Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Inovar é preciso

Inovar é preciso

27/03/2019 Fabiana Batistela

Os desafios para iniciar a jornada de transformação digital.

Recentemente, Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, disse que seus planos de inovação eram movidos por uma simples questão: o que não irá mudar nos próximos dez anos?

Com base nessa pergunta, Bezos e sua equipe procuram novas opções de negócios, consolidando suas marcas como verdadeiros ativos digitais do mundo atual.

Mas é claro que nem todas as companhias têm condições e dinheiro para projetar a evolução tecnológica, imaginando e testando novas possibilidades e ferramentas.

O mais comum é encontrar empresas que precisam atualizar suas estruturas com a operação já em movimento, adequando todo o negócio às novas tecnologias e tendências de mercado, ao mesmo tempo em que buscam a inovação.

Sendo assim, podemos dividir as organizações em dois grandes grupos: empresas nativas digitais, que já são criadas com uma estrutura voltada ao uso das novas soluções, e empresas que precisarão se organizar para acompanhar a transformação digital, atualizando seus processos e infraestruturas internas.

O segundo grupo é muito maior, diverso e complexo, e as companhias que fazem parte dele têm de lidar diariamente com os desafios da digitalização dos negócios.

Alguns dos principais rankings do mercado em 2018 apontam que 11 das 50 empresas mais inovadoras do mundo são totalmente digitais. As que já nasceram digitais ou migraram seus modelos de atuação, alinhando seus ambientes de TI às novas tecnologias, estão à frente das concorrentes por diversos motivos.

Os avanços tecnológicos incorporados permitem, por exemplo, que seus processos sejam mais eficientes e tenham menores custos, e essas companhias são mais abertas a mudanças e a inovações.

Um dos desafios, porém, é saber por onde começar a transformação digital. Com a enorme quantidade de possibilidades existentes e inúmeras prioridades, escolher um caminho específico para o investimento pode ser bastante difícil – ou seja, ter tantas opções pode representar apenas mais uma dificuldade para os líderes de TI e de negócios das empresas.

É preciso deixar claro que esse processo não deve ser realizado às pressas. Antes de iniciar um projeto de transformação digital, as companhias devem perceber que é possível avançar mesmo com pequenas ações ou serviços que, aos poucos, permitam a aplicação de recursos maiores e mais complexos. Escolher bem os próximos passos é o melhor a ser feito para potencializar resultados.

Esse cenário exige que as lideranças promovam cada vez mais uma mentalidade colaborativa em seus ambientes de trabalho, enfatizando como a integração entre profissionais, sistemas e processos pode ser benéfica para o sucesso da companhia e de todos os envolvidos.

Por isso, as empresas que ainda não começaram a mudar suas estruturas são aconselhadas sempre a buscar apoio técnico especializado para acelerar seus aprendizados e aperfeiçoar os recursos de TI.

Com essa parceria, os líderes ganham a chance de reduzir o tempo e o custo necessários para a implantação das evoluções, evitando impactos desnecessários às operações e aos colaboradores. Grandes processos de inovação podem ser iniciados com ações aparentemente simples, mas que gerem real ganho à companhia.

O uso da tecnologia como facilitador de negócios é uma demanda necessária para qualquer empresa – de todos os portes e segmentos.

A integração de serviços baseados em Nuvem ou o desenvolvimento de uma aplicação móvel para o gerenciamento das informações no ambiente empresarial são exemplos de ações que podem ser rápidas, de fácil implantação e com amplos retornos técnico e operacional.

O caminho para extrair o máximo potencial das inovações digitais é entender as necessidades existentes em cada operação. Mais do que implantar todo tipo de tecnologia, as empresas devem entender que o sucesso das aplicações depende, basicamente, do trabalho para descobrir a real demanda das suas operações.

Somente com essa análise será possível definir as inovações mais viáveis tecnicamente para implementação e quais opções poderão tornar os negócios mais lucrativos para essas organizações.

O que temos de entender é que o uso das soluções digitais deve ter como foco a possibilidade de simplificar e potencializar ao máximo possível a rotina corporativa – ou de atendimento aos clientes. Acelerar esse processo de transformação digital, portanto, não significa excluir o que já existe.

Para as empresas que estão começando essa jornada, o importante é avaliar quais são os caminhos a serem seguidos. Ou, como sugere Bezos, entender o que será essencial para os negócios nos próximos dez anos e, a partir desse ponto, traçar estratégias baseadas em inovação.

* Fabiana Batistela é Vice-Presidente de Marketing, Inovação e Capital Humano da Resource.

Fonte: PLANIN



Brasil registra R$ 3,5 bilhões em tentativas de fraude em 2023

No período, ocorreram 3,7 milhões de tentativas de fraudes, redução de 28,3% em relação ao ano anterior.

Autor: Divulgação

Brasil registra R$ 3,5 bilhões em tentativas de fraude em 2023

Desafios da proteção de dados e a fraude na saúde

Segundo o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) R$ 34 bilhões dos gastos das operadoras médico-hospitalares com contas e exames, em 2022, foram consumidos indevidamente por fraudes, como, por exemplo, reembolso sem desembolso, além de desperdícios com procedimentos desnecessários no país.

Autor: Claudia Machado


Como são as fraudes no Pix e o que os bancos precisam assegurar

Um dos métodos comuns envolve a criação de perfis falsos em aplicativos de mensagens ou redes sociais, além de outros.

Autor: Denis Furtado

Como são as fraudes no Pix e o que os bancos precisam assegurar

A importância da segurança cibernética na manufatura

Estimativas indicam que mais de 60% das empresas de manufatura esperam sofrer tentativas de ataques este ano.

Autor: Ricardo Macchiavelli

A importância da segurança cibernética na manufatura

Como evitar fraudes e vazamentos no WhatsApp

De acordo com dados do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2023, mais de 1 bilhão de interações pelo chat foram registradas no país.

Autor: Divulgação

Como evitar fraudes e vazamentos no WhatsApp

Como prevenir, detectar e combater eventuais ataques cibernéticos

O armazenamento de dados e informações em nuvem é uma solução rápida e eficaz para organizações de diferentes portes e ramos de atividade.

Autor: Wellington Monaco

Como prevenir, detectar e combater eventuais ataques cibernéticos

5 passos simples para se proteger na web em 2024

Em um relatório divulgado pela Kaspersky, o Brasil é o país mais afetado por golpes financeiros.

Autor: Paula Renata Nogueira de Souza,

5 passos simples para se proteger na web em 2024

Segurança digital e o tempo de reação

A crescente interconexão e dependência de tecnologia no mundo corporativo tornam organizações de todos os tamanhos suscetíveis a ataques cibernéticos.

Autor: Denis Furtado

Segurança digital e o tempo de reação

Inteligência em gestão de redes e segurança de dados

Abrimos o ano de 2024 com cenários mais complexos e desafiadores para segurança de dados, iniciando um novo capítulo na corrida contra a indústria do cibercrime.

Autor: Alexandre Armellini

Inteligência em gestão de redes e segurança de dados

Golpes virtuais: como as empresas podem se proteger?

Especialista oferece dicas de boas práticas para organizações se protegerem contra golpes e invasões virtuais.

Autor: Divulgação

Golpes virtuais: como as empresas podem se proteger?

Criminosos lavaram mais de US$22 bilhões em criptomoedas em 2023

Volume representa queda de 30% ante 2022; a maior parte dos fundos (72%) foram enviados para apenas 5 serviços de off-ramping.

Autor: Divulgação

Criminosos lavaram mais de US$22 bilhões em criptomoedas em 2023

VPN móvel: como garantir segurança e privacidade no celular?

Ao utilizar redes wi-fi domésticas, pontos de acesso públicos ou redes móveis, qualquer pessoa está exposta a ameaças cibernéticas.

Autor: Marijus Briedis

VPN móvel: como garantir segurança e privacidade no celular?