Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como programar seu cérebro para ter sucesso?

Como programar seu cérebro para ter sucesso?

21/06/2018 Lucas Fonseca

A PNL mostra que somos capazes de “modelar” nossas habilidades a fim de alcançar metas específicas.

Como programar seu cérebro para ter sucesso?

O nosso cérebro é a máquina mais poderosa que já foi inventada. Com suas capacidades cognitivas, ele consegue acumular e associar informações o tempo todo. Se isso parece muito bom por um lado, pode também ser perigoso por outro. Isso porque, muitas vezes, criamos referências que não são positivas. Aí, está aberto o caminho para a criação de crenças limitantes, que nos cerceiam e prejudicam.

Por isso, uma ferramenta poderosa é a reprogramação cerebral por meio da PNL - Programação Neurolinguística. Trata-se de uma abordagem de comunicação e desenvolvimento pessoal, criada nos Estados Unidos, na década de 70. Os criadores, Richard Bandler e John Grinder, afirmam que existe uma conexão entre os processos neurológicos e a linguagem, e que é possível alterar padrões comportamentais aprendidos.

Dessa forma, a PNL nos mostra que somos capazes de “modelar” nossas habilidades a fim de alcançar metas específicas em nossas vidas pessoais e profissionais. Contudo, gosto sempre de provocar algumas reflexões sobre o que definimos como parâmetro para essas metas. Infelizmente, estamos inseridos em uma sociedade que está projetada para o sucesso exterior, o status, e não necessariamente para o nosso íntimo, a nossa conexão com o coração.

Sendo assim, precisamos entender que o nosso cérebro é um computador. Portanto, só nós que devemos decidir o que vamos manter nele e o que vamos preferir deletar. E, o mais importante é fazermos isso olhando pura e simplesmente para nós mesmos, para os nossos desejos e anseios. Nessa ilustração, a PNL funciona como o mouse. É ela que acessa as emoções e nos ajuda no processo de selecionar o que deve ficar e o que deve sair.

Mas, para fazer essa reprogramação de forma consciente, é muito importante desenvolver o autoconhecimento. Quando somos apresentamos a nós mesmos de forma mais profunda, as coisas parecem ficar mais claras, o que facilita muito a organização das nossas crenças. Nesse sentido, é imprescindível descobrir qual é o nosso canal de comunicação mais assertivo, a fim de facilitar esse processo de reforma íntima.

Basicamente, existem três tipos de canais de comunicação: auditivo, visual e cinestésico. Os auditivos costumam expressar seus sentimentos pela fala. Preferem que alguém lhe explique algo a ter que ler. Gosta de ouvir e essa é a sua maneira de perceber o mundo, seja pela música, o barulho de uma cachoeira ou o som dos pássaros. De acordo com a PNL, são pessoas mais comunicativas e com grandes dons de expressão.

Os visuais estão sempre atentos ao que veem. Normalmente, costumam projetar imagens em suas mentes a fim de lembrar-se delas depois. Gostam de fazer anotações para terem registros visuais e precisam de lugares calmos para se concentrarem. Geralmente, são pessoas com alto nível de energia, inquietas e observadoras.

Por fim, os cinestésicos são aqueles que sentem o mundo pelo tato. Costumam ser pessoas bastante sociáveis, que gostam de contato físico. São pessoas que dizem “ver” com as mãos, já que precisam tocar em tudo. São tranquilos e prezam pelas experiências sensoriais.

Entendendo melhor a sua própria linguagem, a PNL vai poder te ajudar a se aproximar mais de si mesmo e dos outros. Percebendo que todos temos um pouco de cada um dos canais e que somos todos diferentes, devemos respeitar os canais dos que são diferentes de nós.

Ao se entender e conseguir ressignificar suas crenças, trocando as limitantes pelas fortalecedoras, certamente a sua vida tenderá a deslanchar muito mais. Quando a gente se conhece e define o que é importante para nós e não para os outros, fica muito mais fácil perseguir as nossas metas. Lembrando sempre que a definição de sucesso é muito pessoal para cada um - e não uma fórmula social.

Texto: Lucas Fonseca - palestrante motivacional, fundador do Instituto Lucas Fonseca e criador da metodologia MAP - Mindset de Alta Permormance.



Declaração do IR deve ser entregue entre 7 de março e 30 de abril

Quem não entregar a declaração está sujeito à multa no valor mínimo de R$ 165,74 e valor máximo correspondente a 20% do Imposto sobre a Renda devido.

Declaração do IR deve ser entregue entre 7 de março e 30 de abril

Seis em cada dez brasileiros devem cair na folia

Pesquisa mostra também que 27% dos consumidores ficarão de fora das festividades.

Seis em cada dez brasileiros devem cair na folia

Golpe da carta do consórcio está de volta

Procon Assembleia alerta para cuidados para que o consumidor não seja enganado.

Golpe da carta do consórcio está de volta

Venda de combustíveis registrou estabilidade em 2018

Volume comercializado de gasolina registrou queda.

Venda de combustíveis registrou estabilidade em 2018

Fundação João Pinheiro abre inscrições para capacitações

Interessados podem se inscrever no site da instituição. Primeiro curso da lista tem prazo até 14 de fevereiro.

Fundação João Pinheiro abre inscrições para capacitações

Preço do gás de cozinha sobe em todo o país

A Petrobras elevou o preço do gás de cozinha nesta terça-feira.

Preço do gás de cozinha sobe em todo o país

Brasil emitiu mais de 5 milhões de carteiras de trabalho em 2018

Total é 5% superior ao de 2017, quando foram fornecidos 4,8 milhões de documentos.

Brasil emitiu mais de 5 milhões de carteiras de trabalho em 2018

Fhemig abre processo seletivo para o Hospital em BH

Inscrições para o Hospital João XXIII devem ser feitas até 8 de fevereiro de 2019.


Correios lançam Concurso de Redação de Cartas

Inscrições para o Concurso Internacional de Redação de Cartas já estão abertas.

Correios lançam Concurso de Redação de Cartas

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes movimenta SC

Cerca de 10 mil pessoas são esperadas para a procissão terrestre no litoral norte de Santa Catarina.

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes movimenta SC

BB permite pagamento de IPVA pelo WhatsApp

O serviço está disponível no Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

BB permite pagamento de IPVA pelo WhatsApp

Responsáveis por licenciamento em Brumadinho são presos

Cinco suspeitos de envolvimento em tragédia de Brumadinho foram presos pela Polícia Federal.