Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Tite: muita estratégia e pouca coragem

Tite: muita estratégia e pouca coragem

10/07/2018 Alexandre Prates

Um gestor precisa fazer a coisa certa na hora certa!

Tite: muita estratégia e pouca coragem

Quem me acompanha sabe que assim como o Tite eu sou um adepto ao foco no desempenho. Em diversas declarações, o técnico da seleção brasileira enfatizou a importância de analisar e atuar nas diversas variáveis que envolvem o jogo, afinal, o resultado é consequência. Eu concordo com isso. E o Tite, em seus inúmeros discursos mostrou estar no controle da situação.

Eu não duvido que as variáveis estivessem todas mapeadas, que as ações foram bem planejadas, mas uma coisa é fato: estratégia sem coragem para fazer o que precisa ser feito, não gera um pleno desempenho e resultados.

Um gestor precisa fazer a coisa certa na hora certa!

O Tite não conhecia o temperamento do Neymar? Será que essa não foi uma variável analisada? Foram três jogos de quedas, firulas, encenações e provocações com os adversários. Somente nos dois últimos jogos, o Neymar decidiu se portar como um profissional do seu porte. As firulas tinham que ser sanadas no primeiro intervalo. “Mas e se isso desmotivar o Neymar?”. Tire o Neymar. Um membro do time não pode – jamais – ser desculpa para a subserviência do gestor.

O Gabriel Jesus é um craque, isso é incontestável. Os analistas de futebol disseram que ele estava jogando bem, se apresentando, movimentando etc. Mas ele é um camisa 9, espera-se que faça gols. Roberto Firmino o substituiu no jogo contra a seleção do México e marcou um gol alguns minutos depois. Obviamente, está em uma melhor fase. Um gestor precisa saber avaliar isso e dar a oportunidade para quem está em uma melhor fase. Isso não quer dizer que descartarei um craque, mas é preciso saber a hora de utilizar as peças que possui. Foram quatro jogos sem gols, precisamos perder no quinto para perceber que faltou um goleador no time? “Mas ele é boa pessoa, não quero que sinta-se mal”. Pensar nas pessoas é digno, mas se isso prejudica a estratégia, você deixou de pensar em todas as outras que dependiam da sua decisão.

E outa coisa, que história é essa de um capitão por jogo? Como isso? Todo time precisa de um líder e no futebol, o capitão tem esse papel. Como podemos chegar em uma Copa do Mundo sem um líder forte, um capitão que o time ouça e respeite? Um time sem líder não tem referência e, quando a pressão se apresenta, alguém precisa chamar a responsabilidade, erguer o time, ser a voz que acalma e motiva.

Como um bom corinthiano, sou fã do Tite, mas é nítido que ele tinha a estratégia nas mãos, mas faltou ser um gestor, de fato. Decisões difíceis precisam ser tomadas sem postergação. Os problemas não se resolvem, você resolve os problemas.

E para finalizar, um ponto de atenção e aprendizado para todos nós: não se exponha mais do que o necessário. Isso traz uma pressão desnecessária para você e todo o time. Será que era a hora do Tite fazer tantas campanhas publicitárias? O Neymar realmente precisava daqueles diversos cortes de cabelo? As famílias dos jogadores realmente deveriam estar tão presentes com os atletas? Quando vivemos a pressão de um momento importante, cuidar do nosso foco é fundamental? Tudo o que não contribuí com o desempenho deve ser evitado.

Eu sinceramente espero que a CBF não afaste o Tite, pois o maior erro de todos é não aproveitar a curva de aprendizado que a derrota pode proporcionar.

Texto: Alexandre Prates



Saber escutar nos aproxima das pessoas

Desde que desenvolvemos a linguagem, passamos a valorizar os grandes oradores.

Autor: Roberta Perdomo

Saber escutar nos aproxima das pessoas

5 coisas que (provavelmente) nunca te contaram sobre o Imposto de Renda

A declaração de Imposto de Renda é uma certeza na vida de milhões de brasileiros, mas há detalhes nesse processo que podem passar despercebidos até mesmo pelos mais atentos.

Autor: Divulgação

5 coisas que (provavelmente) nunca te contaram sobre o Imposto de Renda

Lições para ter um matrimônio saudável e duradouro

No livro "Famílias Indestrutíveis", o pastor e especialista em aconselhamento familiar, Rafael Nery, explica como ter um lar estruturado à luz da Bíblia.

Autor: Divulgação


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Na última semana do mês de fevereiro, O IBGE divulgou os dados de desempenho da economia brasileira do 4º trimestre de 2023.

Autor: Gino Paulucci Jr.

O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Como lidar com a “Geração Z” no mercado de trabalho

“Ninguém é produtivo o tempo inteiro, ninguém é feliz o tempo inteiro, mas é possível ser mais feliz e produtivo. E isso sem acabar com a saúde mental.”

Autor: Divulgação


A arte de não fazer nada: o ócio e o estímulo à criatividade

Você já se sentiu culpado por não fazer nada?

Autor: Thaísa Passos


Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

As aulas devem começar ainda em 2024, após a finalização das obras de construção do novo prédio.

Autor: Divulgação

Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

Paciente faz 100 anos e pede namorada em casamento

Casal ficou noivo após convivência de quase duas décadas na unidade da Fundação Hospitalar de Minas Gerais.

Autor: Divulgação


Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Preservar crianças e idosos em um mundo que se torna mais tecnológico a cada dia que passa é dever de todos.

Autor: Ricardo Rios

Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho

“Você é um nomofóbico?”. Essa foi a pergunta de partida de minha fala no Congresso da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, em outubro de 2023, na cidade de São Paulo.

Autor: Eduardo Pragmácio Filho

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho

O envelhecer e seus impactos na sociedade

Quando jovens, muito comumente pensamos e sentimos que somos imortais; e não pensamos na velhice, na morte; que é bom e ruim.

Autor: Viviane Gago

O envelhecer e seus impactos na sociedade