Cooperativa da Agricultura Familiar fecha parceria inédita com gigante de supermercados
Cooperativa da Agricultura Familiar fecha parceria inédita com gigante de supermercados
Grupo Carrefour abre espaço para comercialização de produtos do Cerrado mineiro no Distrito Federal.
Cerca de 30 produtos oriundos do cerrado mineiro acabam de conquistar espaço nas gôndolas da rede de supermercados Carrefour. É a primeira vez que itens que exibem o selo da agricultura familiar, cultivados com base na economia solidária, serão ofertados por uma grande rede varejista no Brasil por meio de um trabalho de acesso a mercados intermediado pelo Sebrae em Minas Gerais.
A partir de agora, produtos como castanha de baru, polpa de fruta congelada, açafrão (cúrcuma), urucum, farinha de mandioca, óleo de coco, babaçu orgânico e açúcar mascavo serão comercializados nas unidades do grupo no Distrito Federal.
A parceria entre a gigante multinacional e a Central do Cerrado – cooperativa que reúne diversas organizações comunitárias, como a Cooperativa Regional de Base na Agricultura Familiar e Extrativismo (Copabase), da cidade de Arinos, região noroeste de Minas Gerais – foi firmada na última quarta-feira, 9 de junho, em Brasília.
Os itens extraídos no cerrado serão ofertados na seção ‘Da Nossa Terra’, espaço destinado a agricultores que profissionalizaram seus processos produtivos tanto dentro quanto fora da porteira.
Novos mercados
Para a gestora e coordenadora da Copabase, Dionete Figueiredo Barboza, o acordo consolida o objetivo da cooperativa de acessar os mercados privados do varejo, meta prevista no planejamento estratégico da entidade. Segundo ela, a pandemia afetou toda a cadeia produtiva da cooperativa, que tinha 80% do seu faturamento proveniente do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e tornou necessário ampliar as possibilidades de oferta dos produtos. “Acessar os mercados de varejo passou a ser uma questão de sobrevivência para todas as cooperativas.”
De acordo com Dionete, a negociação só foi possível porque a Copabase contou com a articulação da Central do Cerrado e de outros parceiros, além do suporte técnico do Sebrae Minas, que ajudou na reestruturação de todo o processo de produção, repaginação da marca e otimização da cadeia produtiva.
Castanha de baru nos Estados Unidos
Outra conquista importante da Copabase, alcançada em parceria com a Central do Cerrado, foi a venda direta de oito toneladas de castanha de baru para os Estados Unidos, realizada na última semana. A exportação do fruto típico do cerrado é uma ação pioneira para a região do Grande Sertão Veredas. “Fechamos um contrato de cinco anos com a empresa Botânica Origens para o fornecimento do produto. Nossas castanhas serão vendidas para o mercado norte-americano por meio da plataforma da Amazon”, comemora Dionete.
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Fonte: Sebrae Minas