Projeto vai levar atrações ao Hospital das Clínicas da UFMG
Projeto vai levar atrações ao Hospital das Clínicas da UFMG
Durante uma semana, as crianças internadas e que passam por tratamento ambulatorial poderão participar de oficinas de artes e música.
Entre os dias 23 e 27 de novembro, a AstraZeneca levará o projeto Viva a Cultura! as crianças em tratamento no Hospital das Clínicas da UFMG.
Ao longo de uma semana, os pequenos, internados e que passam por tratamento ambulatorial, poderão participar de oficinas e apresentações de teatro. A iniciativa tem a proposta de tornar o período de tratamento mais humanizado.
As atividades previstas para a semana são oficinas de Toy Art (brinquedo de decoração), ecobags, materiais reciclados e sucata, máscaras e porta-retratos.
Os adultos também terão oficinas exclusivas para eles com caixinhas em mdf, pintura em tela, customização de bloquinhos de anotações, ecobags e origamis. As ações são comandadas por monitores e atores especializados, que aguçam a imaginação e a criatividade das crianças.
No fim de cada etapa, os pequenos pacientes receberão um kit contendo tela de pintura, tinta guache/pintura a dedo, massa de modelar, pincéis, caderno de desenho, lápis de cor, giz de cera, apontador, cola, tesoura sem ponta, lápis preto para desenho, caneta hidrográfica, livro de história para colorir e estojo, além de uma foto animada de recordação da visita da equipe de oficineiros.
“O Viva a Cultura! é um projeto de humanização no qual a troca entre todos os envolvidos é muito importante.
As crianças podem aproveitar um momento de diversão e aprendizagem para esquecer um pouco o que estão passando e, assim, podemos perceber a melhora na qualidade de vida desses jovens pacientes.
A AstraZeneca entende que o cuidado com a saúde vai além do acesso ao medicamento. “O cuidado está nos pequenos detalhes”, afirma o diretor de Recursos Humanos e Comunicação Corporativa da AstraZeneca, Miguel Monzu.
Cerca de dez mil crianças e familiares já participaram da iniciativa, que ocorre desde 2007. Nos últimos oito anos foram realizadas 32 etapas em oito cidades diferentes e mais de 220 oficinas realizadas, 7 mil kits distribuídos e mais de 30 apresentações teatrais.
O projeto tem o apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91), e se baseia na arte como um instrumento para tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor.
Como uma das maiores indústrias farmacêuticas do mundo, a AstraZeneca investe todos os anos em pesquisa e desenvolvimento. Com esforços focados em tratamentos que façam diferença significativa na qualidade de vida de milhões de pessoas ao redor do mundo.
A responsabilidade social faz parte da cultura da AstraZeneca e, por isso, a empresa atua em programas para levar saúde, bem-estar e cultura à comunidade.