Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cooperativa da Agricultura Familiar fecha parceria inédita com gigante de supermercados

Cooperativa da Agricultura Familiar fecha parceria inédita com gigante de supermercados

17/06/2021 Divulgação

Grupo Carrefour abre espaço para comercialização de produtos do Cerrado mineiro no Distrito Federal.

Cooperativa da Agricultura Familiar fecha parceria inédita com gigante de supermercados

Cerca de 30 produtos oriundos do cerrado mineiro acabam de conquistar espaço nas gôndolas da rede de supermercados Carrefour. É a primeira vez que itens que exibem o selo da agricultura familiar, cultivados com base na economia solidária, serão ofertados por uma grande rede varejista no Brasil por meio de um trabalho de acesso a mercados intermediado pelo Sebrae em Minas Gerais.

A partir de agora, produtos como castanha de baru, polpa de fruta congelada, açafrão (cúrcuma), urucum, farinha de mandioca, óleo de coco, babaçu orgânico e açúcar mascavo serão comercializados nas unidades do grupo no Distrito Federal.

A parceria entre a gigante multinacional e a Central do Cerrado – cooperativa que reúne diversas organizações comunitárias, como a Cooperativa Regional de Base na Agricultura Familiar e Extrativismo (Copabase), da cidade de Arinos, região noroeste de Minas Gerais – foi firmada na última quarta-feira, 9 de junho, em Brasília.

Os itens extraídos no cerrado serão ofertados na seção ‘Da Nossa Terra’, espaço destinado a agricultores que profissionalizaram seus processos produtivos tanto dentro quanto fora da porteira.

Novos mercados

Para a gestora e coordenadora da Copabase, Dionete Figueiredo Barboza, o acordo consolida o objetivo da cooperativa de acessar os mercados privados do varejo, meta prevista no planejamento estratégico da entidade. Segundo ela, a pandemia afetou toda a cadeia produtiva da cooperativa, que tinha 80% do seu faturamento proveniente do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e tornou necessário ampliar as possibilidades de oferta dos produtos. “Acessar os mercados de varejo passou a ser uma questão de sobrevivência para todas as cooperativas.”

De acordo com Dionete, a negociação só foi possível porque a Copabase contou com a articulação da Central do Cerrado e de outros parceiros, além do suporte técnico do Sebrae Minas, que ajudou na reestruturação de todo o processo de produção, repaginação da marca e otimização da cadeia produtiva.

Castanha de baru nos Estados Unidos

Outra conquista importante da Copabase, alcançada em parceria com a Central do Cerrado, foi a venda direta de oito toneladas de castanha de baru para os Estados Unidos, realizada na última semana. A exportação do fruto típico do cerrado é uma ação pioneira para a região do Grande Sertão Veredas. “Fechamos um contrato de cinco anos com a empresa Botânica Origens para o fornecimento do produto. Nossas castanhas serão vendidas para o mercado norte-americano por meio da plataforma da Amazon”, comemora Dionete.

Para mais informações sobre agricultura familiar clique aqui.

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Sebrae Minas



Indulto x Interferência de Poderes

As leis, como de corriqueira sabença, obedecem a uma ordem hierárquica, assim escalonadas: – Norma fundamental; – Constituição Federal; – Lei; (Lei Complementar, Lei Ordinária, Lei Delegada, Medida Provisória, Decreto Legislativo e Resolução).


Propaganda eleitoral antecipada

A propaganda para as eleições neste ano só é permitida a partir do dia 16 de agosto.


Mercado imobiliário: muito ainda para crescer

Em muitos países, a participação do mercado imobiliário no Produto Interno Bruto (PIB) está acima de 50%, enquanto no Brasil estamos com algo em torno de 10%.


Cadastro Positivo insere mais de 464 mil mineiros no mercado de crédito

Dados divulgados pela ANBC demonstram contingente da população mineira que se beneficiou da primeira consulta de crédito após a implantação do Cadastro Positivo com adesão automática.

Cadastro Positivo insere mais de 464 mil mineiros no mercado de crédito

Gasto anual com gatos chega a ser 178% menor que com cachorros

Atualmente, os pets fazem parte da vida de mais de 80 milhões de lares brasileiros.

Gasto anual com gatos chega a ser 178% menor que com cachorros

Formas mais livres de amar

A busca de afeição, o preenchimento da carência que nos corrói as emoções, nos lança a uma procura incessante de aproximação com outra pessoa: ânsia esperançosa de completude; algum\a outro\a me vai fazer feliz.


Como fazer em caso de PIX em conta errada?

No caso das pessoas que fez o pagamento, a alternativa é buscar a sua agência bancária para resolver a situação.

Como fazer em caso de PIX em conta errada?

Salário atrasado: o que pode acontecer?

De acordo com advogado trabalhista, se a situação ultrapassar um mês, o trabalhador poderá pedir a rescisão indireta na justiça.

Salário atrasado: o que pode acontecer?

Venda de imóvel tem isenção de Imposto de Renda ampliada

A partir deste ano, quem vender um imóvel terá a isenção de Imposto de Renda (IR) sobre o lucro do negócio.


Divórcios no Brasil atingem recorde com 80.573 atos em 2021

Total é 4% maior em relação a 2020, quando houve 77.509 atos.

Divórcios no Brasil atingem recorde com 80.573 atos em 2021

Correios fazem novo feirão para venda de imóveis

As vendas dos imóveis dos Correios ocorrem em formatos eletrônico e presencial.

Correios fazem novo feirão para venda de imóveis

Dados sobre religião entre jovens nos USA

As religiões cristãs no ocidente têm motivos para preocupação diante de um crescente número de ‘sem religião’ entre as novas gerações.