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Celulares de luxo criam mercado bilionário para a Nokia

Celulares de luxo criam mercado bilionário para a Nokia

03/01/2008 Divulgação

Para os muito ricos, um telefone de ponta significa uma coisa inteiramente diferente. Eles estão comprando milhares de aparelhos equipados com ouro, pedras preciosas e outras extravagâncias.

O principal fornecedor desse tipo de aparelho celular é a Vertu. Essa subsidiária da fabricante de celulares Nokia fabrica aparelhos custando entre US$ 6.500 e US$ 72.500. Até os modelos mais baratos trazem materiais finos, como couro italiano e ouro de 18 quilates, enquanto os aparelhos de topo de linha são cobertos por centenas de diamantes e outras pedras preciosas. Todo telefone tem acesso a um serviço de concierge que pode ajudá-lo a, digamos, acionar um jato privado para as Bahamas.

O mercado para esses produtos de luxo é maior do que você possa imaginar. A controladora da Vertu, a Nokia, não divulga os números de venda, mas o diretor associado da empresa de consultoria da British Telecom, Strategy Analytics, afirma que a Vertu vende cerca de 200.000 aparelhos por ano a um custo de US$ 8 mil cada um. Esses números levam a vendas totais de US$ 1,6 bilhão, cerca de 3% do faturamento anual da Nokia, de US$ 58 bilhões.



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