Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Novo regulamento de cibersegurança da Anatel: desafios e oportunidades para operadoras de Telecom

Novo regulamento de cibersegurança da Anatel: desafios e oportunidades para operadoras de Telecom

11/05/2021 Guilherme Araújo

Isso quer dizer que a cibersegurança se tornou um tema ainda mais amplo e complexo na pauta das operadoras, com uma mudança de nível.

Novo regulamento de cibersegurança da Anatel: desafios e oportunidades para operadoras de Telecom

Em tempos de distanciamento e restrições de mobilidade, é a Internet e a tecnologia que estão ajudando a movimentar e garantir a sobrevivência de muitas companhias pelo mundo afora. Mas o que significa oportunidades para alguns, representa novos desafios para outros. Por exemplo: para as Operadoras de Telecomunicações, a era digital e da hiperconexão tem marcado a aceleração de uma verdadeira quebra de paradigmas. Afinal de contas, já não basta conectar as pessoas e empresas. Agora, é preciso oferecer uma experiência completa em todos os sentidos – o que também inclui, portanto, novas demandas em relação à segurança das informações.

Isso quer dizer que a cibersegurança se tornou um tema ainda mais amplo e complexo na pauta das operadoras, com uma mudança de nível. Em vez de pensar apenas em estratégias que possam proteger suas operações, essas empresas agora precisam pensar, igualmente, em caminhos para otimizar também a proteção dos clientes. Essa realidade requer a adoção de uma série de mudanças, com serviços mais abrangentes.

Estamos vivendo um momento de mudança para as operadoras de Telecom, e não apenas por conta dos impactos gerados pela disseminação da Covid-19. Há uma corrida pela proteção dos dados e temos de contar com isso.

Para tanto, vale destacar que, em primeiro lugar, as alterações vêm na esteira da entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que obrigou empresas do todos os setores – incluindo telecomunicações - a criarem suas políticas de proteção de dados pessoais. Depois, por conta da nova determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que decidiu se antecipar e lançar, no começo deste ano, seu próprio Regulamento de Segurança Cibernética Aplicada ao Setor de Telecomunicações.

Operado por um grupo técnico, com status de superintendência, a regulamentação se aplica às operadoras e aos fornecedores de equipamentos de segurança que integram este intenso ecossistema. De forma prática, isso significa que teremos novas regras para monitorar e garantir os níveis de qualidade na prestação de serviços de telecomunicação, evitando vazamento de dados ou intercorrências que exponham as pessoas ou companhias.

De imediato, é possível que muitos fornecedores possam enxergar essas iniciativas e regras como uma ameaça ou complicador. No entanto, eu os convido a olhar como uma oportunidade de mostrar a qualidade de suas soluções. Em tempos de alta concorrência, colocar os consumidores no centro das atividades é algo imperativo, e ofertar soluções de alto nível, com atualizações que ajudem a manter a rede de nossos clientes mais seguras, é certamente uma exigência na qual todos temos o papel de atender – e com ela a chance de nos destacar.

Hoje, e mais do que nunca, o consumidor está no centro das atenções. Por isso mesmo, oferecer serviços que entreguem a melhor experiência de uso não pode ser mais visto apenas como um diferencial. Ao contrário, garantir máxima performance é uma questão vital para se manter a competitividade diante do mercado. E isso, efetivamente, precisa incluir a segurança.

Os desafios são grandes, mas a boa notícia é que mesmo o dinâmico cenário que enfrentamos não tirou nosso fôlego pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas soluções. As ameaças, sejam elas epidêmicas, regulatórias ou de natureza mercadológica, precisam ser transformadas em aprendizados, e servir como catalisadoras de novas oportunidades.

Para as operadoras de Telecom, o cenário também traz essas oportunidades e desafios, incluindo uma nova responsabilidade: definir com quem farão suas futuras parcerias. O compromisso com as normas regulatórias ditará a regra deste mercado? Parece ser esse o único caminho. E a forma como as operadoras de Telecom vão se diferenciar no mercado incluirá esse amadurecimento na área de cibersegurança.

A pandemia nos deixou apreensivos e colocou a proteção (física e virtual) como um fator inerente de nossas decisões. Ninguém aceitará comprar um serviço que negligencia a cibersegurança. Por isso, oferecer novidades e proteger os clientes está no cerne da expectativa dos consumidores atualmente. Sem falar, evidentemente, da possibilidade de mitigar problemas, evitar punições e reforçar a credibilidade de suas próprias organizações perante o mercado. Segurança cibernética será algo cada vez mais fundamental para termos experiências digitais boas e seguras.

* Guilherme Araújo, Diretor de Serviços da Blockbit.

Para mais informações sobre Cibersegurança clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: PLANIN



Como são as fraudes no Pix e o que os bancos precisam assegurar

Um dos métodos comuns envolve a criação de perfis falsos em aplicativos de mensagens ou redes sociais, além de outros.

Autor: Denis Furtado

Como são as fraudes no Pix e o que os bancos precisam assegurar

A importância da segurança cibernética na manufatura

Estimativas indicam que mais de 60% das empresas de manufatura esperam sofrer tentativas de ataques este ano.

Autor: Ricardo Macchiavelli

A importância da segurança cibernética na manufatura

Como evitar fraudes e vazamentos no WhatsApp

De acordo com dados do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2023, mais de 1 bilhão de interações pelo chat foram registradas no país.

Autor: Divulgação

Como evitar fraudes e vazamentos no WhatsApp

Como prevenir, detectar e combater eventuais ataques cibernéticos

O armazenamento de dados e informações em nuvem é uma solução rápida e eficaz para organizações de diferentes portes e ramos de atividade.

Autor: Wellington Monaco

Como prevenir, detectar e combater eventuais ataques cibernéticos

5 passos simples para se proteger na web em 2024

Em um relatório divulgado pela Kaspersky, o Brasil é o país mais afetado por golpes financeiros.

Autor: Paula Renata Nogueira de Souza,

5 passos simples para se proteger na web em 2024

Segurança digital e o tempo de reação

A crescente interconexão e dependência de tecnologia no mundo corporativo tornam organizações de todos os tamanhos suscetíveis a ataques cibernéticos.

Autor: Denis Furtado

Segurança digital e o tempo de reação

Inteligência em gestão de redes e segurança de dados

Abrimos o ano de 2024 com cenários mais complexos e desafiadores para segurança de dados, iniciando um novo capítulo na corrida contra a indústria do cibercrime.

Autor: Alexandre Armellini

Inteligência em gestão de redes e segurança de dados

Golpes virtuais: como as empresas podem se proteger?

Especialista oferece dicas de boas práticas para organizações se protegerem contra golpes e invasões virtuais.

Autor: Divulgação

Golpes virtuais: como as empresas podem se proteger?

Criminosos lavaram mais de US$22 bilhões em criptomoedas em 2023

Volume representa queda de 30% ante 2022; a maior parte dos fundos (72%) foram enviados para apenas 5 serviços de off-ramping.

Autor: Divulgação

Criminosos lavaram mais de US$22 bilhões em criptomoedas em 2023

VPN móvel: como garantir segurança e privacidade no celular?

Ao utilizar redes wi-fi domésticas, pontos de acesso públicos ou redes móveis, qualquer pessoa está exposta a ameaças cibernéticas.

Autor: Marijus Briedis

VPN móvel: como garantir segurança e privacidade no celular?

Apple adota RCS: o que muda para as empresas?

A entrada da Apple deve aumentar em 900 milhões os usuários de RCS em todo mundo nos próximos dois anos, atingindo a marca de 2,1 bilhões de usuários globalmente.

Autor: Thiago Gomes

Apple adota RCS: o que muda para as empresas?

Como o fim dos cookies deve impactar o mercado varejista?

Visando melhorar a privacidade dos usuários, medida do Google faz empresas pensarem em novas estratégias para conseguirem clientes.

Autor: Divulgação

Como o fim dos cookies deve impactar o mercado varejista?