coluna e em outras articulações.

Tornozelos e panturrilhas: Os tornozelos são articulações de mobilidade, assim torná-los mais fortes, aumenta sua mobilidade e impede que o joelho, por exemplo, absorva mais impacto do que deveria. As panturrilhas são chamadas de segundo coração, pois atuam no retorno do sangue venoso ao local. É muito importante que elas estejam fortes para manter a saúde cardiovascular.

Torções: Ao realizar uma torção, os músculos do tronco comprimem os órgãos, promovendo uma massagem nos órgãos internos. Os discos da coluna são lubrificados e deixam a região rejuvenescida, alongando o corpo e aumentando a mobilidade e flexibilidade. As torções estimulam os principais chacras, que se alinham ao longo da coluna.



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