Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Por um marketing mais responsável

Por um marketing mais responsável

12/05/2022 Raphael Moroz

A responsabilidade socioambiental não é mais uma tendência.

Por um marketing mais responsável

Um estudo sobre a reputação das marcas e a percepção dos consumidores em relação às práticas ASG (Ambiental, Social e Governança) apontou que a questão ambiental é o fator mais importante para que os brasileiros decidam se relacionar com uma empresa. Segundo a pesquisa – que foi idealizada pela agência Lew'Lara TBWA, em parceria com a consultoria DCode –, 42% da população acredita que as práticas ambientais são imprescindíveis no momento de adquirir os produtos/serviços de uma marca. Em segundo lugar, está o fator social – mencionado por 32% dos brasileiros.

Esses dados evidenciam o que o renomado autor Philip Kotler considera como um dos atributos mais importantes do marketing atualmente: a responsabilidade socioambiental. Marcas responsáveis pautam a sua atuação no mercado por valores como respeito às diferenças, igualdade social e coerência. Além disso, elas não só conservam a biodiversidade como também desenvolvem ações para conscientizar a população a respeito dessa causa.

É o caso de empresas como a Lego – que desenvolveu um protótipo de peças feitas a partir de plástico reciclado de garrafas pet e pretende abandonar embalagens plásticas tradicionais após receber pedidos de crianças que são fãs da marca. Outros exemplos são o Nubank – que criou um fundo de R$ 20 milhões para incentivar e apoiar o atendimento médico e psicológico de seus clientes, em razão dos impactos físicos e mentais da pandemia de covid-19 – e a Magazine Luiza – que desenvolveu um programa de trainee destinado exclusivamente a pessoas negras. Não à toa, essas marcas têm crescido exponencialmente e são amadas pelos consumidores – haja vista o seu (alto) valor de mercado.

A responsabilidade socioambiental não é mais uma tendência. Ela é cada vez mais urgente e necessária. Não basta as empresas apenas falarem a respeito dela, é fundamental que ajam de maneira preventiva em relação aos fatores ambientais e sociais. Nesse sentido, os seguintes questionamentos são importantes: a sua marca atua de maneira responsável? De que maneira(s) ela faz isso? O que ela pretende alcançar em longo prazo, nesse sentido?

* Raphael Moroz é jornalista e psicólogo e possui mestrado em Comunicação e Linguagens. Atua como professor-tutor do curso de graduação em Marketing Digital do Centro Universitário Internacional Uninter.

Para mais informações sobre Marketing clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: NQM Comunicação



As 3 melhores moedas de baixa capitalização para metaversos em 2022: Mushe (XMU), Mist (MIST) e Highstreet (HIGH)

O melhor momento para adquirir qualquer ativo é quando seus preços estão baixos.

As 3 melhores moedas de baixa capitalização para metaversos em 2022: Mushe (XMU), Mist (MIST) e Highstreet (HIGH)

Brasil e Japão assinam acordo para desenvolver agricultura digital

Primeiras ações estão previstas para o segundo semestre.

Brasil e Japão assinam acordo para desenvolver agricultura digital

Startup troca produtividade por folgas semanais

Dialog REST!: uma forma gamificada de recompensar os resultados dos colaboradores com descanso..

Startup troca produtividade por folgas semanais

Governo lança portal com informações sobre o FGTS Digital

Versão digital entra em operação até final do ano.

Governo lança portal com informações sobre o FGTS Digital

A promessa da Enjin Coin (ENJ) caiu por terra. As perspectivas de Mushe (XMU) continuam crescendo

A Enjin Coin (ENJ) trouxe uma forma interessante de integrar partes anteriormente díspares do espaço dos criptoativos. Porém, será que sua valorização se manterá consistente ao longo do tempo?

A promessa da Enjin Coin (ENJ) caiu por terra. As perspectivas de Mushe (XMU) continuam crescendo

Como a inteligência de dados auxilia o Open Finance

Imagine que a sua televisão está com defeito. Você busca um modelo um pouco melhor na internet (afinal, você merece) e decide comprá-la em algumas suaves prestações.


Wax (WAXP) e Mushe (XMU): as melhores criptomoedas eco-friendly

Existe uma forma para as finanças descentralizadas se tornarem mais sustentáveis. Aqui estão as empresas que estão pavimentando o caminho.

Wax (WAXP) e Mushe (XMU): as melhores criptomoedas eco-friendly

A importância da Educação para uma internet segura para todos

Há uma série de leis, regulamentos e normas técnicas que reforçam o valor da informação.

A importância da Educação para uma internet segura para todos

O metaverso vem aí e está mais próximo do que você imagina

Você, assim como eu, já deve ter ouvido falar no Metaverso.


6 passos para evitar e mitigar os danos de ataques cibernéticos à sua empresa

Ao longo de 2021 o Brasil sofreu mais de 88,5 bilhões (sim, bilhões) de tentativas de ataques digitais, o que corresponde a um aumento de 950% em relação a 2020, segundo um levantamento da Fortinet.


Comportamento digital: 10 destinos internacionais mais buscados no último ano

Orlando, nos Estados Unidos, e Cancún, no México, foram os destinos mais hypados, aponta ViajaNet.

Comportamento digital: 10 destinos internacionais mais buscados no último ano

Oito dicas para advogados usarem melhor suas redes sociais

Especialista em marketing digital jurídico indica o que e como fazer para advogados se destacarem no universo online e atrair potenciais clientes.

Oito dicas para advogados usarem melhor suas redes sociais