Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Regras e protocolos dos eventos virtuais

Regras e protocolos dos eventos virtuais

14/12/2020 Flávia Roberta Fernandes

Quais são as regras, os protocolos?

Regras e protocolos dos eventos virtuais

Embora estejamos há oito meses lidando com o isolamento social e participando de eventos virtuais quase que diariamente, ainda observamos alguns pontos de melhoria para prevenir gafes e manter a organização, que um evento de excelência exige. Ao falarmos de acontecimentos virtuais, existem alguns questionamentos: como devemos nos portar em um evento virtual? Como devemos se comportar frente as câmeras? Quais são as regras, os protocolos? Quais são as normas para que tudo isso aconteça?

É importante pensarmos que quando o grupo se reúne para fazer um bate-papo entre amigos, uma live informal, esses protocolos e regras de comportamento podem ser deixados de lado. Mas como muitos eventos institucionais, organizacionais, públicos passaram a acontecer virtualmente, exige-se, neste contexto, que regras e protocolos, assim como acontece em eventos presenciais, aconteçam e sejam adaptados para esta nova realidade. Por exemplo, quando falamos de evento promovido por uma instituição, seja ela de ensino, pública governamental, existem regras para que sejam respeitadas as hierarquias para as falas, os cargos dos indivíduos participantes e convidados. Então cabe ressaltar, para que não haja gafes, certos cuidados devem ser tomados tendo sempre em mente que, a internet promove a ideia de um ambiente informal e descontraído, mas cabe a atenção para que a informalidade não seja confundida com desorganização.

Neste sentido, aponto alguns elementos que são chaves para a organização de um evento virtual:

1) Defina um roteiro: descreva todas as etapas do desenvolvimento, considerando as fases pré, trans e pós-evento;

2) Tenha um indivíduo que assumirá a função de cerimonialista, conduzindo as atividades e orientando os participantes e convidados;

3) Defina de um discurso de abertura e encerramento;

4) Conheça seus palestrantes e convidados, apresente um breve currículo e atente para as boas maneiras de precedências hierárquicas para as falas de cada membro participantes;

5) Oriente os indivíduos sobre as formas de interagir durante o evento com os convidados, como realizar perguntas, comentários e considerações. Se esse diálogo será estabelecido com pausas no meio da fala desse palestrante, ou ao final, sendo filtrada ou selecionada pelo mediador;

6) Eventos longos devem considerar a realização de pausas e intervalos entre uma palestra ou outra, para que não seja gerado um desgaste ou sobrecarga aos participantes.

Como existe, neste momento, uma sobrecarga de eventos virtuais, de lives, reuniões e os indivíduos estão conectados a muitas ferramentas tecnológicas e redes sociais ao mesmo tempo, é importante pensarmos em eventos que não tenham uma duração prolongada, ou seja, que ultrapassem uma hora de palestra. Ou se, estes eventos forem estendidos para duas ou três horas, que haja pausas para que os participantes não se cansem, entendendo que, no período de isolamento, as pessoas estão, em sua maioria, no seu ambiente domiciliar administrando outras atividades paralelas.

Neste sentido, outro ponto importante a se pensar é o público ao qual o evento se destina. Se queremos atingi-lo, temos que pensar em elementos, como: quais são os horários e/ou melhor período do dia para as atividades virtuais propostas. E, por fim, cabe estabelecer uma interação antecipada com os participantes para que eles tenham informações prévias do evento, seu funcionamento e possam ter acesso a qualquer suporte necessário para acompanha-lo.

* Flávia Roberta Fernandes é professora dos cursos de Assessoria Executiva Digital e Gestão Empreendedora de Serviços do Centro Universitário Internacional Uninter.

Fonte: Pg1 Comunicação



Uso de cartões cresceu cerca de 22% na Black Friday

Os dados foram colhidos no período de 25 e 26 de novembro.

Uso de cartões cresceu cerca de 22% na Black Friday

Como a chegada do 5G deve impactar o Marketing Digital

A chegada do 5G tem sido um dos temas do momento.

Como a chegada do 5G deve impactar o Marketing Digital

Estudo mostra que pandemia intensificou uso das tecnologias digitais

Desigualdades de inclusão digital foram acentuadas.

Estudo mostra que pandemia intensificou uso das tecnologias digitais

Contradição tecnológica: os ‘cringes’ pagaram a língua

Quem tem mais de 25 anos, com certeza já ouviu - ou já disse - frases como: "a tecnologia vai acabar com os empregos" ou "a tecnologia vai afastar as pessoas".

Contradição tecnológica: os ‘cringes’ pagaram a língua

Bling e iFood se unem para digitalizar pequenos negócios

Iniciativa impulsiona a gestão completa dos negócios com o sistema Bling, cujo objetivo é  profissionalizar micro, pequenas e médias empresas.

Bling e iFood se unem para digitalizar pequenos negócios

Google oferece conteúdo gratuito voltado para mulheres pretas

A autoestima da mulher preta está entre os temas abordados.

Google oferece conteúdo gratuito voltado para mulheres pretas

Seu smartphone está espiando você?

Seu celular está ouvindo e ajudando publicitários a usar você como alvo. O que você pode fazer a respeito?

Seu smartphone está espiando você?

Comércio eletrônico cresce 1,58% e soma 1,69 bilhão de acessos em outubro

Segundo o Relatório Setores do E-commerce, elaborado pela Conversion, mesmo com reabertura das lojas físicas houve crescimento do varejo virtual.

Comércio eletrônico cresce 1,58% e soma 1,69 bilhão de acessos em outubro

Aumento de vazamentos evidencia a necessidade de investimentos

Recente estudo revela que 54% das empresas consideram que a principal ameaça sobre a confidencialidade dos dados está na falha de processos e de pessoas

Aumento de vazamentos evidencia a necessidade de investimentos

Black Friday ou Black Fraude?

Especialista aponta cuidados para não cair em golpes na temporada de promoções.

Black Friday ou Black Fraude?

Plano de negócio 4.0: sua empresa está pronta para essa revolução?

Estabelecer um plano de negócio é a melhor maneira de traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes para poder iniciar um empreendimento.

Plano de negócio 4.0: sua empresa está pronta para essa revolução?

Facebook anuncia fim da ferramenta de reconhecimento facial

Sistema identifica automaticamente usuários em fotos e vídeos.

Facebook anuncia fim da ferramenta de reconhecimento facial