Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Robô jornalista publica 850 matérias em um ano

Robô jornalista publica 850 matérias em um ano

17/10/2017 Da Redação

Temas dos artigos escritos variam das Olimpíadas até as eleições norte-americanas.

Robô jornalista publica 850 matérias em um ano

O jornal americano The Washington Post começou, há um ano, a veicular notícias escritas pelo robô Heliograf. Neste período, a ferramenta de inteligência artificial escreveu 850 artigos. 

Inicialmente, os temas eram voltados à cobertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro, mas após o evento, outros assuntos foram incorporados ao trabalho da máquina. Dos 850 artigos publicas pelo robô, 500 tratavam da cobertura das eleições norte-americanas, conteúdo que gerou mais de 500 mil cliques para o jornal. Em comparação, nas eleições dos EUA de 2012 foram produzidos apenas 15% do que foi feito em 2016.

A atuação do robô na rotina da imprensa é defendida pela agência de notícias Associated Press, que estima que cerca de 20% do tempo dos seus funcionários foi poupado graças à inteligência artificial. Segundo a agência, a tecnologia também auxilia a apuração de informações mais precisas.

Apesar de empresas utilizarem e defenderem a inteligência artificial na cobertura jornalística, o modelo digital não é popular em veículos menores e em coberturas locais. O Heliograf consegue analisar e contextualizar dados de jogos de futebol americano no país inteiro, mas não consegue cobrir reunião de vereadores, por exemplo.

Além disso, o The Washington Post consegue contar o número de artigos e de cliques que o robô gerou, mas ainda é difícil quantificar o impacto, o tempo economizado e o valor do trabalho. Também é complexo medir quanto de engajamento, publicidade e assinaturas podem ser atribuídos ao robô.

Fonte: Comunique-se



Patos de Minas recebe o maior evento de startups do mundo

Startup Weekend acontece entre os dias 26 e 28 de abril no UNIPAM de Patos de Minas

Patos de Minas recebe o maior evento de startups do mundo

Contrainteligência: como usá-la na prevenção de fraudes no E-commerce

Os ataques cibernéticos e fraudes ao E-commerce são uma batalha constante para as empresas que mantém seus negócios online.

Contrainteligência: como usá-la na prevenção de fraudes no E-commerce

Tendências de Data & Analytics para a Nova Era Digital

A área de Data & Analytics vem ganhando momento no mercado e a tendência é que cresça nos próximos anos.


Cartão de crédito clonado é a principal fraude no Brasil

Quase nove milhões de brasileiros foram vítimas de golpes nos últimos 12 meses

Cartão de crédito clonado é a principal fraude no Brasil

SD-WAN: segurança e inteligência para as redes corporativas

O avanço da Computação em Nuvem trouxe uma série de vantagens competitivas para as empresas.


Somos mal-educados dentro e fora do WhatsApp?

Vivemos numa era em que a internet empoderou a todos, indistinta e simultaneamente.

Somos mal-educados dentro e fora do WhatsApp?

A transformação digital do ERP

Durante muito tempo, a equação envolvendo gastos e eficiência foi uma das principais preocupações da administração corporativa.


Cresce interesse de brasileiros por celulares chineses

Smartphones de Xiaomi e Huawei ganham atenção do consumidor brasileiro

Cresce interesse de brasileiros por celulares chineses

Google Maps irá exibir anúncios com mais frequência

O serviço é usado, na maior parte, gratuitamente e sem anúncios desde que foi lançado há 14 anos

Google Maps irá exibir anúncios com mais frequência

Lei Geral de Proteção de Dados

A importância de se investir em segurança da informação.


Canal no Youtube reúne dicas e debates sobre inovação

Canal Sala de Cultura apresenta conteúdo sobre inovação e tendências de negócios

Canal no Youtube reúne dicas e debates sobre inovação

Identidade Digital começará a ser emitida no 2º semestre

Documento vai funcionar inicialmente apenas em tablets e smartphones

Identidade Digital começará a ser emitida no 2º semestre