Cai número de pessoas que jogam futebol por lazer
Cai número de pessoas que jogam futebol por lazer
Esporte perdeu 2º lugar no ranking das atividades mais praticadas do país para musculação/ginástica. Caminhada é a modalidade número um.
O futebol deixou de ser a segunda atividade física mais praticada pelos brasileiros.
Em seis anos, a modalidade caiu de 9,1% para 7,2% na preferência da população adulta e foi ultrapassada pela musculação/ginástica, que cresceu de 7,9% para 11,2%. Em primeiro lugar no ranking segue a caminhada (18%).
As revelações são de um estudo da Universidade de São Paulo (USP) publicado na edição de julho do periódico International Journal of Public Health.
Para calcular a taxa de adesão às principais atividades físicas, os pesquisadores usaram dados de 2006 a 2012 do estudo Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônica).
Esse levantamento, realizado nas capitais brasileiras e no Distrito Federal anualmente pelo Ministério da Saúde, tem a participação de 54 000 pessoas com idades a partir de 18 anos.
Os autores levantam algumas hipóteses para explicar a queda de 2% entre praticantes de futebol, como a diminuição de espaços adequados para o esporte, a falta de tempo e de companhia para realizar a prática.
Já para a popularização da musculação/ginástica, os pesquisadores citam o maior poder de compra do brasileiro e o aumento do número de academias.
Sedentarismo – Metade dos brasileiros não faz nenhum tipo de atividade física nos períodos do lazer. Entre aqueles que se exercitam, 60% são homens. Para os autores da pesquisa, a pequena diversidade nas modalidades praticadas no país é reflexo da falta de uma política nacional de promoção da atividade física e do esporte.