Exposição sobre videogames desembarca no Brasil
Exposição sobre videogames desembarca no Brasil
Depois de percorrer 25 países, a mostra Era dos Games poderá ser vista em São Paulo e Rio.

Do rústico fliperama à intrépida caçada de pokemons virtuais nas ruas, em menos de 60 anos os videogames passaram de simples brincadeira de nerds a poderosas ferramentas tecnológicas e fenômeno contemporâneo da cultura de massa, capazes de influenciar a maneira como as novas gerações se relacionam com o mundo.
Força-motriz de uma indústria que movimenta mais dinheiro que o cinema e a música somados, os jogos eletrônicos são tema da megaexposição A Era dos Games, concebida pelo Barbican Centre de Londres, que chega ao Brasil depois de percorrer 33 cidades de 25 países e ser vista por quase quatro milhões de pessoas. Apresentada pelo Ministério da Cultura e Brasilprev, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a mostra ocupará o Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, entre 16 de agosto e 12 de novembro.
Depois, segue para o Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro, onde ficará em cartaz de 6 de dezembro a 05 de março de 2018. Nas duas cidades, o público poderá interagir com mais de 150 jogos de sucesso.
“Não há dúvida de que os videogames tiveram um grande impacto na cultura visual contemporânea. A Era dos Games pretende demonstrar a força criativa considerável que sustenta a indústria, destacando as contribuições de indivíduos e empresas-chave que desempenharam um papel na sua evolução. A exposição explora a influência de músicos, cineastas e artistas e mostra claramente que algumas das inovações mais criativas do nosso tempo passaram por este meio fenomenal”, resume Neil McConnon, diretor do Barbican.