Grupo WhatsApp

Qual tipo de investidor você é?

Qual tipo de investidor você é?

24/07/2020 Paulo Cunha

Conservador, moderado ou agressivo: entenda quais podem ser as melhores segmentações de carteiras para seu perfil.

Qual tipo de investidor você é?

Para quem deseja começar a investir, um dos primeiros passos é conhecer seu próprio perfil, pois, dessa maneira, as aplicações em títulos serão mais efetivas. E fazer isso de maneira segura é possível.

Conhecido por “suitability”, a análise do perfil do investidor identifica as expectativas e a predileção em relação aos investimentos, que pode ser realizada com perguntas básicas como, “quanto deseja investir?”, “por qual período?” e “o que você conhece sobre o mercado financeiro?”

O profissional em investimentos e sócio fundador da iHUB Investimentos - escritório afiliado a XP Investimentos - Paulo Cunha, explica a diferença entre os três tipos mais comuns de perfis.

Conservador

Os indivíduos que se encaixam no perfil conservador são cautelosos, com menor grau de risco possível, pois tem receio da instabilidade financeira. Para ter uma certa segurança, os valores investidos precisam ter uma maior liquidez, ou seja, um resgate rápido.

Quando tratamos sobre a carteira de investimentos para esse tipo de investidor, podemos destacar a renda fixa, por títulos como CDBs e tesouro direto.

Moderado

Esse perfil também preza pela segurança, porém está disposto a investir em algo mais arriscado. O investidor moderado conhece um pouco mais sobre o mercado de investimentos, característica que distingue do perfil conservador. Além disso, há uma melhor aceitação sobre perdas, mas não renúncia à proteção de seu patrimônio.

Os investidores moderados investem nos títulos da renda fixa, mas também na renda variável como fundos multimercados, ações e fundos imobiliários.

Agressivo

Dentre os três perfis, esse é o que mais assume os maiores riscos para ter o máximo de retorno possível, além de ter como prioridade o aumento do patrimônio a longo prazo.

A concentração dos investimentos estão em fundos multimercados, fundos de ações e fundos internacionais.

É importante frisar que o perfil agressivo, dependendo do cenário do mercado financeiro, pode retroceder para os tipos moderado e conservador, por deter um conhecimento maior sobre os investimentos.

De acordo com um levantamento feito pela XP Investimentos, no mês de julho, as segmentações mais recomendadas para a carteiras de investimentos, de acordo com cada perfil de investidor são:

Conservador:  85% em renda fixa, 10% em fundos de inflação e 5% em fundos internacionais.

Moderado: 28,5% em fundos multimercado, 27,5% em renda fixa, 18% em fundos internacionais, 15% em fundos de inflação e 11% em renda variável, segundo a XP Investimentos

Agressivo: 28% em fundos internacionais, 27% em fundos multimercados, 25% em renda variável, 15% em fundos de inflação e 5% em renda fixa.

* Paulo Cunha é sócio fundador da iHUB Investimentos, empresa especializada em assessoria de investimentos, com mesa de operação atuante em ações, derivativos e câmbio em tempo real.

Fonte: Agência Contatto



Regularização de bens no Brasil e exterior fica mais simples

Foi publicada em 21 de novembro de 2025 a Lei nº 15.265/2025, que institui o Regime Especial de Atualização e Regularização Patrimonial (REARP).

Autor: Divulgação


Mudanças nas regras da Previdência elevam exigências para aposentadoria em 2026

Desde a Reforma da Previdência de 2019, o acesso à aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a sofrer ajustes anuais.

Autor: João Badari


Parcelar ou pagar à vista o IPTU e IPVA?

Planejamento financeiro para IPVA: pague à vista com desconto se tiver reserva. Se não, parcele, mas fuja de empréstimos e crédito!

Autor: Reinaldo Domingos


Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

O fenômeno da alta temporada de compras no Brasil é uma equação de dois lados: oportunidades únicas de consumo e um pico alarmante em fraudes e abusos.

Autor: Mateus Fogaça

Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

Direito de arrependimento nas compras online: hora de repensar o prazo de 7 dias

Comprar pela internet virou parte da nossa rotina. Do celular à geladeira, de roupas a passagens aéreas, tudo é adquirido com um clique.

Autor: Andrea Motolla

Direito de arrependimento nas compras online: hora de repensar o prazo de 7 dias

Black Friday: especialista alerta para riscos de endividamento e golpes

Especialista em finanças alerta que Black Friday de R$ bilhões aumenta risco de endividamento e golpes, expondo a falta de planejamento do consumidor.

Autor: Divulgação


Black Friday: fraude com NF-e expõe dados e gera boletos falsos

Criminosos usam chave de acesso da DANFE, exposta em embalagens de produtos, para replicar documentos fiscais e aplicar golpes de boletos.

Autor: Divulgação

Black Friday: fraude com NF-e expõe dados e gera boletos falsos

Fraude em boleto usa chave da NF-e e logística

Criminosos exploram a chave de acesso da DANFE, exposta em embalagens, para criar boletos falsos convincentes, alertam especialistas.

Autor: Divulgação

Fraude em boleto usa chave da NF-e e logística

Black Friday exige cautela contra o endividamento

Especialista alerta que o risco das promoções está no impulso e ensina a planejar os gastos para aproveitar a Black Friday sem comprometer o orçamento.

Autor: Divulgação


Reforma tributária eleva imposto de imagem e altera tributação de clubes

Nova tributação pode elevar imposto de direitos de imagem de atletas de 3,65% para mais de 35% com a adoção do IVA. Clubes-associação perdem isenção.

Autor: Divulgação

Reforma tributária eleva imposto de imagem e altera tributação de clubes

Impacto tributário do STF pode custar bilhões ao “streaming”

Netflix já anuncia ajuste contábil de US$ 619 milhões e ações caem.

Autor: Divulgação

Impacto tributário do STF pode custar bilhões ao “streaming”

Segurança em condomínios: 6 passos para blindar seu prédio contra invasões

Nos últimos anos, o número de invasões a condomínios vem se multiplicando, principalmente na cidade de São Paulo.

Autor: Divulgação