Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Metaverso expande negócios e impacta na experiência do usuário

Metaverso expande negócios e impacta na experiência do usuário

04/03/2022 Gabriel Figueira

O metaverso foi uma das palavras mais buscadas no Google Trends em 2021, principalmente pela notícia de que o big tech Facebook atualizou o nome para Meta.

Metaverso expande negócios e impacta na experiência do usuário

A proposta de mudança está ligada a criação de um futuro metaverso, conectando pessoas, produtos e/ou serviços, entretenimento e criadores em um universo digital imersivo.

Porém, os que acreditam que o Facebook está na vanguarda da tecnologia do metaverso, estão enganados. Metaversos como o Decentraland e The Sandbox já existem há alguns anos, e contam com uma capitalização de mercado de mais de 4 bilhões de dólares, cada um. Graças aos avanços da web 3.0 e da tecnologia blockchain tais metaversos evoluem muito rápido e diariamente terrenos virtuais são vendidos e festas acontecem em seus ambientes virtuais.

Com o objetivo de aproximar cada vez mais o mundo físico do online, essa tendência chegou para ajudar a acelerar ainda mais a transformação digital, refletindo diretamente na experiência do usuário. Por ser considerado um espaço de interação no meio online, esse hype está sendo visto como uma oportunidade para expandir negócios e trazer novos formatos de trabalho. 

As empresas de tecnologia estão entre os principais beneficiados, visto que podem propor novas maneiras de utilização do metaverso, desde a promoção de um produto até integrar a rotina corporativa, por exemplo.  

Gamificação: como as empresas se beneficiam do metaverso

Considerado um centro de inovação, o metaverso ajudou a promover o mercado de games. Grandes marcas como Nike, Itaú e Vans já desenvolveram ações com o ambiente virtual com o intuito de atingir um novo nicho, e consequentemente, se posicionar neste novo espaço. 

A Nike criou no ano passado a Nikeland dentro do jogo Roblox - os jogadores conseguem criar os próprios mundos virtuais, além de outros participantes do game poderem interagir com a experiência construída dentro da plataforma. Além disso, a marca esportiva anunciou a compra da empresa Artifact Studios, que é especialista no desenvolvimento de tênis e artigos digitais. O foco da empresa está em crescer no metaverso e se conectar com pessoas que amam moda e jogos. 

Já o Itaú criou a campanha #2022EmUmaPalavra, com o intuito de ganhar a atenção do público gamer para a empresa. Inserindo a campanha em outdoors da chamada Cidade Alta, do servidor RolePlay da OutPlay, nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo. 

Por último, a Vans entrou também no Roblox - como a Nike-, e criou o Vans World, local que é possível realizar compras e personalizar vários estilos de customização de tênis durante o jogo. A empresa também visa aumentar os esforços no mundo digital entre os esportes online e a moda. 

Desafios por trás da nova proposta de realidade virtual 

Por mais que o metaverso chame a atenção positivamente, os desafios nos “bastidores” rodeiam quem deseja implantar o ambiente virtual na rotina corporativa, abaixo, confira dois deles: 

Segurança de dados: as empresas se preocupam cada vez mais com segurança dos dados, desta forma, não é à toa que há uma revolução na área de T.I constantemente. O metaverso exige um novo nível para a proteção das informações de identidade e daquilo que for conquistado no ambiente virtual, considerada as posses. 

Para a confirmação dos dados, possivelmente, as plataformas irão pedir informações além das que estamos acostumados, como data de nascimento ou e-mail, por exemplo.

Tempo e espaço: quando comparamos a realidade física da virtual, a percepção de tempo e espaço pode ser diferente, visto que a consciência sobre nosso corpo é menor no metaverso. A conexão entre tempo e espaço deve demonstrar conforto e consciência enquanto os usuários estão dentro do ambiente virtual. 

Além disso, quanto à experiência que o metaverso pode proporcionar, é possível observar por duas óticas: 

1) Experiência imersiva: onde se tem um óculos de realidade virtual que possibilita a imersão no ambiente tridimensional do metaverso, construindo avatares e conectando pessoas em qualquer parte do mundo;

2) Experiência através de telas: seja pelo computador ou smartphone, como é o caso do Gather, que permite um universo onde os usuários possam realizar atividades em conjunto.

Na Zappts, vimos no metaverso uma oportunidade de aproximar ainda mais os colaboradores, pois somos uma empresa 100% remota. 

O primeiro contato com o metaverso foi na construção de um ambiente personalizado para a confraternização no final de 2021. Na ocasião, mais de 100 colaboradores de 18 estados do Brasil se reuniram em um metaverso para celebrar as conquistas do ano, jogar, dançar e socializar. Hoje estamos testando a realização de algumas rotinas corporativas como reuniões e dailys neste ambiente.

Mas, de onde surgiu o metaverso? 

Na década de 90, o escritor Neal Stephenson criou o termo na sua obra “Snow Crash”, no qual citava o metaverso como um mundo 3D com avatares de pessoas reais. Esse foi o ponto de partida para que outros admiradores do metaverso pudessem estudar sobre, um exemplo é a obra Ready Player One, de Enerst Cline, lançada em 2021, que cita que o metaverse seria o substituto da internet que já é tradicionalmente conhecida.  

* Gabriel Figueira é Head de Marketing e Growth Hacking da Zappts, especialista em comunicação digital e análise de sistemas.

Para mais informações sobre Metaverso clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Agencia Contatto



6 passos para evitar e mitigar os danos de ataques cibernéticos à sua empresa

Ao longo de 2021 o Brasil sofreu mais de 88,5 bilhões (sim, bilhões) de tentativas de ataques digitais, o que corresponde a um aumento de 950% em relação a 2020, segundo um levantamento da Fortinet.


Comportamento digital: 10 destinos internacionais mais buscados no último ano

Orlando, nos Estados Unidos, e Cancún, no México, foram os destinos mais hypados, aponta ViajaNet.

Comportamento digital: 10 destinos internacionais mais buscados no último ano

Oito dicas para advogados usarem melhor suas redes sociais

Especialista em marketing digital jurídico indica o que e como fazer para advogados se destacarem no universo online e atrair potenciais clientes.

Oito dicas para advogados usarem melhor suas redes sociais

Como fazer em caso de PIX em conta errada?

No caso das pessoas que fez o pagamento, a alternativa é buscar a sua agência bancária para resolver a situação.

Como fazer em caso de PIX em conta errada?

Metaverso na construção civil: o futuro é virtual

O metaverso que constrói o mundo virtual de Snow Crash, livro de Neal Stephenson de 1992, é daqueles shows de ficção que enredam o leitor do começo ao fim.

Metaverso na construção civil: o futuro é virtual

Melhores Cryptos 2022: Mushe (XMU) e Fantom (FTM)

Mushe (XMU) e Fantom (FTM): Por que os analistas dizem que você deve comprar e manter na carteira.

Melhores Cryptos 2022: Mushe (XMU) e Fantom (FTM)

Na pista de decolagem, BIM alça importante voo

O uso da tecnologia BIM – sigla de Modelagem da Informação da Construção, em inglês – vai alcançando novos ares e expandindo sua aplicabilidade para as mais diversas áreas da construção civil.

Na pista de decolagem, BIM alça importante voo

Twitter aceita oferta de compra feita por Elon Musk

Dono da Tesla e da Space-X ofereceu US$ 44 bilhões pela rede social.

Twitter aceita oferta de compra feita por Elon Musk

Mudanças no WhatsApp só depois das eleições. Prejuízo a todos

O lançamento pelo WhatsApp, da plataforma Comunidades, que permitirá o envio de mensagens em massa (e ao mesmo tempo) é uma grande notícia.

Mudanças no WhatsApp só depois das eleições. Prejuízo a todos

O futuro da publicidade digital com a queda dos cookies de terceiros

É possível renovar a experiência personalizada com um novo acordo sobre o uso de dados e com o apoio do Marketing de Afiliados.

O futuro da publicidade digital com a queda dos cookies de terceiros

WhatsApp limita reencaminhamento de mensagens

A mudança começará a ser implementada, de forma gradativa, nos próximos dias.

WhatsApp limita reencaminhamento de mensagens

Conheça os benefícios da internet a cabo, fibra óptica e via satélite

Desde a criação da internet banda larga, muitas tecnologias começaram a ser desenvolvidas e inseridas no mercado nacional e internacional.