Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Brasileiro na rede está cada dia mais ‘mobile’

Brasileiro na rede está cada dia mais ‘mobile’

21/02/2022 Leila Borges Guimarães

Uma série de pesquisas mostra que o brasileiro está cada dia mais conectado. E essa tendência está diretamente ligada ao uso do smartphone.

Brasileiro na rede está cada dia mais ‘mobile’

De acordo com o relatório “Tendências e Comportamentos Digitais”, da Comscore, o brasileiro fica conectado, todos os dias, em média, 3 horas e 23 minutos. Isso somente no seu celular ou tablet. Entre janeiro de 2020 e junho de 2021, já foi registrado um aumento de minutos online de 23%. E esse número só tende a aumentar.

Se fizermos um recorte somente das pessoas que acessam a internet pelo celular ou tablet, o Brasil é líder disparado na América Latina, seguido a distância por México, Colômbia e Chile. São 77,9 milhões de brasileiros que acessam a internet exclusivamente através de seus smartphones.

Essa tendência não é recente, mas foi amplificada pela pandemia, que obrigou milhões de alunos a encarar o celular também como uma plataforma de estudo. E outros milhões que viram o home office se tornar mais que uma possibilidade, uma necessidade.

No entanto, além de se informar e estudar, o que as pessoas buscam na internet é entretenimento digital, na impossibilidade de sair de casa, por causa das medidas de distanciamento físico. E, quando se fala em entretenimento, a primeira opção do brasileiro são os jogos digitais.

O tempo de consumo de games no Brasil é maior do que na China e só perde para os Estados Unidos e Índia. Os Estados Unidos consomem 206,3 bilhões de minutos por mês de jogos online, enquanto no Brasil se consome 44,6 bilhões de minutos.

Já em termos de usuários únicos, o Brasil é o quarto maior mercado, com 83,7 milhões de usuários únicos, atrás da Índia, dos Estados Unidos e China. É muita gente jogando ao mesmo tempo. É muita gente consumindo ao mesmo tempo.

E o que o mundo dos jogadores digitais tem a ver com negócio? Quem se faz essa pergunta não deve ter percebido que eles, os gamers, não são adolescentes ou crianças entediadas. São profissionais, com formação superior e renda que lhes permite consumir digitalmente.

O mesmo estudo da Comscore mostrou uma equidade entre os gêneros da população digital (50% homens e 50% mulheres), com residência na Região Sudeste do País e com predomínio da faixa etária acima dos 45 anos, que aumentou seu consumo de internet em 30% no período de um ano.

Para vender para essas pessoas, é imprescindível que se saiba exatamente quem é o público que seu negócio quer atingir e como fazer isso por meio de banners e vídeos publicitários que são exibidos enquanto esse potencial cliente está jogando. Esse é o pulo do gato.

E como as empresas estão vendo esse movimento? Há espaço para a inclusão dessa audiência nas estratégias de marketing? Avaliando-se os números da Comscore, quem ainda não embarcou nessa onda está perdendo tempo e dinheiro. Muito dinheiro.

Mais de 90% dos usuários brasileiros da internet já fizeram alguma compra por aplicativo ou site no smartphone. Seis em cada dez proprietários de celular (63%) fazem compras pela internet algumas vezes por mês, no mínimo. Em comparação com o início de 2021, 83% dos entrevistados passaram a fazer compras pelo celular com maior frequência.

Para fechar, entendo que aqueles que já estão engajados nessa ação precisam ficar continuamente atentos. O grande fluxo de atividades via mobile pede atenção das marcas com relação à experiência dos usuários, com atenção redobrada no design e no tempo de carregamento das páginas, principalmente, para que o consumidor simplesmente não desista da compra.

Com alto tempo de uso e engajamento natural, o mobile representa uma grande oportunidade para as marcas que podem, com ações customizadas para o canal, ganhar destaque e gerar um excelente diferencial.

Já para as empresas que ainda não ingressaram nesse mundo, fica a reflexão do gato Cheshire, do livro Alice no País das Maravilhas, do inglês Lewis Carroll: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”.

* Leila Borges Guimarães é Country Manager da Adsmovil.

Para mais informações sobre Celular clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: RPMA Comunicação



6 passos para evitar e mitigar os danos de ataques cibernéticos à sua empresa

Ao longo de 2021 o Brasil sofreu mais de 88,5 bilhões (sim, bilhões) de tentativas de ataques digitais, o que corresponde a um aumento de 950% em relação a 2020, segundo um levantamento da Fortinet.


Comportamento digital: 10 destinos internacionais mais buscados no último ano

Orlando, nos Estados Unidos, e Cancún, no México, foram os destinos mais hypados, aponta ViajaNet.

Comportamento digital: 10 destinos internacionais mais buscados no último ano

Oito dicas para advogados usarem melhor suas redes sociais

Especialista em marketing digital jurídico indica o que e como fazer para advogados se destacarem no universo online e atrair potenciais clientes.

Oito dicas para advogados usarem melhor suas redes sociais

Como fazer em caso de PIX em conta errada?

No caso das pessoas que fez o pagamento, a alternativa é buscar a sua agência bancária para resolver a situação.

Como fazer em caso de PIX em conta errada?

Metaverso na construção civil: o futuro é virtual

O metaverso que constrói o mundo virtual de Snow Crash, livro de Neal Stephenson de 1992, é daqueles shows de ficção que enredam o leitor do começo ao fim.

Metaverso na construção civil: o futuro é virtual

Melhores Cryptos 2022: Mushe (XMU) e Fantom (FTM)

Mushe (XMU) e Fantom (FTM): Por que os analistas dizem que você deve comprar e manter na carteira.

Melhores Cryptos 2022: Mushe (XMU) e Fantom (FTM)

Na pista de decolagem, BIM alça importante voo

O uso da tecnologia BIM – sigla de Modelagem da Informação da Construção, em inglês – vai alcançando novos ares e expandindo sua aplicabilidade para as mais diversas áreas da construção civil.

Na pista de decolagem, BIM alça importante voo

Twitter aceita oferta de compra feita por Elon Musk

Dono da Tesla e da Space-X ofereceu US$ 44 bilhões pela rede social.

Twitter aceita oferta de compra feita por Elon Musk

Mudanças no WhatsApp só depois das eleições. Prejuízo a todos

O lançamento pelo WhatsApp, da plataforma Comunidades, que permitirá o envio de mensagens em massa (e ao mesmo tempo) é uma grande notícia.

Mudanças no WhatsApp só depois das eleições. Prejuízo a todos

O futuro da publicidade digital com a queda dos cookies de terceiros

É possível renovar a experiência personalizada com um novo acordo sobre o uso de dados e com o apoio do Marketing de Afiliados.

O futuro da publicidade digital com a queda dos cookies de terceiros

WhatsApp limita reencaminhamento de mensagens

A mudança começará a ser implementada, de forma gradativa, nos próximos dias.

WhatsApp limita reencaminhamento de mensagens

Conheça os benefícios da internet a cabo, fibra óptica e via satélite

Desde a criação da internet banda larga, muitas tecnologias começaram a ser desenvolvidas e inseridas no mercado nacional e internacional.