Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Uber: na contramão das manifestações

Uber: na contramão das manifestações

11/09/2015 Da Redação

Para o especialista Gabriel Rossi, empresa adota medidas corretas para fortalecer e ganhar novos nichos de consumidores.

Boa parte de São Paulo travou nesta quarta-feira, 9 de setembro, por causa de protesto de taxistas contra o aplicativo Uber.A Câmara dos Vereadores vota a proibição da ferramenta na cidade.

Lançado há cinco anos nos Estrados Unidos, o Uber, que conecta motoristas e usuários, vem causando uma série de manifestações contra seu uso por parte de taxistas em alguns países, incluindo o Brasil. Mas essa resistência mostra acerto ou erro da empresa ao divulgar seu produto? Para o especialista em marketing Gabriel Rossi, o aplicativo acerta no gerenciamento da marca.

Além de oferecer corridas gratuitas em algumas ocasiões, entre as ações adotadas pela empresa está o #UberIceCream, que ocorre em 250 cidades espalhadas pelo mundo, em que os usuários do aplicativo podem pedir sorvete e um motorista entregará três sabores de picolé para compartilhar com os amigos.

“Oferecer brindes é um mecanismo utilizado há décadas. Pode até parecer antiquado, mas ainda é uma forma simpática de relacionamento com os usuários, e isto se replica nas redes sociais”, afirma Rossi.

A outra ação de marketing tem um tom mais ecológico. Trata-se do UberBike.

Pelo aplicativo, o usuário pode chamar um carro para transportá-lo com sua bicicleta.

“Uma medida inteligente que agrada os adeptos da bikes, incentivando este meio transporte, tão difundido por algumas prefeituras, inclusive a de São Paulo, que investe e incentiva o uso das ciclovias”, avalia o especialista.

Para Rossi, o Uber acerta tanto em sua estratégia de marketing quanto no conceito de seu negócio.

“Não adianta os taxistas lutarem contra uma conjuntura já definida.

Nenhum modelo de negócio, nenhuma ideia e nenhum ‘cartel’ é maior que a força do mercado e o direcionamento do consumidor. Hoje as pessoas querem maximizar recursos e a economia colaborativa. E o Uber é a fotografia dessa realidade.

O modelo de negócio tradicional já se esgotou”.



O novo mundo das mídias offline

Seria possível a mídia tradicional produzir analytics, assim como já acontece na mídia online?


Campanha Abrace Brumadinho busca recuperar turismo na região

Ação nacional pretende engajar a sociedade para que volte a frequentar um dos destinos turísticos mais reconhecidos do Brasil e do mundo

Campanha Abrace Brumadinho busca recuperar turismo na região

Para envelhecer bem: durma bem, mas nunca na direção

ABN lança campanha que visa reduzir acidentes com motoristas da terceira idade


Como encarar a transformação digital no marketing

Ao longo das últimas duas décadas, a tecnologia fez com que o comportamento do comprador mudasse sensivelmente.

Como encarar a transformação digital no marketing

5 novidades do marketing digital que você deve conhecer

Se você trabalha com marketing digital, é fundamental que você esteja sempre atualizado e ligado no que existe de mais novo no mercado.


Burst: Quais as vantagens para você que é empresário?

Aqui você encontra as melhores imagens, já otimizadas, para os mais diversos usos.

Burst: Quais as vantagens para você que é empresário?

Marketing de referência – Tudo o que você necessita saber

No mundo dos negócios é bastante comum que se ouça a expressão “marketing de referência”.

Marketing de referência – Tudo o que você necessita saber

O jornal alemão que sobrevive sem anunciantes

Atualmente 17,8 mil pessoas financiam desta maneira a publicação, que também é mantida graças a assinaturas.

O jornal alemão que sobrevive sem anunciantes

Campanha brasileira é selecionada para Mostra na Europa

O festival de criatividade Cannes Lions reúne as melhores campanhas publicitárias ao redor do mundo.

Campanha brasileira é selecionada para Mostra na Europa

Proteste lança campanha contra aumentos nos planos de saúde

Contrato de saúde suplementar pode se tornar um vilão para o consumidor.


ESPM abre curso para quem quer se candidatar para eleição

Aulas a distância ensinam técnicas e conceitos para futuros políticos.

ESPM abre curso para quem quer se candidatar para eleição

Cores são o principal fator de escolha de produtos

Mais de 80% dos consumidores consideram a cor como elemento de decisão na compra.

Cores são o principal fator de escolha de produtos