Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Inovação: seguro sob demanda já é realidade entre os brasileiros, entenda!

Inovação: seguro sob demanda já é realidade entre os brasileiros, entenda!

10/08/2022 5 Estrelas

O modelo de negociação pode variar a depender da necessidade do contratante do benefício.

Inovação: seguro sob demanda já é realidade entre os brasileiros, entenda!

Alguns dos pontos mais pesquisados por quem cogita a compra de um carro, seja ele novo ou usado, são a proteção e manutenção do veículo. Isto acontece porque, em alguns cenários, os gastos para manter o automóvel em boas condições podem se equiparar e até superar o valor desembolsado na hora de adquirir o bem móvel.

Normalmente, para facilitar, o motorista opta por contratar um seguro de carro, pagar um valor fixo e, desta forma, evitar dores de cabeça diante das ocasionalidades. As seguradoras costumam oferecer proteções para o veículo que englobam colisões, roubos, furtos, incêndio e até queda de raios, que podem danificar o veículo.

Dentre os negócios de seguro de carro já conhecidos no mercado, um modelo, que tem como principal característica a adequação à necessidade do cliente, surge como novidade, sobretudo no Brasil: o seguro sob demanda.

O forte crescimento no mercado de seguro de automóveis é evidenciado nas pesquisas, sobretudo após a pandemia da Covid-19, que teve início em 2020.  Em junho de 2022, a demanda por seguro de carro cresceu 33,68%, se comparado com o mesmo período de 2021, de acordo com o Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS).

Já em relação ao seguro sob demanda, a modalidade chama cada vez mais atenção dos clientes desse tipo de serviço. A pesquisa World Insurance Report, feita em 22 países, incluindo o Brasil, aponta que 31% dos usuários de seguro de carro já optavam pela modalidade sob demanda, ainda em 2020.

Mas então, porque este modelo tende a se tornar cada vez mais popular?

Seguro sob demanda

O seguro sob demanda é considerado uma nova opção no mercado de seguro de carros e que, como já citado anteriormente, se destaca devido à maior facilidade de adequação com a necessidade do contratante do benefício. Apesar de inovador, o modelo já está sendo adotado por cada vez mais seguradoras no país.

Isto porque, enquanto o seguro de carro tradicional funciona comumente como um valor pago referente a 12 meses contínuos de proteção, o seguro sob demanda pode atuar apenas por um período determinado, ser ativado e desativado e se adaptar à rotina do contratante. Isso pode significar uma economia de aproximadamente 50% do valor pago pelo motorista, caso comparado com um seguro tradicional.

Dentro dessa perspectiva, alguns motivos fazem com que o seguro sob demanda seja uma opção mais vantajosa no momento de contratar a proteção para o veículo. O principal ponto é a adaptabilidade em relação ao período contratado, ou seja, o contratante só precisará pagar pelo período que usufruiu do benefício. Portanto, caso o cliente avalie que só precisará utilizar a proteção por apenas uma semana, irá pagar pelos dias contratados e não precisará assinar um contrato anual, como normalmente é feito em negócios de seguro de carro.

Para exemplificar, é possível imaginar o cenário em que a empresa do proprietário do veículo adotou o modelo de home office e o carro acaba passando vários dias estacionado na garagem. Neste panorama, não parece ser necessário que um seguro proteja o automóvel contra roubos e colisões durante 12 meses, em sequência. Se o cliente contratar um seguro tradicional e, por algum motivo, tiver sua rotina alterada, precisará aguardar o fim do contrato para poder fazer alterações e então ter a opção de assinar um novo contrato.

Com o seguro sob demanda, além de contratar um serviço que vai se adaptar a possíveis alterações na rotina do cliente, o motorista pode escolher um benefício que se adeque às suas necessidades atuais. Ou seja, da mesma forma que uma pessoa fala com o gerente do banco para simular empréstimo de acordo com sua necessidade, o motorista pode ir até à seguradora para simular opções de seguro sob demanda.

É o fim do seguro de carro tradicional?

Apesar das vantagens e de ser considerado um modelo inovador, não serão todos os contratantes que irão precisar escolher o seguro sob demanda. O modelo de cobertura tradicional continua forte e costuma ser a opção mais econômica no cenário em que o contratante precisa da proteção durante todo o ano.

Conclusão

Portanto, é possível concluir que não há modelos melhores ou piores dentro do mundo de seguro de carros, mas sim modelos que se adequam de forma mais eficiente à rotina de cada motorista.

Para mais informações sobre Inovação clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!



Lições para ter um matrimônio saudável e duradouro

No livro "Famílias Indestrutíveis", o pastor e especialista em aconselhamento familiar, Rafael Nery, explica como ter um lar estruturado à luz da Bíblia.

Autor: Divulgação


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Na última semana do mês de fevereiro, O IBGE divulgou os dados de desempenho da economia brasileira do 4º trimestre de 2023.

Autor: Gino Paulucci Jr.

O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Como lidar com a “Geração Z” no mercado de trabalho

“Ninguém é produtivo o tempo inteiro, ninguém é feliz o tempo inteiro, mas é possível ser mais feliz e produtivo. E isso sem acabar com a saúde mental.”

Autor: Divulgação


A arte de não fazer nada: o ócio e o estímulo à criatividade

Você já se sentiu culpado por não fazer nada?

Autor: Thaísa Passos


Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

As aulas devem começar ainda em 2024, após a finalização das obras de construção do novo prédio.

Autor: Divulgação

Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

Paciente faz 100 anos e pede namorada em casamento

Casal ficou noivo após convivência de quase duas décadas na unidade da Fundação Hospitalar de Minas Gerais.

Autor: Divulgação


Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Preservar crianças e idosos em um mundo que se torna mais tecnológico a cada dia que passa é dever de todos.

Autor: Ricardo Rios

Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho

“Você é um nomofóbico?”. Essa foi a pergunta de partida de minha fala no Congresso da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, em outubro de 2023, na cidade de São Paulo.

Autor: Eduardo Pragmácio Filho

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho

O envelhecer e seus impactos na sociedade

Quando jovens, muito comumente pensamos e sentimos que somos imortais; e não pensamos na velhice, na morte; que é bom e ruim.

Autor: Viviane Gago

O envelhecer e seus impactos na sociedade

Poupança X Investimento: economista explica a diferença

De forma bem-humorada e sem enrolação, o influenciador explica os princípios que o regem por trás das cifras milionárias.

Autor: Divulgação

Poupança X Investimento: economista explica a diferença

Menos procrastinação, mais sucesso

Você sabe o que é procrastinação? É aquela mania de deixar tudo para depois.

Autor: Juliana Brito

Menos procrastinação, mais sucesso