Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Seis passos para quem deseja empreender como influenciador digital

Seis passos para quem deseja empreender como influenciador digital

04/12/2019 Da Redação

Sucesso nessa atividade às vezes leva tempo e dá trabalho, mas é viável e vale a pena.

Seis passos para quem deseja empreender como influenciador digital

O Brasil já tem mais de 50 mil influenciadores digitais quando inclui os “influencers” que possuem entre 5 e 100 mil seguidores, segundo dados da APEX e da Squid. E quando a empresa foca seu produto num “digital influencer” de indicações costuma dar certo, afinal, segundo pesquisa da Nielsen, 84% dos consumidores tomam decisões com base nas opiniões de fontes confiáveis ou influentes. Além disso, o internauta brasileiro fica, em média, nove horas e 14 minutos por dia conectado.

Nenhuma pessoa quer errar na hora de comprar (decidir por A ou B) e uma forma de minimizar a chance de erro na hora de escolher, é confiar em alguém que já comprou e aprovou.

A seguir, 6 passos para impulsionar os resultados como influenciador:

1- Identidade
Criar e promover uma identidade singular. É preciso que o profissional se diferencie dos concorrentes, principalmente daqueles que tem perfis semelhantes. Divulgar o nome e sobrenome, por exemplo, e não optar apenas por usar o primeiro nome. A chance dos nomes se repetirem ou serem parecidos é grande, o que pode, inclusive, confundir os seguidores. Desta forma, a dica é usar o sobrenome também. Vale, inclusive, pensar num bordão, slogan ou frase de efeito que o público se identifique e reconheça.

2- Edição 
Caprichar na edição. Uma forma de ganhar ainda mais a audiência nos vídeos é editá-los, incluindo legendas, textos e imagens. Isso torna-os mais poderosos e envolventes, pois reforça o conteúdo apresentando. Hoje já existem programas bem fáceis e até gratuitos que fazem isso.

Outra forma de engajar os internautas é interagir, ou seja, além de afirmações, vale a pena fazer perguntas durante o vídeo ou pedir sugestões. Assim, aumenta o engajamento do público com mais comentários dos vídeos e posts.

3- Gatilho mental
É importante utilizar gatilhos mentais na abordagem, ou seja, estímulos cerebrais que influenciam diretamente a tomada de decisão. Exemplos de “gatilhos” que impactam ainda mais os vídeos:

- Histórias: conectam emocionalmente as pessoas e memorizam por mais tempo;
- O poder da palavra “imagine”: uma palavra poderosa! Quando se diz: “Imagine a seguinte situação”, por exemplo, a pessoa começa mesmo a imaginar a cena e a chance de convencê-la aumenta consideravelmente;
- Senso de urgência: tem que ser agora, ou perderá. As pessoas compram por 2 motivos racionais: pela vontade de possuir ou pelo medo de perder a chance.

4- Depoimentos
Para atrair mais clientes e fechar mais vendas, pode-se utilizar a técnica dos depoimentos, ou seja, gravar vídeos com alguns clientes que já contrataram os serviços de indicação e obtiveram ótimos resultados. Eles podem relatar como isso melhorou o negócio e impulsionou as vendas. É uma forma poderosa e gratuita para se conquistar novos clientes.

Um potencial cliente costuma ser mais influenciado por esse tipo de testemunho do que pelos próprios vendedores da empresa, afinal, o vendedor sempre afirma que o produto oferecido é bom.

5- Network
Apostar numa boa rede de contatos. Quanto mais pessoas souberem sobre o tipo de serviço oferecido, maior a chance de crescimento nesse nicho de mercado. Então, é necessário investir parte do tempo participando de eventos sociais e comerciais, ser visto por quem já segue a marca e se envolver com outras pessoas que gostem dos mesmos assuntos da área que a empresa atua. E, o principal: manter contato pós-evento por telefone, e-mail ou redes sociais. Cada novo contato é uma oportunidade para aprender algo e realizar novos negócios.

6- Pesquisa
Para aqueles que estão pensando em entrar nesse segmento, além de gostar deste tipo de atividade, vale a pena se atentar a 2 pontos importantes antes de empreender:

1- É indicado fazer um levantamento de dados, pesquisar o mercado, descobrir quantos profissionais já atuam na região desejada que também indicam produtos ou serviços, e pensar num diferencial que poderá ser agregado.

2- Planejar uma transição financeira é essencial. O ideal é iniciar uma atividade sem precisar dessa fonte financeira, ou seja, os vídeos começam como um hobby e aos poucos podem crescer e se tornar a principal renda.

Conclusão: às vezes leva tempo e dá trabalho, mas é viável e vale a pena.

Texto: Erik Penna - palestrante, especialista em vendas e motivação, autor de 5 livros e mais de 1.000 palestras realizadas.

Fonte: RZT Comunicação



Os desafios na Gestão de TI

A vida do gestor de TI não é fácil ou simples.


Pesquisa indica efeitos negativos causados por videogames

Depressão, dificuldade para dormir, demissão são alguns dos efeitos negativos indicados pelo estudo.

Pesquisa indica efeitos negativos causados por videogames

Ser on-line é saber da importância do off-line

“É lindo ver o mundo se tornar digital, mas todos nós precisamos vigiar para que ele nunca deixe de ser humano e pessoal.”


Cresce o número de consumidores que devem comprar na Black Friday se preços valerem a pena

Pesquisa mostra que houve um aumento sete pontos percentuais entre os que vão avaliar ofertas antes de fechar negócio, apontam CNDL/SPC Brasil.

Cresce o número de consumidores que devem comprar na Black Friday se preços valerem a pena

O que falta para o Brasil avançar na área de cibersegurança?

Links suspeitos, malwares, vazamento de dados, privacidade digital.


WhatsApp baniu 400 mil contas do Brasil nas últimas eleições

As contas foram banidas entre 15 de agosto e 28 de outubro de 2018.

WhatsApp baniu 400 mil contas do Brasil nas últimas eleições

Google e Facebook lançam serviços financeiros

Não apenas uma, mas duas gigantes de tecnologia lançaram serviços financeiros nesta semana.

Google e Facebook lançam serviços financeiros

Aplicativo brasileiro permite fazer doações sem gastar dinheiro

Tecnologia criada pela Ribon já realizou mais de cinco milhões de doações com apoio de empresas nacionais que beneficiam pessoas em todo planeta.

Aplicativo brasileiro permite fazer doações sem gastar dinheiro

Celulares pré-pagos desatualizados são bloqueados em 17 estados

Segundo a Anatel, o objetivo da iniciativa é assegurar uma base cadastral correta e atualizada.

Celulares pré-pagos desatualizados são bloqueados em 17 estados

TSE traça estratégias de combate à desinformação nas Eleições 2020

TSE reúne-se com Google, Facebook, WhatsApp e Twitter para alinhar combate a fakes news.

TSE traça estratégias de combate à desinformação nas Eleições 2020

A Inteligência Artificial é apenas um componente das redes corporativas?

Como impedir que a Inteligência Artificial seja apenas um componente das redes corporativas.


Aplicativo gratuito representa a opinião coletiva da sociedade

Com mais de 3 milhões de votos, a plataforma Quinto foi lançada há pouco mais de um ano.

Aplicativo gratuito representa a opinião coletiva da sociedade