Brasil teve mais de 15 mil carros blindados em 2017
Brasil teve mais de 15 mil carros blindados em 2017
Insegurança e crescimento da violência urbana fizeram com que brasileiros buscassem a proteção.

Mesmo com o período de instabilidade econômica vivido no Brasil, em 2017, 15.145 veículos foram blindados no país.
Para a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), a sensação de insegurança somada ao crescimento da violência urbana em todas as regiões foram os motivos que levaram as pessoas a buscar essa alternativa de proteção.
O número foi pouco abaixo de 2016, quando 18.865 veículos foram blindados. Na visão do presidente da entidade, Marcelo Christiansen, “se por um lado, a crise trouxe como consequência natural a redução no segmento, por outro, ela não foi acentuada justamente porque a instabilidade por vezes vem acompanhada de períodos mais violentos, mantendo a demanda pela proteção”. Atualmente, a frota total estimada no país é de quase 198 mil veículos blindados.
De acordo com o levantamento da Abrablin, no ranking de blindagem o estado de São Paulo lidera, concentrando quase 74% da produção. Rio de Janeiro ocupa a segunda posição, com 8,45%. Os estados de Pernambuco (3,3%); Rio Grande do Sul (2,65%); e Ceará (2,4%) compõem a lista dos cinco estados que mais blindaram. Os 9,2% restantes são distribuídos pelos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Pará, Goiás e Paraná, além de outros que apresentaram menor demanda.
"Esse dado revela que apesar de boa parte se concentrar no estado paulista, a sensação de insegurança é geral, fazendo com que pessoas das regiões Sul e Nordeste também buscassem formas de proteção”, detalha Christiansen.