Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Quase 2022 e a importância do Machine Learning

Quase 2022 e a importância do Machine Learning

29/12/2021 Maria Cristina Diez

Machine Learning (em português, o aprendizado da máquina) é uma tecnologia muito usada na atualidade e que tem sido aperfeiçoada nos últimos anos.

Quase 2022 e a importância do Machine Learning

O método tem como objetivo fazer previsões, ou seja, empresas e indústrias conseguem visualizar resultados, cortar custos e tomar decisões com base nos dados analisados.

É uma área da Inteligência Artificial (AI) fundamentada no conceito de que sistemas podem aprender com dados, descobrir modelos e executar ações com o mínimo possível de interferência humana. Apesar de algoritmos de Machine Learning existirem há bastante tempo, a habilidade de realizar cálculos matemáticos complexos ao Big Data de forma automática e rápida é uma conquista recente.

Resumindo: em vez de escrever o código de cada instrução que a tecnologia precisa executar, a máquina vai aprender o que ela vai ter que fazer. Um excelente exemplo é o desenvolvimento da prática de xadrez ao longo da história. No ano de 1997, o Deep Blue da IBM venceu o campeão do esporte, Garry Kasparov. Ele foi o primeiro computador a derrotar um campeão mundial em uma competição com regras oficiais. Atualmente existem métodos muito mais sofisticados para a máquina aprender sozinha as características dos desafios da modalidade.

Quem nasceu há algumas décadas, não tem como esquecer das videolocadoras. O ato de ir até o local era um verdadeiro evento e, nesses lugares, sempre havia um atendente muito atencioso que assistia a todos os filmes disponíveis no estabelecimento. A pessoa fazia a sinopse das histórias e recomendava as películas com propriedade, além de aprender os gostos dos clientes, sugerindo os lançamentos e novidades.

Quem faz esse trabalho nos dias de hoje? Os famosos serviços de streaming, como Netflix, Amazon Prime, Disney Plus, Apple TV, entre outros. As plataformas analisam e aprendem o que o cliente mais aprecia e sugere conteúdos com características semelhantes ao que ele já consumiu.

A pandemia agilizou e transformou a tecnologia de muitas instituições, embora tenha aumentado o número de crimes financeiros no mesmo período. Sendo assim, o Machine Learning e a Inteligência Artificial tornaram-se imprescindíveis para especialistas de compliance que buscam aperfeiçoar suas técnicas para acabar com lavagem de dinheiro e crimes virtuais.

De acordo com o um estudo do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) publicada no mês de novembro deste ano, Machine Learning e Inteligência Artificial serão as tecnologias de maior relevância mundial em 2022. “A pandemia ajudou no desenvolvimento tecnológico dessas áreas, e muitas coisas surgiram nesse período. Acho que a tecnologia aí avançou cinco vezes mais rápido do que em um ano normal (...) e também revelou a necessidade de investir na área e de realizar mais pesquisas", afirmou Filipe Tôrres, engenheiro biomédico e membro do IEEE.

É impossível ignorar a presença do Machine Learning e a importância dele nos tempos atuais. A tendência é que em 2022 a IA (Inteligência Artificial) continue no processo de se tornar a tecnologia mais importante já desenvolvida na humanidade. De acordo com Sundar Pichai, CEO do Google, "seu impacto no nosso desenvolvimento como espécie será ainda maior do que o do fogo ou da eletricidade".

A afirmação do executivo pode até parecer um pouco exagerada, mas, analisando os avanços e a quantidade de benefícios que IA e o Machine Learning já trouxeram até aqui, não dá para desconsiderar.

* Maria Cristina Diez é diretora comercial e de marketing da Most Specialist Technologies.

Para mais informações sobre Machine Learning clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



App brasileiro de mensagens instantâneas chega ao mercado com novas funcionalidades

Entre os diferenciais, SayMe Messenger permite escolher quem pode ou não compartilhar mensagens.

App brasileiro de mensagens instantâneas chega ao mercado com novas funcionalidades

Facebook renova feed principal para atrair usuários mais jovens

Concorrência com rival TikTok motivou mudança.

Facebook renova feed principal para atrair usuários mais jovens

Brasil tem 10,5 milhões de influenciadores no Instagram e lidera ranking mundial

Dados são do Relatório Anual de Marketing da Nielsen.

Brasil tem 10,5 milhões de influenciadores no Instagram e lidera ranking mundial

Startup lança software que facilita a implementação da LGPD

Com o nome de Octo, ferramenta descomplica a proteção de dados para empresas de todos os segmentos.

Startup lança software que facilita a implementação da LGPD

Aplicativo mobile é a principal porta de entrada para empresas no ambiente digital

Companhias que estão estagnadas em procedimentos de comunicação tradicionais devem apostar na tecnologia em busca de inovação e proximidade com clientes.

Aplicativo mobile é a principal porta de entrada para empresas no ambiente digital

Google lança novo design para o Gmail

Novo layout do Gmail será disponibilizado de maneira gradual.

Google lança novo design para o Gmail

Xsolla expande ofertas de soluções de distribuição móvel e digital

A Xsolla está comprometida em fornecer os melhores serviços e suporte para desenvolvedores em todo o mundo.

Xsolla expande ofertas de soluções de distribuição móvel e digital

No-code e low-code como propulsores na transformação digital

O low-code está em alta e deve permanecer.

No-code e low-code como propulsores na transformação digital

Em 2021, 82% dos domicílios brasileiros tinham acesso à internet

País ainda contabiliza 35,5 milhões de pessoas sem acesso à rede.

Em 2021, 82% dos domicílios brasileiros tinham acesso à internet

Indústria de games sofrerá 40% de alta de ataques hackers ainda este ano

A previsão é que o aumento no Brasil aconteça até dezembro.

Indústria de games sofrerá 40% de alta de ataques hackers ainda este ano

Chegou a hora do adeus aos “brokers do WhatsApp”?

Estamos diante de um momento que pode ser crucial para a definição dos caminhos da comunicação entre empresas e consumidores.

Chegou a hora do adeus aos “brokers do WhatsApp”?

Low-code: força motriz para agilizar negócios

O low-code pode ser definido como uma plataforma de desenvolvimento de código mínimo.

Low-code: força motriz para agilizar negócios