Inbound x Outbound: qual o melhor para o seu negócio
Inbound x Outbound: qual o melhor para o seu negócio
Venha descobrir neste post sobre as maiores vantagens e desvantagens do Inbound e Outbound Marketing para o seu negócio!
Dentre as estratégias de marketing digital, duas delas são as mais utilizadas para alcançar novos clientes e gerar mais faturamento.
Elas são o Inbound Marketing e o Outbound Marketing. Enquanto muitas empresas acreditam que o futuro do marketing digital será o Inbound, por se tratar de ações focadas no interesse dos cliente, outros especialistas afirmam que o Outbound foi inovado e se tornou uma das melhores fontes de retorno no curto prazo.
E se você tem o seu próprio negócio, como uma empresa de desumidificador de ar, e está aqui para saber qual é a melhor estratégia para o seu negócio, talvez você deva pensar que as duas estratégias podem se complementar juntas.
Obviamente, por serem estratégias tão distantes, cada uma delas possuem as suas vantagens e desvantagens.
Pensando nisso, neste post nós iremos te mostrar quais são os pontos fortes e fracos do Inbound e Outbound Marketing. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue nos acompanhando! Vamos lá?
Vantagens e desvantagens do Inbound Marketing
O Inbound Marketing diz respeito a um conjunto de estratégias com o intuito de atrair e fidelizar clientes. A ideia dessa ação é fazer com que o seu público desperte interesse em seus produtos e serviços.
Se você vende produtos como moinho de milho, as estratégias mais comuns são o marketing de conteúdo, SEO, e por aí vai. Confira abaixo as vantagens e desvantagens do Inbound Marketing:
Vantagens
- Não é uma estratégia invasiva, e por isso, a impressão é mais positiva;
- Não há a menor necessidade de gastos financeiros;
- A metodologia do Inbound gera resultados permanentes;
- A base de leads cresce espontaneamente.
Desvantagens
- Se trata de estratégias que se solidificam de médio a longo prazo, especialmente para o marketing de conteúdo;
-Não traz resultados imediatos;
-É necessário ter uma maior quantia de esforço para a produção de conteúdos;
- Necessidade do SEO como parte das ferramentas.
Vantagens e desvantagens do Outbound Marketing
Já o Outbound Marketing tem ações totalmente contrárias ao Inbound. Afinal, a ideia neste modelo é ir atrás dos clientes de forma ativa, sem gerar necessariamente o interesse genuíno.
Se você vende caixa d água 5000 litros, por exemplo, as estratégias mais comuns de Outbound são o e-mail marketing, links patrocinados, etc. Veja abaixo os pontos fortes e fracos do Outbound Marketing:
Vantagens
- Foca a agilidade, pois ao iniciar suas campanhas, é possível colher resultados incríveis em poucas horas;
- A configuração é rápida e os processos de conversões é imediato;
- É possível gerar vendas em instantes;
- É possível fazer campanhas para que cada clique gera uma compra.
Desvantagens
- Necessita de um investimento financeiro de acordo com as preferências e objetivos da empresa;
- Normalmente, os custos são maiores para que uma estratégia tenha eficácia imediata no Outbound Marketing;
- O lead pode ser impactado por algo que não o interesse naquele momento ou ocasião.
Agora que você já conhece quais as principais vantagens e desvantagens do Inbound e Outbound Marketing, qual dessas ações você mais se identificou? Gostou do post?
* Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.