Portal O Debate
Grupo WhatsApp

CIOs, assumam seus lugares nas empresas

CIOs, assumam seus lugares nas empresas

17/02/2016 Marco Zanini

A tecnologia está cada vez mais presente em nosso cotidiano.

CIOs, assumam seus lugares nas empresas

Com os smartphones, é possível pagar contas pela internet e ver pessoas queridas do outro lado do mundo.

Ao chegar a um banco, temos a possiblidade de acessar nossas contas sem cartão, somente encostando nossas digitais em um sensor biométrico.

Porém, quando deslocamos nosso olhar para dentro das empresas, vemos a Tecnologia da Informação como uma área meio.

Comprometida com atividades do dia a dia, os profissionais de TI ficam sem tempo para se dedicar ao core business da empresa, sem “braço” para contribuir com ideias que poderiam trazer soluções inovadoras para companhias de todos os setores.

Uma pesquisa realizada pela Deloitte aponta que apenas 16% dos orçamentos dos gestores de TI (CIOs) são dirigidos para esforços de inovação.

A maior fatia do orçamento de TI (84%) é gasta na execução das operações diárias e em mudanças incrementais.

Entretanto, se estamos inseridos em uma sociedade na qual a tecnologia está cada vez mais presente, por que esta não assume um papel de destaque, ao lado de outros setores também estratégicos?

A solução pode estar na Governança de TI, que tem como missão reaproximar e alinhar a tecnologia da informação e os negócios.

Dessa forma, é possível mostrar o papel decisivo que a TI ocupa na sobrevivência das organizações. O primeiro passo deve ser dado pelos CIOs das companhias, inserindo seus colaboradores no negócio e nos processos da organização.

Ou seja, entendendo a realidade da empresa em que estão e o setor em que estão inseridos, os profissionais conseguem expandir sua visão. Ao aproximá-los do core business da empresa, os profissionais executam ações estratégicas que diminuem custos e aumentam a produtividade e, consequentemente, a competitividade das companhias.

Outra medida complementar seria a adoção do modelo outsourcing, ou seja, a contratação de empresas especializadas em serviços de tecnologia, para que elas exerçam funções operacionais de TI.

Ao terceirizar serviços como service desk e administração de redes, a área ganha fôlego e tempo para focar em pensamentos mais estratégicos, que provoquem mudanças reais nas empresas.

Os funcionários passam de executores para gestores e planejadores, com foco no desenvolvimento da companhia. É papel da tecnologia facilitar a vida das pessoas e pensar em maneiras de se aperfeiçoar constantemente.

Porém, quando falamos de TI Corporativa, é preciso ter uma mudança de postura para mostrar como uma empresa informatizada ganha em produtividade e competitividade.

O avanço dos recursos tecnológicos desperta o desenvolvimento de uma cadeia; as empresas ao serem mais produtivas têm a chance de remunerar melhor e, dessa forma, aumentar a renda de seus colaboradores, oferecendo produtos mais baratos e competitivos o que eleva o lucro e favorece a evolução de uma sociedade ávida por soluções rápidas.

* Marco Zanini é COO de Produtos Próprios da Globalweb Corp e possui mais de 20 de anos de experiência no mercado de Tecnologia da Informação.



Lições para ter um matrimônio saudável e duradouro

No livro "Famílias Indestrutíveis", o pastor e especialista em aconselhamento familiar, Rafael Nery, explica como ter um lar estruturado à luz da Bíblia.

Autor: Divulgação


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Na última semana do mês de fevereiro, O IBGE divulgou os dados de desempenho da economia brasileira do 4º trimestre de 2023.

Autor: Gino Paulucci Jr.

O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Como lidar com a “Geração Z” no mercado de trabalho

“Ninguém é produtivo o tempo inteiro, ninguém é feliz o tempo inteiro, mas é possível ser mais feliz e produtivo. E isso sem acabar com a saúde mental.”

Autor: Divulgação


A arte de não fazer nada: o ócio e o estímulo à criatividade

Você já se sentiu culpado por não fazer nada?

Autor: Thaísa Passos


Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

As aulas devem começar ainda em 2024, após a finalização das obras de construção do novo prédio.

Autor: Divulgação

Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

Paciente faz 100 anos e pede namorada em casamento

Casal ficou noivo após convivência de quase duas décadas na unidade da Fundação Hospitalar de Minas Gerais.

Autor: Divulgação


Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Preservar crianças e idosos em um mundo que se torna mais tecnológico a cada dia que passa é dever de todos.

Autor: Ricardo Rios

Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho

“Você é um nomofóbico?”. Essa foi a pergunta de partida de minha fala no Congresso da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, em outubro de 2023, na cidade de São Paulo.

Autor: Eduardo Pragmácio Filho

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho

O envelhecer e seus impactos na sociedade

Quando jovens, muito comumente pensamos e sentimos que somos imortais; e não pensamos na velhice, na morte; que é bom e ruim.

Autor: Viviane Gago

O envelhecer e seus impactos na sociedade

Poupança X Investimento: economista explica a diferença

De forma bem-humorada e sem enrolação, o influenciador explica os princípios que o regem por trás das cifras milionárias.

Autor: Divulgação

Poupança X Investimento: economista explica a diferença

Menos procrastinação, mais sucesso

Você sabe o que é procrastinação? É aquela mania de deixar tudo para depois.

Autor: Juliana Brito

Menos procrastinação, mais sucesso