Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Alinhamento entre equipes de Trade Marketing e Comercial: como fazer?

Alinhamento entre equipes de Trade Marketing e Comercial: como fazer?

12/03/2019 Divulgação

Equipes que atuam pouco ou nada conectadas prejudicam os resultados das empresas.

Alinhamento entre equipes de Trade Marketing e Comercial: como fazer?

Mas é possível vencer o desafio de integrá-las com estratégia e tecnologia. Confira as dicas.

Alinhar a atuação das equipes de Trade Marketing e Comercial pode ser tarefa bastante árdua. Apesar de uma área depender da outra, ainda existem conflitos, e até vaidades, que terminam prejudicando a realização das ações e os resultados esperados frente ao mercado.

Para que o trabalho seja bem-sucedido e garanta retorno positivo a todas as empresas envolvidas, é fundamental ultrapassar essas barreiras. Os setores precisam estar amplamente conectados com os objetivos organizacionais.

Mas, mesmo que seja um grande desafio, há estratégias e tecnologias, como um aplicativo de trade marketing, que podem contribuir efetivamente para promover essa sinergia.

O que cada setor faz

A equipe comercial é a responsável por colocar o produto no mercado, prospectando clientes, mantendo um bom relacionamento e negociando diretamente com eles valores e oportunidades, de forma a garantir a sustentabilidade do negócio.

Já a equipe de trade marketing atua com ações e estratégias para que os produtos tenham uma boa saída no Ponto de Venda (PDV). Ou seja, trabalha para que o estoque tenha bom fluxo de giro e, com isso, distribuidores e varejistas possam comprar mais.

As ações de trade marketing também são fundamentais para dar mais visibilidade ao produto na loja, o que ajuda a alavancar as vendas. Nesse sentido, é fundamental contar com promotores empenhados em agir conforme as estratégias traçadas por uma combinação do trabalho entre os profissionais de trade marketing e o time de vendas. Só assim, mediante esforço em equipe e com objetivo comum, será possível garantir melhores resultados para as operações.

Cada equipe, ao seu modo, cumpre papeis importantes e complementares, essenciais para que as metas traçadas sejam alcançadas.

Promovendo o alinhamento das equipes

É fácil perceber que equipes pouco ou nada conectadas podem prejudicar as empresas. Os gestores responsáveis devem ficar atentos e buscar estratégias que promovam o alinhamento dos profissionais e dos objetivos. A concorrência está cada vez mais sofisticada e se valendo de alto grau de inteligência para alcançar resultados cada vez melhores.

Investir para um boa comunicação

Para alinhar a equipe de trade marketing com a do setor comercial é importante que as lideranças conversem entre si para traçar estratégias comuns. Só assim ficarão mais preparadas para gerar engajamento entre seus subordinados, assegurando a execução do trabalho com menos conflitos e mais parcerias.

Com uma boa comunicação, cada integrante saberá exatamente quais são suas funções e responsabilidades, evitando ruídos e retrabalho. Também é importante investir em formas de colaboração mútua. Isso gera comprometimento e dinamiza o ambiente.

O promotor como facilitador

O promotor de vendas é o responsável por fazer a ligação entre os setores de Trade Marketing e Comercial, auxiliando a equipe de vendas com o envio de informações sobre a aceitação do produto no PDV. Isso é importante para que o vendedor entenda o público consumidor tão bem quanto conhece distribuidores e varejistas.

O uso inteligente dessas informações ajuda nas estratégias comerciais e, consequentemente, no aumento das vendas. Nesse contexto, o promotor atua como um facilitador, uma peça-chave para o êxito do trabalho, incluindo o do Comercial. Reconhecer essa importância e treinar os profissionais para que exerçam esse papel é um bom caminho para integrar as equipes e gerar ganhos a todos.

Agilidade garantida com um software de trade marketing

A informação em tempo real é primordial para o sucesso das vendas. Com um programa de trade marketing, as equipes podem monitorar o estoque no PDV, as ações da concorrência, reunir dados estratégicos e gerar relatórios com fotos para embasar propostas de vendas.

Para a gestão de trade marketing, o software permite monitorar a equipe de campo e melhorar a comunicação instantânea com os promotores, que tornam possível corrigir ações rapidamente, entre outras facilidades.

É possível vencer o desafio de alinhar equipes, superando diferenças e dificuldades. Para tanto, é preciso investir no aperfeiçoamento da comunicação, em treinamento constante e em tecnologias que modernizem o trabalho.



Novos tempos exigem mais investimento nos profissionais de cibersegurança

Qual será o principal desafio de tecnologia da sua empresa em dez anos?

Novos tempos exigem mais investimento nos profissionais de cibersegurança

Um aplicativo para as pessoas conhecerem melhor seus vizinhos

Um canal direto e seguro para vizinhos se ajudarem e negociarem objetivando a subsistência de grande parte da população.

Um aplicativo para as pessoas conhecerem melhor seus vizinhos

Número de usuários do WhatsApp cresceu 900% em 7 anos

Os dados apontam que, desde março deste ano, cerca de dois milhões de indivíduos estão conectados o mês inteiro no App.

Número de usuários do WhatsApp cresceu 900% em 7 anos

Programa de aceleração de startups Inovativa Brasil abre inscrições

Realizado de forma totalmente online, o programa é acessível para startups de qualquer região do país.

Programa de aceleração de startups Inovativa Brasil abre inscrições

O uso de dados e a vida depois da pandemia

Para muita gente, a pandemia do coronavírus tem gerado uma sensação de que nada mais será como antes.


Para uma melhor experiência do cliente, digitalizar é preciso

Quando fazemos uma compra virtual, queremos ter informações completas sobre o andamento da compra e quando vamos receber o produto.


Sete piores erros do e-commerce

O e-commerce brasileiro cresceu 75% em maio.

Sete piores erros do e-commerce

A transformação irreversível da digitalização

Há cerca de 6 anos, fui procurado por um ex-colega de consultoria que queria entender melhor a minha visão sobre transformação digital, para ajudar os seus clientes.


Cibercriminosos aproveitam a quarentena para acelerar suas atividades maliciosas

Segundo a GlobeNet, os ataques de negação de serviço (DDoS) aumentaram em mais de 300% nos primeiros cinco meses de 2020.

Cibercriminosos aproveitam a quarentena para acelerar suas atividades maliciosas

Sete dicas para poupar nas compras online

Com algumas estratégias de compra, é possível encontrar produtos mais em conta.

Sete dicas para poupar nas compras online

Serviços financeiros se reinventam para acompanhar demanda

A transformação digital anda de mãos dadas com os aplicativos e não é mais apenas uma frase de marketing atraente apenas.


A revolução do setor financeiro no Brasil vai muito além do WhatsApp

O mercado de meio de pagamentos foi balançado depois que o Facebook escolheu o Brasil para lançar o Facebook Pay, por meio do Whatsapp, uma nova modalidade que permite a transação de valores via aplicativo.

A revolução do setor financeiro no Brasil vai muito além do WhatsApp