Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Pesquisa registra mudança no comportamento do viajante

Pesquisa registra mudança no comportamento do viajante

16/08/2016 Divulgação

Comparador de preços notou queda de antecedência na compra de passagens aéreas.

Pesquisa registra mudança no comportamento do viajante

As incertezas político econômicas do Brasil refletem nas tendências de consumo de sua população.

Afinal, em época de crise, projetos pessoais, como viagem de férias, dependem de mais que a simples vontade para acontecer. O orçamento familiar se adapta à medida que os bolsos crescem – ou mínguam. E o planejamento de viagem, por sua vez, cede à volatilidade financeira.

O comparador de preços de passagens aéreas Voopter registrou uma queda de 18% na antecedência de pesquisa e compra de bilhetes no mês de julho de 2016 ante o mesmo período do ano anterior. A pesquisa por viagens domésticas para o mês de férias de inverno, em 2015, era feita com uma média de 40 dias de antecedência. Neste ano, caiu para 33 dias, ou seja, uma semana a menos.

A mudança de comportamento do consumidor reflete o atraso nas decisões de viagem que, por consequência, acabam saindo mais caras pela falta de antecedência – um dos fatores que mais influenciam no preço dos bilhetes aéreos. Além da antecedência, outras maneiras podem ajudar a poupar na hora de comprar as passagens: evitar voos às segundas e terças-feiras, quando há muita demanda por viagens de negócio, bem como horários nobres, como a primeira hora da manhã e a última da tarde.

O fim de semana é o melhor momento para pesquisar as passagens, pois é quando costumam aparecer as promoções. E, eventualmente, os voos da madrugada podem ficar atraentes em termos de preços, por conta da baixa demanda nas primeiras horas do dia. Mas, o Voopter reforça: pesquisando com antecedência, os usuários têm mais chances de encontrar bons preços.



Uso de cartões cresceu cerca de 22% na Black Friday

Os dados foram colhidos no período de 25 e 26 de novembro.

Uso de cartões cresceu cerca de 22% na Black Friday

Como a chegada do 5G deve impactar o Marketing Digital

A chegada do 5G tem sido um dos temas do momento.

Como a chegada do 5G deve impactar o Marketing Digital

Estudo mostra que pandemia intensificou uso das tecnologias digitais

Desigualdades de inclusão digital foram acentuadas.

Estudo mostra que pandemia intensificou uso das tecnologias digitais

Contradição tecnológica: os ‘cringes’ pagaram a língua

Quem tem mais de 25 anos, com certeza já ouviu - ou já disse - frases como: "a tecnologia vai acabar com os empregos" ou "a tecnologia vai afastar as pessoas".

Contradição tecnológica: os ‘cringes’ pagaram a língua

Bling e iFood se unem para digitalizar pequenos negócios

Iniciativa impulsiona a gestão completa dos negócios com o sistema Bling, cujo objetivo é  profissionalizar micro, pequenas e médias empresas.

Bling e iFood se unem para digitalizar pequenos negócios

Google oferece conteúdo gratuito voltado para mulheres pretas

A autoestima da mulher preta está entre os temas abordados.

Google oferece conteúdo gratuito voltado para mulheres pretas

Seu smartphone está espiando você?

Seu celular está ouvindo e ajudando publicitários a usar você como alvo. O que você pode fazer a respeito?

Seu smartphone está espiando você?

Comércio eletrônico cresce 1,58% e soma 1,69 bilhão de acessos em outubro

Segundo o Relatório Setores do E-commerce, elaborado pela Conversion, mesmo com reabertura das lojas físicas houve crescimento do varejo virtual.

Comércio eletrônico cresce 1,58% e soma 1,69 bilhão de acessos em outubro

Aumento de vazamentos evidencia a necessidade de investimentos

Recente estudo revela que 54% das empresas consideram que a principal ameaça sobre a confidencialidade dos dados está na falha de processos e de pessoas

Aumento de vazamentos evidencia a necessidade de investimentos

Black Friday ou Black Fraude?

Especialista aponta cuidados para não cair em golpes na temporada de promoções.

Black Friday ou Black Fraude?

Plano de negócio 4.0: sua empresa está pronta para essa revolução?

Estabelecer um plano de negócio é a melhor maneira de traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes para poder iniciar um empreendimento.

Plano de negócio 4.0: sua empresa está pronta para essa revolução?

Facebook anuncia fim da ferramenta de reconhecimento facial

Sistema identifica automaticamente usuários em fotos e vídeos.

Facebook anuncia fim da ferramenta de reconhecimento facial