Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Remeter ao passado gera memória afetiva

Remeter ao passado gera memória afetiva

25/08/2017 Da Redação

Estratégia de marketing traz bem-estar ao público em época de crise.

Remeter ao passado gera memória afetiva

Os estilos vintage e hipster tomam conta do comércio. Marcas estão apostando nas reedições de seus produtos, tendo sucesso de vendas ao despertar emoções nos consumidores. As campanhas tendem a reafirmar a identidade da marca, remetendo à ideia de tradição e originalidade.

O estrategista em marketing, Gabriel Rossi, explica por que a nostalgia é efetiva nas vendas, ainda mais em tempo de dificuldade econômica no país. “Consumidores tendem a acreditar que dias do passado são dias melhores. As pessoas sentem carinho por lugares e produtos que evocam e remetem tempos mais felizes”, relata Rossi.

Por exemplo, a marca Polengui lançou uma embalagem retrô para seu principal produto, o Polenguinho, utilizando sua logomarca original. Já a Nestlé usou o saudosismo ao resgatar as receitas nas embalagens de lata do Leite Moça e ao trazer de volta o chocolate Lollo, sucesso dos anos 1980. Outra marca que investiu pesado neste seguimento foi a Yakult, que, para comemorar seus 80 anos de existência, injetou cerca de R$ 10 milhões em mídias para reforçar a memória afetiva de consumidores.

“É sempre interessante para uma marca saber interagir com o lado emocional e inconsciente do cliente, além de causar estímulos que serão armazenados na memória. Se articulados cuidadosamente, os elementos permanecerão na lembrança do público-alvo, criando uma associação entre o consumidor e o imaginário criado pela marca”, destaca o estrategista.

Fonte: IMC Grupo



O novo mundo das mídias offline

Seria possível a mídia tradicional produzir analytics, assim como já acontece na mídia online?


Campanha Abrace Brumadinho busca recuperar turismo na região

Ação nacional pretende engajar a sociedade para que volte a frequentar um dos destinos turísticos mais reconhecidos do Brasil e do mundo

Campanha Abrace Brumadinho busca recuperar turismo na região

Para envelhecer bem: durma bem, mas nunca na direção

ABN lança campanha que visa reduzir acidentes com motoristas da terceira idade


Como encarar a transformação digital no marketing

Ao longo das últimas duas décadas, a tecnologia fez com que o comportamento do comprador mudasse sensivelmente.

Como encarar a transformação digital no marketing

5 novidades do marketing digital que você deve conhecer

Se você trabalha com marketing digital, é fundamental que você esteja sempre atualizado e ligado no que existe de mais novo no mercado.


Burst: Quais as vantagens para você que é empresário?

Aqui você encontra as melhores imagens, já otimizadas, para os mais diversos usos.

Burst: Quais as vantagens para você que é empresário?

Marketing de referência – Tudo o que você necessita saber

No mundo dos negócios é bastante comum que se ouça a expressão “marketing de referência”.

Marketing de referência – Tudo o que você necessita saber

O jornal alemão que sobrevive sem anunciantes

Atualmente 17,8 mil pessoas financiam desta maneira a publicação, que também é mantida graças a assinaturas.

O jornal alemão que sobrevive sem anunciantes

Campanha brasileira é selecionada para Mostra na Europa

O festival de criatividade Cannes Lions reúne as melhores campanhas publicitárias ao redor do mundo.

Campanha brasileira é selecionada para Mostra na Europa

Proteste lança campanha contra aumentos nos planos de saúde

Contrato de saúde suplementar pode se tornar um vilão para o consumidor.


ESPM abre curso para quem quer se candidatar para eleição

Aulas a distância ensinam técnicas e conceitos para futuros políticos.

ESPM abre curso para quem quer se candidatar para eleição

Cores são o principal fator de escolha de produtos

Mais de 80% dos consumidores consideram a cor como elemento de decisão na compra.

Cores são o principal fator de escolha de produtos