Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Em tempos de recessão invista no marketing

Em tempos de recessão invista no marketing

07/08/2015 Da Redação

São em épocas de crise que algumas empresas se destacam das demais.

Aumentar investimentos no período em que a crise econômica bate na porta é uma situação de risco. Convencer o CEO a investir na marca torna-se uma tarefa árdua, devido as receitas declinantes e lucro apertado.

Em tempos como esses é que percebemos o quanto é importante cortar gastos e é aí que entra a ajuda das agências de comunicação e marketing. Para alguns deve-se cortar a relação com estas agências devido que o gasto torna-se maior, mas para outros o marketing trás mais visibilidade e agrega valor para as empresas.

Como as companhias precisam “vender o peixe”, o ideal é investir em algo que dê mais nitidez no trabalho em que está sendo executado. Como afirma o CEO e fundador na NAMP! Xerxes Maques, 30, “O consumidor está mais seletivo, mais criterioso, mas ainda continua disposto a gastar, isso vai depender do poder de convencimento das empresas sobre este consumidor, oferecendo boas oportunidades para o que ele deseja. Várias marcas estão recuando, e deixando o mercado aberto, e aquelas que investirem hoje, vão ganhar terreno e confiança do consumidor”, explica.

Ainda completa que nesta crise, “O marketing é o coração da empresa, ele tem o objetivo de ajudar no lucro. Atualmente o consumidor pesquisa mais, e pensa mais antes de tomar a decisão, e momentos como este são propícios para aquelas empresas que investem.” No momento de incertezas por parte dos consumidores as empresas precisam de ações mais eficazes para convencer os clientes a consumirem. Além de evitar perdas maiores, a estratégia deve ser eficaz e aplicada para até mesmo posicionar a empresa, frente aos concorrentes.

No atual momento vivido no Brasil investir em marketing pode ser a solução. O que vem sendo comprovado, principalmente por especialistas, que o marketing não é sinônimo de gasto, mas sim investimento. Porque querendo ou não vai ser através dele que o estudo para entender o que falta para o consumidor será embasado.

Portanto em tempos de recessão invista em marketing, e inove. Hoje temos mais um grande aliado, a internet. Com ações estratégicas de comunicação e marketing o resultado é certo. “hoje o mundo não é mais apenas off-line, mas também não se tornou um mundo apenas online, trabalhar de forma integrada estratégias de comunicação e marketing, online e off-line, é fundamental para o sucesso de um negócio” finaliza Xerxes.



O novo mundo das mídias offline

Seria possível a mídia tradicional produzir analytics, assim como já acontece na mídia online?


Campanha Abrace Brumadinho busca recuperar turismo na região

Ação nacional pretende engajar a sociedade para que volte a frequentar um dos destinos turísticos mais reconhecidos do Brasil e do mundo

Campanha Abrace Brumadinho busca recuperar turismo na região

Para envelhecer bem: durma bem, mas nunca na direção

ABN lança campanha que visa reduzir acidentes com motoristas da terceira idade


Como encarar a transformação digital no marketing

Ao longo das últimas duas décadas, a tecnologia fez com que o comportamento do comprador mudasse sensivelmente.

Como encarar a transformação digital no marketing

5 novidades do marketing digital que você deve conhecer

Se você trabalha com marketing digital, é fundamental que você esteja sempre atualizado e ligado no que existe de mais novo no mercado.


Burst: Quais as vantagens para você que é empresário?

Aqui você encontra as melhores imagens, já otimizadas, para os mais diversos usos.

Burst: Quais as vantagens para você que é empresário?

Marketing de referência – Tudo o que você necessita saber

No mundo dos negócios é bastante comum que se ouça a expressão “marketing de referência”.

Marketing de referência – Tudo o que você necessita saber

O jornal alemão que sobrevive sem anunciantes

Atualmente 17,8 mil pessoas financiam desta maneira a publicação, que também é mantida graças a assinaturas.

O jornal alemão que sobrevive sem anunciantes

Campanha brasileira é selecionada para Mostra na Europa

O festival de criatividade Cannes Lions reúne as melhores campanhas publicitárias ao redor do mundo.

Campanha brasileira é selecionada para Mostra na Europa

Proteste lança campanha contra aumentos nos planos de saúde

Contrato de saúde suplementar pode se tornar um vilão para o consumidor.


ESPM abre curso para quem quer se candidatar para eleição

Aulas a distância ensinam técnicas e conceitos para futuros políticos.

ESPM abre curso para quem quer se candidatar para eleição

Cores são o principal fator de escolha de produtos

Mais de 80% dos consumidores consideram a cor como elemento de decisão na compra.

Cores são o principal fator de escolha de produtos