Inclusão digital pelo celular
Inclusão digital pelo celular
Em uma realidade similar a nossa empresas da Índia já começam a se movimentar.
Com a implantação de redes 3G e a popularização dos Smartphones espera-se que parte da população brasileira tenha acesso a internet pela primeira vez a partir de um celular. Segundo a Anatel existem atualmente 168 milhões de linhas de celular ativas no Brasil e o Ibope estima que 45 milhões de brasileiros tem acesso a internet em casa ou no trabalho.
Essa inclusão digital, além de possuir grande impacto social, expande o mercado de conteúdo e força as empresas envolvidas a reverem seus modelos de oferta e comercialização.
Em uma realidade similar a nossa empresas da Índia já começam a se movimentar. Sanjay Kapoor, CEO da terceira maior operadora do mundo e maior operadora da Índia, Barthi Airtel, vê isso com clareza. “Não se pode perder de vista que o celular é a principal plataforma de comunicação de muitas pessoas, e esse será o canal para a distribuição de músicas e vídeos”.
Operadoras e produtores de conteúdo iniciaram uma corrida para conhecer melhor seus consumidores e oferecer conteúdo relevante a sua realidade. Kapoor ressalta, “Não há nenhuma mídia com tanta capacidade de interação e que seja tão pessoal quanto o celular”.