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Alinhamento entre equipes de Trade Marketing e Comercial: como fazer?

Alinhamento entre equipes de Trade Marketing e Comercial: como fazer?

12/03/2019 Da Redação

Equipes que atuam pouco ou nada conectadas prejudicam os resultados das empresas.

Alinhamento entre equipes de Trade Marketing e Comercial: como fazer?

Mas é possível vencer o desafio de integrá-las com estratégia e tecnologia. Confira as dicas.

Alinhar a atuação das equipes de Trade Marketing e Comercial pode ser tarefa bastante árdua. Apesar de uma área depender da outra, ainda existem conflitos, e até vaidades, que terminam prejudicando a realização das ações e os resultados esperados frente ao mercado.

Para que o trabalho seja bem-sucedido e garanta retorno positivo a todas as empresas envolvidas, é fundamental ultrapassar essas barreiras. Os setores precisam estar amplamente conectados com os objetivos organizacionais.

Mas, mesmo que seja um grande desafio, há estratégias e tecnologias, como um aplicativo de trade marketing, que podem contribuir efetivamente para promover essa sinergia.

O que cada setor faz

A equipe comercial é a responsável por colocar o produto no mercado, prospectando clientes, mantendo um bom relacionamento e negociando diretamente com eles valores e oportunidades, de forma a garantir a sustentabilidade do negócio.

Já a equipe de trade marketing atua com ações e estratégias para que os produtos tenham uma boa saída no Ponto de Venda (PDV). Ou seja, trabalha para que o estoque tenha bom fluxo de giro e, com isso, distribuidores e varejistas possam comprar mais.

As ações de trade marketing também são fundamentais para dar mais visibilidade ao produto na loja, o que ajuda a alavancar as vendas. Nesse sentido, é fundamental contar com promotores empenhados em agir conforme as estratégias traçadas por uma combinação do trabalho entre os profissionais de trade marketing e o time de vendas. Só assim, mediante esforço em equipe e com objetivo comum, será possível garantir melhores resultados para as operações.

Cada equipe, ao seu modo, cumpre papeis importantes e complementares, essenciais para que as metas traçadas sejam alcançadas.

Promovendo o alinhamento das equipes

É fácil perceber que equipes pouco ou nada conectadas podem prejudicar as empresas. Os gestores responsáveis devem ficar atentos e buscar estratégias que promovam o alinhamento dos profissionais e dos objetivos. A concorrência está cada vez mais sofisticada e se valendo de alto grau de inteligência para alcançar resultados cada vez melhores.

Investir para um boa comunicação

Para alinhar a equipe de trade marketing com a do setor comercial é importante que as lideranças conversem entre si para traçar estratégias comuns. Só assim ficarão mais preparadas para gerar engajamento entre seus subordinados, assegurando a execução do trabalho com menos conflitos e mais parcerias.

Com uma boa comunicação, cada integrante saberá exatamente quais são suas funções e responsabilidades, evitando ruídos e retrabalho. Também é importante investir em formas de colaboração mútua. Isso gera comprometimento e dinamiza o ambiente.

O promotor como facilitador

O promotor de vendas é o responsável por fazer a ligação entre os setores de Trade Marketing e Comercial, auxiliando a equipe de vendas com o envio de informações sobre a aceitação do produto no PDV. Isso é importante para que o vendedor entenda o público consumidor tão bem quanto conhece distribuidores e varejistas.

O uso inteligente dessas informações ajuda nas estratégias comerciais e, consequentemente, no aumento das vendas. Nesse contexto, o promotor atua como um facilitador, uma peça-chave para o êxito do trabalho, incluindo o do Comercial. Reconhecer essa importância e treinar os profissionais para que exerçam esse papel é um bom caminho para integrar as equipes e gerar ganhos a todos.

Agilidade garantida com um software de trade marketing

A informação em tempo real é primordial para o sucesso das vendas. Com um programa de trade marketing, as equipes podem monitorar o estoque no PDV, as ações da concorrência, reunir dados estratégicos e gerar relatórios com fotos para embasar propostas de vendas.

Para a gestão de trade marketing, o software permite monitorar a equipe de campo e melhorar a comunicação instantânea com os promotores, que tornam possível corrigir ações rapidamente, entre outras facilidades.

É possível vencer o desafio de alinhar equipes, superando diferenças e dificuldades. Para tanto, é preciso investir no aperfeiçoamento da comunicação, em treinamento constante e em tecnologias que modernizem o trabalho.



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