Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Como melhorar a produtividade das equipes de TI

Como melhorar a produtividade das equipes de TI

23/03/2019 Romulo Cioffi

Para as equipes de TI, a nova era também ampliou a demanda por agilidade e atualização contínua.

A aposta em estratégias ágeis tornou-se uma prática recorrente para as organizações que buscam executar suas atividades diárias com mais rapidez, aumentando a competitividade e a satisfação de seus clientes.

A demanda por inovações e decisões mais rápidas, contudo, não muda apenas a área de negócios das empresas. Para as equipes de TI, a nova era também ampliou a demanda por agilidade e atualização contínua.

Hoje, as organizações não podem mais aguardar um ano para ter a nova versão de um software à disposição - como era usual no passado. A Engenharia de Software, com suas novas metodologias, técnicas e práticas, também precisa se adequar aos avanços, com o objetivo de tornar o processo de desenvolvimento de novas soluções mais rápido e assertivo.

Avanços como a conexão 5G, a maturidade das soluções em Nuvem e o crescimento das redes de Internet das Coisas (IoT) estão impulsionando as demandas empresariais por mais agilidade. Felizmente, existem várias alternativas que podem ser adotadas pelas organizações para corresponder a essas expectativas.

Todo o processo atual de TI está baseado em infraestrutura e na capacidade de rede. Assim, a adoção cada vez maior de soluções em Nuvem, IoT e serviços de ponta continuarão sendo grandes tendências nos próximos anos e também o foco dos líderes, como um meio de ajudar suas equipes a aumentar a produtividade e atender as demandas com mais agilidade.

As metodologias ágeis, sustentadas por valores e princípios claros, tornam mais estreita a relação entre TI e cliente, trazendo à tona uma série de elementos que contribuem para a melhoria desse cenário.

Contudo, apenas a utilização dessas propostas não garante a entrega de soluções mais rápidas e com melhor qualidade. Mais do que isso, também é preciso escolher as soluções corretas para otimizar a produtividade das equipes de TI.

A Computação em Nuvem trouxe diversas soluções que contribuem para a melhoria da eficiência das equipes de TI, por apresentar serviços que facilitam a criação, manutenção e evolução do ambiente tecnológico, incluindo os chamados serviços digitais de infraestrutura (IaaS).

Com esses recursos, é possível provisionar, em poucos minutos, um ambiente completo de servidores para execução de aplicações, sem a necessidade de aquisição de equipamentos e infraestrutura física.

Outra opção que vem sendo implantada fortemente pelas empresas é a adoção de tecnologias baseadas em robotização, com a substituição da mão de obra humana.

No mercado automotivo, por exemplo, já temos empresas que contam com mais de 50% da linha de produção automatizada por robôs. Esse tipo de solução oferece, além de mais rapidez no processo, uma margem menor de erro, evitando retrabalho e aumentando a produtividade.

No caso da construção do software, as plataformas como serviço (PaaS) são opções que também ajudam a melhorar os processos, a produtividade e os resultados dos negócios. As plataformas desse tipo disponibilizam ferramentas e frameworks para agilizar e automatizar tarefas como análise de negócio, codificação, testes e processo de hospedagem (build e deploy).

A adoção de soluções modernas facilita a execução de atividades que até então eram feitas manualmente e tomavam um tempo valioso das equipes. Além da agilidade, as organizações ganham mais assertividade em seus processos e, com isso, se tornam mais competitivas.

Combinar as melhores ferramentas e saber tirar o máximo proveito dessa sinergia, sem dúvida, é uma vantagem competitiva para as empresas quando o assunto é aumentar o desempenho da entrega das equipes de TI.

Para isso, as companhias devem tomar as decisões corretas, no momento certo. Somente assim irão garantir um lugar à frente da concorrência na corrida pela satisfação dos clientes.

* Romulo Cioffi é Vice-Presidente de Operações da Squadra Tecnologia.

Fonte: PLANIN



Novos tempos exigem mais investimento nos profissionais de cibersegurança

Qual será o principal desafio de tecnologia da sua empresa em dez anos?

Novos tempos exigem mais investimento nos profissionais de cibersegurança

Aplicativo surge para as pessoas conhecerem melhor seus vizinhos

Um canal direto e seguro para vizinhos se ajudarem e negociarem objetivando a subsistência de grande parte da população.

Aplicativo surge para as pessoas conhecerem melhor seus vizinhos

Número de usuários mensais do WhatsApp cresceu 900% nos últimos 7 anos

Os dados apontam que, desde março deste ano, cerca de dois milhões de indivíduos estão conectados o mês inteiro no App.

Número de usuários mensais do WhatsApp cresceu 900% nos últimos 7 anos

Programa de aceleração de startups Inovativa Brasil abre inscrições

Realizado de forma totalmente online, o programa é acessível para startups de qualquer região do país.

Programa de aceleração de startups Inovativa Brasil abre inscrições

O uso de dados e a vida depois da pandemia

Para muita gente, a pandemia do coronavírus tem gerado uma sensação de que nada mais será como antes.


Para uma melhor experiência do cliente, digitalizar é preciso

Quando fazemos uma compra virtual, queremos ter informações completas sobre o andamento da compra e quando vamos receber o produto.


Sete piores erros do e-commerce

O e-commerce brasileiro cresceu 75% em maio.

Sete piores erros do e-commerce

A transformação irreversível da digitalização

Há cerca de 6 anos, fui procurado por um ex-colega de consultoria que queria entender melhor a minha visão sobre transformação digital, para ajudar os seus clientes.


Cibercriminosos aproveitam a quarentena para acelerar suas atividades maliciosas

Segundo a GlobeNet, os ataques de negação de serviço (DDoS) aumentaram em mais de 300% nos primeiros cinco meses de 2020.

Cibercriminosos aproveitam a quarentena para acelerar suas atividades maliciosas

Sete dicas para poupar nas compras online

Com algumas estratégias de compra, é possível encontrar produtos mais em conta.

Sete dicas para poupar nas compras online

Serviços financeiros se reinventam para acompanhar demanda

A transformação digital anda de mãos dadas com os aplicativos e não é mais apenas uma frase de marketing atraente apenas.


A revolução do setor financeiro no Brasil vai muito além do WhatsApp

O mercado de meio de pagamentos foi balançado depois que o Facebook escolheu o Brasil para lançar o Facebook Pay, por meio do Whatsapp, uma nova modalidade que permite a transação de valores via aplicativo.

A revolução do setor financeiro no Brasil vai muito além do WhatsApp