Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A transformação irreversível da digitalização

A transformação irreversível da digitalização

01/07/2020 Fernando Taliberti

Há cerca de 6 anos, fui procurado por um ex-colega de consultoria que queria entender melhor a minha visão sobre transformação digital, para ajudar os seus clientes.

Falei sobre a oportunidade de ganhar eficiência, de se diferenciar, de inovar. E expliquei para ele um conceito que era bem claro na minha cabeça: “tudo o que é fluxo de informação será digitalizado. Em quanto tempo isso vai acontecer, dependerá do tamanho da dor que a digitalização terá que tratar”.

Coincidência ou não, hoje, a transformação digital, em contexto de pandemia, isolamento social, escassez de recursos e, para alguns, abundância de tempo, se tornou uma questão de necessidade, de continuidade dos negócios, da educação, da vida social e da vida pessoal.

De repente, pessoas e empresas descobriram o tamanho da oportunidade que estavam perdendo. Uma transformação sem volta. Mas por que isso não aconteceu antes? E como será agora? A motivação (ou melhor, a falta dela) é normalmente econômica.

A transformação digital de um processo pode resultar em ganho de eficiência e economia, mas a decisão de digitalizá-lo pode precisar de um investimento inicial ou simplesmente de uma contratação de um fornecedor. A aprovação desse gasto em uma corporação pode envolver alçadas, além da anuência da TI.

E aí, se materializa o segundo motivo: resistência à mudança. Ela pode ser um apego psicológico ao status quo, insegurança em relação ao novo ou, simplesmente, uma “preguiça” de conduzir a mudança por todos os processos necessários.

Dá tanto trabalho conseguir aprovação da diretoria, mudar vários procedimentos, adequar toda a equipe… melhor deixar como está! Pois foram essas resistências que geraram um grande entrave à inovação.

E aí, tudo mudou

Uma pandemia tornou impossível manter o tal status quo. O isolamento criou forças de separação física que encarecem e tornam arriscados alguns fluxos de informação não digitais.

Se não pode juntar todos em uma sala para assinar um contrato, que seja assinado digitalmente. Se não dá para fazer uma aula presencial, que seja por vídeo.

Um curso profissionalizante, uma consulta médica e até uma aula de ginástica podem ser transmitidos digitalmente.

É claro, se perde muito da experiência presencial, mas quando ela não é possível, se descobre como o caminho digital pode ser abrangente.

Além disso, o interesse econômico virou a favor da transformação digital. Muitas empresas descobriram novas linhas de receita, em que não teriam tempo de focar antes.

E que satisfação descobrir uma linha de receita totalmente digital para quem dependia de processos analógicos e pouco escaláveis. Em alguns casos, virou questão de sobrevivência.

Para continuar tendo fluxo de caixa, por exemplo, muitas empresas passam a aceitar pagamentos online.

Quantos negócios de varejo precisaram se tornar um e-commerce? E, do lado do consumidor, quantos realizaram sua primeira compra em um e-commerce ou fizeram disso um hábito que não tinham?

E depois?

Não vai voltar ao normal. Os efeitos dessa transformação vão durar e até acelerar outros processos.

Quando o status quo muda, quebrando a resistência à força, o novo cenário poderá mostrar uma experiência bem melhor do que se esperava.

A crise econômica trazida pela pandemia terá outros efeitos para as empresas. Demissões em massa são traumáticas para qualquer empreendedor. A reação a este trauma é de tentar se proteger de futuras crises similares. Como?

Voltar ao básico, em termos de modelos de negócios, buscando o lucro com margens mais altas, ter mais reservas e reduzir custos fixos.

Isso implica em diminuir a dependência de pessoal, através de automação e digitalização. Reduzirá a geração de empregos, mas irá acelerar a transformação digital, criando novas e promissoras oportunidades.

* Fernando Taliberti é fundador da Onyo, empresa de operações digitais de food service.

Fonte: FGR Assessoria de Comunicação



Como evitar o desperdício de energia durante o inverno?

É necessário levar em consideração o atual momento socioeconômico do país, que enfrenta uma inflação desenfreada.

Como evitar o desperdício de energia durante o inverno?

App brasileiro de mensagens instantâneas chega ao mercado com novas funcionalidades

Entre os diferenciais, SayMe Messenger permite escolher quem pode ou não compartilhar mensagens.

App brasileiro de mensagens instantâneas chega ao mercado com novas funcionalidades

Facebook renova feed principal para atrair usuários mais jovens

Concorrência com rival TikTok motivou mudança.

Facebook renova feed principal para atrair usuários mais jovens

Brasil tem 10,5 milhões de influenciadores no Instagram e lidera ranking mundial

Dados são do Relatório Anual de Marketing da Nielsen.

Brasil tem 10,5 milhões de influenciadores no Instagram e lidera ranking mundial

Startup lança software que facilita a implementação da LGPD

Com o nome de Octo, ferramenta descomplica a proteção de dados para empresas de todos os segmentos.

Startup lança software que facilita a implementação da LGPD

Aplicativo mobile é a principal porta de entrada para empresas no ambiente digital

Companhias que estão estagnadas em procedimentos de comunicação tradicionais devem apostar na tecnologia em busca de inovação e proximidade com clientes.

Aplicativo mobile é a principal porta de entrada para empresas no ambiente digital

Google lança novo design para o Gmail

Novo layout do Gmail será disponibilizado de maneira gradual.

Google lança novo design para o Gmail

Xsolla expande ofertas de soluções de distribuição móvel e digital

A Xsolla está comprometida em fornecer os melhores serviços e suporte para desenvolvedores em todo o mundo.

Xsolla expande ofertas de soluções de distribuição móvel e digital

No-code e low-code como propulsores na transformação digital

O low-code está em alta e deve permanecer.

No-code e low-code como propulsores na transformação digital

Em 2021, 82% dos domicílios brasileiros tinham acesso à internet

País ainda contabiliza 35,5 milhões de pessoas sem acesso à rede.

Em 2021, 82% dos domicílios brasileiros tinham acesso à internet

Indústria de games sofrerá 40% de alta de ataques hackers ainda este ano

A previsão é que o aumento no Brasil aconteça até dezembro.

Indústria de games sofrerá 40% de alta de ataques hackers ainda este ano

Chegou a hora do adeus aos “brokers do WhatsApp”?

Estamos diante de um momento que pode ser crucial para a definição dos caminhos da comunicação entre empresas e consumidores.

Chegou a hora do adeus aos “brokers do WhatsApp”?