Grito dos Excluídos 2019 denuncia aumento da desigualdade e do desemprego
Grito dos Excluídos 2019 denuncia aumento da desigualdade e do desemprego
A manifestação Grito dos Excluídos ocorre há 25 anos no dia 7 de setembro em todo o país.
A Central de Movimentos Populares (CMP), pastorais sociais, centrais sindicais, movimento estudantil, preparam para 7 de setembro, em todo o país, a 25° edição do Grito dos Excluídos.
Com o lema: "Este Sistema Não Vale. Lutamos por Justiça, Direitos e Liberdade", o grito irá denunciar o aumento da desigualdade social e do desemprego, além de protestar contra a destruição da Amazônia, os cortes de recursos na educação, moradia e saúde. Também será pauta do Grito a luta contra o desmonte da previdência, da precarização do trabalho, a defesa da soberania e da democracia.
O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular que ocorre no Brasil, desde 1995, ao longo da Semana da Pátria, que culminam com o Dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro. Têm como objetivo fortalecer a construção de um projeto popular, denunciar os mecanismos sociais de exclusão e propor caminhos alternativos para uma sociedade mais inclusiva.
Em Belo Horizonte, o Ato Marcha do Grito d@s Excluid@s BH 2019, está marcado para as 9hs em baixo do Viaduto Santa Teresa.