Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Para evitar queimadas, é preciso investir em conscientização ambiental

Para evitar queimadas, é preciso investir em conscientização ambiental

28/08/2021 Antonio Borges

Os números são alarmantes e indicam que as condições de fogo em todos os cantos do Brasil serão catastróficas.

Para evitar queimadas, é preciso investir em  conscientização ambiental

O Brasil assumiu a liderança do ranking de queimadas na América do Sul, superando a Venezuela, como mostram os dados levantados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Foram mais de 15 mil focos de incêndios, três mil a mais do que nossos vizinhos, seguidos da Colômbia, com pouco mais de nove mil registros. Em grande parte, o clima mais seco do inverno contribui para o aumento, principalmente nos biomas do Centro e Norte do país, além da irregularidade das chuvas no Sul. 

Mas não se trata apenas de uma questão climática, já que as queimadas também subiram em 49% na Amazônia Legal - território brasileiro que corresponde a oito estados, como Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, e ainda parte do Maranhão. Isso porque a Amazônia bate recordes de desmatamentos há pelo menos três meses! Somente em maio de 2021 foram registrados 2.679 focos de fogo na floresta, contra 1.798, no mesmo período do ano passado. 

Os números são alarmantes e indicam que as condições de fogo em todos os cantos do Brasil serão catastróficas. Em 2020, o Pantanal sofreu com um dos maiores combates a incêndios florestais já vistos no país, com cerca de 40% do seu bioma queimado, e hoje, após um ano do desastre, vê as suas primeiras vegetações verdes tentando superar o ocorrido - com muitas ressalvas. Os frutos das árvores caíam nos rios e alimentavam a fauna, porém, sem elas, os peixes buscam outras fontes de alimentos ou se tornam mais pequenos e “miúdos”. Não há registros também do deslocamento dos peixes rio acima, o que era típico da região, e a falta de chuvas faz surgir montantes de areia no meio do rio São Lourenço.

Tudo isso impacta na vida da comunidade local, ocasionando uma grande perda no sustento familiar. E não é apenas um problema regional. Se não for bem controlado e novas medidas forem tomadas, cada estado brasileiro começará a sentir os problemas, seja na alimentação que vai à mesa, nas finanças, ou na saúde do planeta e da sua própria população. Recentemente, o Governo Federal determinou a suspensão de queimadas legais em todo o Brasil por 120 dias, com o objetivo principal de conter os focos de incêndios na Amazônia e no Pantanal, e também o retorno das Forças Armadas para combater os desmatamentos.

No entanto, estas medidas foram adotadas também há dois anos, e ainda não impedimos o Brasil de bater recorde atrás de recordes. É preciso ter uma consciência maior dos impactos das ações humanas nas florestas, principalmente quando falamos de empresas extrativistas e de criação de rebanhos, que são as que mais praticam ou provocam incêndios nessas regiões a fim de atividades da agricultura. Muitas delas ainda não se preocupam em fazer a compensação ambiental ou se prendem a conceitos errôneos sobre o reflorestamento. 

Por isso, é fundamental ter ao lado os stakeholders especialistas em compensação ambiental capazes de promoverem essa transformação, enquanto as organizações podem focar em seu ramo de atuação e nos seus negócios. O meio ambiente agradece!

* Antonio Borges, CEO da PlantVerd, startup que opera na execução de serviços ambientais para a recuperação de áreas degradadas em todo o Brasil.

Para mais informações sobre Queimadas clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Máindi



Projeto prevê revitalização na bacia do Rio Urucuia em Minas Gerais

Governo Federal lança projeto que prevê plantio de 4,5 milhões de mudas de espécies do Cerrado

Projeto prevê revitalização na bacia do Rio Urucuia em Minas Gerais

Verão na Europa foi um dos mais quentes já registrados

Temperatura entre junho e agosto foi 1º Celsius acima da média.

Verão na Europa foi um dos mais quentes já registrados

Estudo constata redução de 15% da superfície de água no Brasil em 36 anos

Ambev transforma suas geladeiras em ecológicas

Além da redução das emissões de gás carbônico, operação desses refrigeradores geraram economia de até 50% de energia elétrica.

Ambev transforma suas geladeiras em ecológicas

A importância da economia circular

Economia circular é todo o processo de produção e descarte sustentável.

A importância da economia circular

Como frear o aquecimento global: a parte que cabe a cada um

Nesta semana, li uma anedota muito interessante. Uma conversa entre duas pessoas.

Como frear o aquecimento global: a parte que cabe a cada um

Pandemia e sustentabilidade

O Brasil já ultrapassou a marca de 570 mil mortos pela Covid-19, o que representa mais de 10% dos óbitos pela doença no mundo (que soma 4,39 milhões de pessoas).

Pandemia e sustentabilidade

Os impactos proporcionados pelos resíduos da construção civil

Segundo a Semad, os detritos gerados pela construção civil podem estar próximos de 70% da massa total de resíduos gerados nos municípios.

Os impactos proporcionados pelos resíduos da construção civil

O frisson pela exploração mineral

Não existe país em todo o mundo com uma política regulatória da extração mineral com tantos avanços, em tão pouco tempo, quanto a do Brasil.

O frisson pela exploração mineral

BNDES cria Fundo Socioambiental para apoiar educação, ambiente e emprego

Banco disponibilizará R$ 100 milhões em recursos não-reembolsáveis para incentivar projetos.


Geração de resíduos domiciliares e urbanos cresce na pandemia

Abrelpe destaca que reciclagem não aumenta na mesma proporção.

Geração de resíduos domiciliares e urbanos cresce na pandemia

Plataforma de Créditos de Carbono ajuda a preservar áreas da Amazônia

Empresas adotam pilares ESG em suas iniciativas para contribuir com o futuro sustentável do planeta.

Plataforma de Créditos de Carbono ajuda a preservar áreas da Amazônia