Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Mindset digital: o futuro chegou!

Mindset digital: o futuro chegou!

01/06/2019 Celso Braga

O mindset digital é uma necessidade.

Nascido sem internet, celular e computadores, ainda me lembro de, aos 8 anos de idade, girar a manivela do telefone na casa dos meus avós e falar com a telefonista para pedir para falar na casa de meus tios. Agora me pedem para ajudar as pessoas a se adaptarem ao mindset digital, pois o futuro chegou.

Semana passada falava com um vice-presidente de uma organização que atendo, sobre um diretor que está na empresa há trinta e cinco anos, um especialista no negócio da empresa e que não utiliza o e-mail como forma de comunicação porque não gosta. Limite para dizer que não está mais sendo possível conviver com ele na gestão.

Posso dizer que, nestes vinte e três anos de empresa, presenciei e testei muitas mudanças em tecnologia: O e-learning, por exemplo, de fato, nunca chegou a ser um grande negócio, mesmo chamando de EAD. Até o atual momento ainda caminha a passos lentos, poucos tiveram sucesso em implantar ensino virtual nos últimos 15 anos.

Atualmente, continua se parecendo promissor e ganhou um pouco de espaço e nem podemos dizer que está no auge, está mais para o começo de adoção depois de um longo ciclo de aprendizado.

Testei gestão remota com apps, novos modelos de negócio com apps de apoio aos clientes. Nenhuma destas tentativas chegou a ser um modelo de sucesso absoluto, pois as pessoas gostam e abandonam rápido.

Todo mundo fala de mundo digital, porque Facebook, WhatsApp, Twitter e Instagram, como redes sociais, ainda puxam formas de comunicação. Proliferamos lojas virtuais e, depois de 15 anos, agora começam a dar algum resultado. O e-commerce parece que venceu.

Na indústria, o auge da comunicação é falar do modelo 4.0 que, de verdade, deve levar e torno de duas décadas para chegar à sua plenitude no Brasil. Ainda passaremos por uma automatização da plataforma existente antes de avançar para um mundo industrial conectado.

Em robótica, se fala em substituição dos humanos como a grande ameaça. Ainda estamos na primeira geração de robôs que fazem tarefas simples. Funções mais complexas de escolha estão distantes, algoritmos de previsibilidade ainda têm dez ou mais anos para começarem a entrar no jogo.

Há limitações fundamentais na tecnologia que precisam ser percebidas. Estamos bastante distantes de um mundo no qual estaremos totalmente automatizados.

Ainda assim, todos os dados requerem humanos para interpretar, analisar e conectar, o que faz perceber que a necessidade de leitura fica ainda maior e mais complexa. A leitura e o trabalho criativo ainda não estarão na inteligência artificial.

De fato, o mindset digital é uma necessidade. É preciso aprender sobre todas essas considerações, não superestimar a capacidade das tecnologias e se focar em liberar a capacidade de todos de serem mais criativos, de lidarem com questões éticas e emocionais.

O passo mais acertado é começar uma transformação cultural, entender como a automação simples está nos impactando, como podemos ser mais ágeis ao lidar com os dilemas que se apresentam, como aproveitar a extensão digital, a nossa inteligência.

Aproveitar, por exemplo, o Google, nosso mais novo banco de dados ou nossa mais nova enciclopédia, e não achar que vamos transferir tudo aos robôs.

Relacionamentos, colaboração, grande capacidade de lidar com dados complexos conectados pela intuição, o amor, o meu cliente e outras coisas mais não serão digitalizados ou se tornaram digitais.

* Celso Braga é Sócio-diretor do Grupo Bridge, Psicólogo e Mestre em Educação, pós-graduado em Psicodrama Sócio Educacional pela ABPS, Professor supervisor pela FEBRAP. 

Fonte: Comunicação Vertical



Empresa brasileira lança serviço para criação de avatares

Com o lançamento, empresa espera aproximar artistas, setor corporativo e metaverso.

Empresa brasileira lança serviço para criação de avatares

TV por assinatura perde quase 80 mil assinantes em apenas um mês

Nos últimos 8 anos a mídia perdeu cerca de 7 milhões de clientes.

TV por assinatura perde quase 80 mil assinantes em apenas um mês

Como evitar o desperdício de energia durante o inverno?

É necessário levar em consideração o atual momento socioeconômico do país, que enfrenta uma inflação desenfreada.

Como evitar o desperdício de energia durante o inverno?

App brasileiro de mensagens instantâneas chega ao mercado com novas funcionalidades

Entre os diferenciais, SayMe Messenger permite escolher quem pode ou não compartilhar mensagens.

App brasileiro de mensagens instantâneas chega ao mercado com novas funcionalidades

Facebook renova feed principal para atrair usuários mais jovens

Concorrência com rival TikTok motivou mudança.

Facebook renova feed principal para atrair usuários mais jovens

Brasil tem 10,5 milhões de influenciadores no Instagram e lidera ranking mundial

Dados são do Relatório Anual de Marketing da Nielsen.

Brasil tem 10,5 milhões de influenciadores no Instagram e lidera ranking mundial

Startup lança software que facilita a implementação da LGPD

Com o nome de Octo, ferramenta descomplica a proteção de dados para empresas de todos os segmentos.

Startup lança software que facilita a implementação da LGPD

Aplicativo mobile é a principal porta de entrada para empresas no ambiente digital

Companhias que estão estagnadas em procedimentos de comunicação tradicionais devem apostar na tecnologia em busca de inovação e proximidade com clientes.

Aplicativo mobile é a principal porta de entrada para empresas no ambiente digital

Google lança novo design para o Gmail

Novo layout do Gmail será disponibilizado de maneira gradual.

Google lança novo design para o Gmail

Xsolla expande ofertas de soluções de distribuição móvel e digital

A Xsolla está comprometida em fornecer os melhores serviços e suporte para desenvolvedores em todo o mundo.

Xsolla expande ofertas de soluções de distribuição móvel e digital

No-code e low-code como propulsores na transformação digital

O low-code está em alta e deve permanecer.

No-code e low-code como propulsores na transformação digital

Em 2021, 82% dos domicílios brasileiros tinham acesso à internet

País ainda contabiliza 35,5 milhões de pessoas sem acesso à rede.

Em 2021, 82% dos domicílios brasileiros tinham acesso à internet