Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Como diminuir o tempo nas redes sociais

Como diminuir o tempo nas redes sociais

10/05/2018 Christian Barbosa

Nos últimos anos, as redes sociais se transformaram em nosso padrão de existência no mundo.

Isso significa que praticamente todas as pessoas utilizam alguma rede social, seja para trabalhar ou para interagir com os amigos. Ao mesmo tempo, o crescimento desse novo modelo de comunicação trouxe um problema: consumimos grande parte do nosso tempo na internet.

Uma pesquisa recente do Global Web Index mostrou que as pessoas gastam, em média, duas horas por dia com redes sociais e mensagens. Em muitos casos, esse tempo pode ser ainda maior. Não estou dizendo que é errado utilizar as redes sociais – elas podem facilitar - e muito - nossas atividades. O problema surge quando há um excesso de uso, o que pode trazer prejuízos para a nossa vida.

O primeiro passo para entender se a vida digital está atrapalhando nossa rotina é questionar: o que é importante e estou deixando de fazer para ficar em redes sociais? Essa conscientização te ajudará a começar a mudar o seu comportamento e a perceber o quanto de tempo você está desperdiçando com coisas que não são úteis.

Uma segunda dica, apesar de óbvia, é evitar um número muito grande de redes sociais. Esse acúmulo faz com que as pessoas gastem muito mais tempo do seu dia para checar todas elas e responder mensagens em diferentes plataformas. Portanto, em vez de criar uma página em todas as opções disponíveis na internet, escolha uma ou duas redes que serão mais úteis para você.

Fazer uma boa seleção das pessoas que você segue também é algo que pode ajudar a evitar conteúdos desnecessários. Ao seguir um número restrito de pessoas que você considera interessantes, você terá informações muito mais relevantes e com maior profundidade.

Outra sugestão é desativar as notificações do seu celular, o que evitará que você perca muitas horas do seu dia olhando para a tela do aparelho. Também é importante não deixar o celular ao lado da sua cama – checar as redes sociais antes de dormir pode prejudicar o seu sono e a sua produtividade no dia seguinte.

Por fim, escolha sempre o pior horário do dia para entrar nas redes – quando estiver mais cansado e menos produtivo. Assim, você evitar que o uso da internet prejudique e tome o seu tempo nos momentos em que estiver mais disposto.

Caso você sinta que está muito viciado na internet, o ideal é fazer uma “dieta de redes sociais”. Comece escolhendo um dia da semana para não entrar nas redes e, nas semanas seguintes, aumente esse número para dois ou três. Com o tempo, você sentirá a diferença na sua disposição, conseguirá controlar melhor o seu tempo e, consequentemente, aumentará a sua produtividade.

* Christian Barbosa é especialista em administração de tempo e produtividade e CEO da Triad PS. 



Para 41% dos brasileiros, tecnologia deve permitir mais autonomia no consumo

Pesquisa CNDL/SPC Brasil aponta que 90% dos que já experimentaram a realidade virtual afirmam que ela contribui para a decisão de compra de um produto ou serviço.

Para 41% dos brasileiros, tecnologia deve permitir mais autonomia no consumo

Bancos tradicionais ou digitais?

Têm espaço para todos – por enquanto!


Está na hora de trocar a transformação digital por inovação contínua

As organizações estão em uma esteira de inovação contínua.


RH Digital

Como a tecnologia pode revolucionar a área de recursos humanos?


Apenas 20% dos pequenos negócios com acesso à internet fazem vendas online

Feira do Empreendedor terá palestras gratuitas, com transmissões ao vivo, sobre marketing digital e estratégias para aumentar as vendas pela internet.

Apenas 20% dos pequenos negócios com acesso à internet fazem vendas online

Serviços bancários por celular são acessados por 65% dos brasileiros

Mais da metade dos consumidores usa smartphones para abrir contas bancárias ou adquirir produtos ou serviços financeiros.

Serviços bancários por celular são acessados por 65% dos brasileiros

Enfrentando a tempestade digital

Os líderes empresariais assumem seus postos depois de muito empenho.


Tentativa de espionagem cresce 228% no Brasil

Estatísticas são parte do relatório ‘A situação do stalkerware em 2019’, desenvolvido pela Kaspersky para apoiar o combate à espionagem.

Tentativa de espionagem cresce 228% no Brasil

WhatsApp é a maior ferramenta de comunicação da classe C

Estudo inédito traz dados sobre consumo de mídia e indica que uso de celular já está consolidado entre o segmento.

WhatsApp é a maior ferramenta de comunicação da classe C

As distâncias diminuíram

O PayPal é a primeira estrangeira com licença de pagamento na China.


Brasil já tem mais de 145 milhões de celulares 4G

Desde o início do ano, 160 municípios já receberam as redes de 4G.

Brasil já tem mais de 145 milhões de celulares 4G

A inteligência voltada para a transformação digital

Quem trabalha com tecnologia certamente já teve a impressão de que as coisas estão mudando cada vez mais rapidamente.