Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Facilitar o uso da tecnologia nos adultos com aparelhos como o Nintendo Switch

Facilitar o uso da tecnologia nos adultos com aparelhos como o Nintendo Switch

27/03/2019 Da Redação

É importante que os adultos com mais de 60 anos de idade possam ter contato com a tecnologia.

Facilitar o uso da tecnologia nos adultos com aparelhos como o Nintendo Switch

É um modo de aproximá-los à vida moderna e ajudá-los a permanecerem ativos através dos telefones móveis, de consoles como Nintendo Switch, de tablets ou computadores.

Em alguns países existem workshops para aposentados com o intuito de fazer que essas pessoas da terceira idade possam se sentir confortáveis com a tecnologia, perdendo o medo até de mexer num aparelho eletrônico. Entender como funciona, por exemplo, um Nintendo Switch, faz com que os avos possam ficar mais próximos dos netos!

Existem pesquisas que indicam que muitas pessoas da terceira idade já usam laptops e computadores para enviar e receber e-mails, para ler jornais e ver fotografias. Mas ainda sentem medo de usar smartphones ou de mexer em aparelhos de jogos eletrônicos. Consideram que são mais difíceis de poder entender por causa das telas menores.

Redes sociais, fotos e videojogos como Nintendo Switch

Quando os adultos perdem o medo de mexer em aparelhos eletrônicos, o entusiasmo começa a surgir: enviar e receber e-mails, aprender o que é Facebook e começar a ler mensagens e olhar fotos de familiares. Saber o que é um emoji e começar a acrescentar um ao enviar mensagens é uma grande alegria!

Já é muito comum que as pessoas de mais de 60 anos de idade estejam recebendo ajuda para navegar na internet. Cursos, acompanhantes terapêuticos e familiares estão cada vez mais empenhados em colaborar para que os mais velhos possam se modernizar e ter mais contato com o mundo moderno.

Hoje e dia existem muitos aplicativos que permitem uma tipografia maior para olhos cansados, por exemplo. E smartphones com o teclado maior, para facilitar o uso entre as pessoas da terceira idade. A brecha digital está diminuindo!

Segundo os médicos especializados em gerontologia, o fato das pessoas de mais de 60 anos aprender as mais diversas tecnologias, ajuda a diminuir o isolamento, além de manter a atividade cerebral e a alegria por ter conseguido!

Os jogos eletrônicos representam um grande beneficio

Os jogos eletrônicos ou videojogos mantêm o cérebro ativo. Mas também trazem outras vantagens:

> Mais contato com os netos. Os avos que aprendem a jogar jogos eletrônicos têm a possibilidade de compartilhar com as crianças momentos únicos de diversão, risadas e até competição saudável.

> Estímulo da coordenação motora. Assim como as crianças aprendem, os adultos conseguem manter essa coordenação que, ao longo dos anos, é normal que diminua.

> Estímulo da memória. Existem jogos que obrigam a memorizar imagens e formas, e isso só traz benefícios para as pessoas da terceira idade.

> Estímulo da concentração. Quanto maior for a idade da pessoa, menor será a concentração e os videojogos colaboram para manter a concentração. Ninguém quer perder!

> Estímulo da atenção. Os jogos eletrônicos são ideais para que a atenção seja constante naquilo que está aparecendo na tela.

​Não há para os adultos uma classificação por idade, como há para as crianças, mas tendo em conta que eles estão aprendendo a usar pela primeira vez consoles de jogos, começar a ensinar os jogos mais simples seria o indicado. Além do mais, eles poderão começar a brincar com os netos mais novos, e essa alegria não tem preço, nem limite!

A facilidade de tablets e laptops

Para os adultos maiores, a tela de uma tablet ou um laptop facilita tudo. Está comprovado que as pessoas de mais de 70 anos se dão melhor com as tablets pelo fato de serem mais fáceis de usar.

Tamanho maior das letras é uma das coisas mais importantes na hora do uso. Filhos, netos, amigos podem fazer as configurações pertinentes para que o uso não seja complicado e estimule à troca de e-mails e leitura de notícias. Isso mantém aos ‘vovós’ longe da depressão e da falta de atividade: saber que alguém vai ler uma mensagem e responder é a maior satisfação para eles!

E quando aprendem a usar um aplicativo como o Skype, a alegria é imensa, porque podem estar comunicados com familiares que moram longe, conversando e vendo a outra pessoa ao vivo.

Ouvir música é outra opção que a tecnologia permite e quando isso é apresentado as pessoas de mais de 60 anos, tudo na vida parece mudar para elas e vale a pena para todos essa alegria!



Tendências de Data & Analytics para a Nova Era Digital

A área de Data & Analytics vem ganhando momento no mercado e a tendência é que cresça nos próximos anos.


Cartão de crédito clonado é a principal fraude no Brasil

Quase nove milhões de brasileiros foram vítimas de golpes nos últimos 12 meses

Cartão de crédito clonado é a principal fraude no Brasil

SD-WAN: segurança e inteligência para as redes corporativas

O avanço da Computação em Nuvem trouxe uma série de vantagens competitivas para as empresas.


Somos mal-educados dentro e fora do WhatsApp?

Vivemos numa era em que a internet empoderou a todos, indistinta e simultaneamente.

Somos mal-educados dentro e fora do WhatsApp?

A transformação digital do ERP

Durante muito tempo, a equação envolvendo gastos e eficiência foi uma das principais preocupações da administração corporativa.


Cresce interesse de brasileiros por celulares chineses

Smartphones de Xiaomi e Huawei ganham atenção do consumidor brasileiro

Cresce interesse de brasileiros por celulares chineses

Google Maps irá exibir anúncios com mais frequência

O serviço é usado, na maior parte, gratuitamente e sem anúncios desde que foi lançado há 14 anos

Google Maps irá exibir anúncios com mais frequência

Lei Geral de Proteção de Dados

A importância de se investir em segurança da informação.


Canal no Youtube reúne dicas e debates sobre inovação

Canal Sala de Cultura apresenta conteúdo sobre inovação e tendências de negócios

Canal no Youtube reúne dicas e debates sobre inovação

Identidade Digital começará a ser emitida no 2º semestre

Documento vai funcionar inicialmente apenas em tablets e smartphones

Identidade Digital começará a ser emitida no 2º semestre

Um quinto de seguidores de políticos no Twitter pode ser fake

As últimas eleições comprovaram a gravidade das fake news em momento de instabilidade política

Um quinto de seguidores de políticos no Twitter pode ser fake

Startup mineira combate aumento no preço dos remédios

Remederia foca em consumidor prejudicado pelo reajuste de 4,33%

Startup mineira combate aumento no preço dos remédios