Portal O Debate
Grupo WhatsApp

30 anos da Constituição Federal de 1988

30 anos da Constituição Federal de 1988

04/10/2018 Pedro Vitor Melo Costa

No ano em que se “comemoram” os seus 30 anos, há de fato o que comemorar?

No dia 05 de outubro de 2018, a Constituição da República Federativa do Brasil completará 30 anos de sua promulgação. Quando elaborada, por meio de uma Assembleia Nacional Constituinte, a Constituição Cidadã inovou em diversos aspectos, fazendo os olhos do povo brilharem ante o fim dos 20 anos de Regime Militar no comando nacional.

Com a nova Constituição e a redemocratização do Brasil, o país voltou a ter esperança, com possibilidades de limitação do poder político e garantia dos direitos fundamentais, tão caros ao povo brasileiro. E agora, no ano em que se “comemoram” os seus 30 anos, há de fato o que comemorar?

No preâmbulo da CF/88, constituiu-se um novo Brasil: democrático destinado a assegurar os direitos fundamentais e garantir uma sociedade livre, justa e solidária, sempre pautada no desenvolvimento nacional. Além disso, estabeleceu em diversos dispositivos constitucionais, dentre eles como um dos fundamentos da República (art. 1º, III, CF), o valor da dignidade humana, reforçando o caráter nuclear do ser humano dentro do Estado brasileiro.

A constituinte de fato inovou, mas suas intenções demonstradas no preâmbulo até hoje não foram alcançadas. Vemos uma sociedade que não é livre nem solidária, e o desenvolvimento nacional cresce a passos muito lentos. Além disso, quando se fala em direitos fundamentais, o problema aumenta e toca em uma das principais feridas da nação brasileira: o descaso do poder público.

A Constituição de 88 mantém um rol extenso desses direitos e ainda permite que outros, decorrentes de tratados internacionais, possam ser incorporados à ordem jurídica brasileira. Mas o problema surge quando da concretização desses direitos. Só para se ter uma ideia, depois das duas Guerras Mundiais, surge um novo olhar para as Constituições, e o Brasil acompanha esse movimento.

A Constituição de 88 garante um extenso rol de direitos individuais, coletivos e sociais, uma ordem econômica muito bem estruturada, mas quando tudo isso vai ser colocado em prática, visando dar efetividade ao texto constitucional, como pretendeu a teoria neoconstitucionalista do pós-guerra, os problemas aumentam. Basta olhar para a situação da segurança nacional, educação, moradia, saúde, dentre tantos outros “direitos-problemas” que permeiam a sociedade brasileira. Dizer que a Constituição não os garante é faltar com a verdade; mas colocá-los em prática... aí, mais uma vez, o Estado tem falhado.

Então o que pensar de tudo isso? Sim, devemos comemorar os 30 anos da Constituição, com seus 250 artigos e 99 emendas, lembrando que de todas as Constituições da República, desde 1891, ela é a que completa o mais longínquo aniversário, representando o maior período de estabilidade constitucional brasileiro.

* Pedro Vitor Melo Costa é professor de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas.

Fonte: Imprensa Mackenzie



Você conhece a origem dos seus direitos?

Advogado e professor Marco Túlio Elias Alves resgata a história do Direito no Brasil e no mundo em livro que democratiza os saberes jurídicos.

Autor: Divulgação


Os planos de saúde e os obstáculos ao bem-estar dos pacientes

No contexto do direito à saúde no Brasil, os planos de saúde privados são regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que estabelece normas e diretrizes para garantir a cobertura assistencial aos consumidores.

Autor: Natália Soriani


R$ 200 mil não apaga a dor, mas paga a conta

Um caso de erro médico do interior de São Paulo chamou atenção de todo Brasil por conta de dois fatores.

Autor: Thayan Fernando Ferreira


Precisamos mesmo de tantas leis?

O Direito surgiu como uma forma de organizar melhor as sociedades, uma vez que já havia algumas tradições reproduzidas a partir de exemplos ou de determinações orais que alguns grupos, especialmente os familiares, seguiam.

Autor: Marco Túlio Elias Alves


Proibição do chatbot na campanha eleitoral afeta políticos com menos recursos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou normas relacionadas ao uso da inteligência artificial nas campanhas para as eleições municipais de 2024. A alteração é vista como pequena e mal discutida por especialistas da área.

Autor: Divulgação


Digitalização da saúde e os desafios na relação plano e consumidor

A digitalização da saúde, que compreende o uso de recursos tecnológicos e de Tecnologia da Informação (TI) para fins médicos, é um fenômeno que a cada ano se consolida e expande em todo o país.

Autor: Natália Soriani


Os equívocos do caso Robinho

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no uso de competência constitucional e regimental, analisou e, por maioria de votos, homologou o pedido de execução da sentença penal condenatória proferida pela Justiça Italiana contra o ex-jogador Robinho.

Autor: Marcelo Aith


A nova lei de licitações: o que deve mudar daqui para frente?

O sucesso dessa legislação dependerá do compromisso de todas as partes envolvidas em trabalhar juntas.

Autor: Matheus Teodoro


Exclusão de dependentes maiores de 25 anos de planos de saúde

Os magistrados têm reconhecido a existência de uma expectativa de direito por parte dos consumidores.

Autor: José Santana Junior


TikTok e a multa milionária por captura ilegal de dados biométricos no Brasil

Por utilizar métodos que ferem a Lei Geral de Proteção de Dados e o Marco Civil da Internet, o TikTok, rede social famosa por vídeos de curta duração, foi multado em R$ 23 milhões pela Justiça.

Autor: Renato Falchet Guaracho


Como tornar o mundo jurídico descomplicado

A comunicação no mundo jurídico é uma das mais complicadas do mercado. Termos técnicos demais e palavras em latim, por exemplo, criam grandes obstáculos.

Autor: Gabriella Ibrahim


Por que a Meta deverá, obrigatoriamente, mudar de nome no Brasil?

A Meta, empresa dona dos aplicativos Facebook, Instagram e WhatsApp não poderá usar este nome no Brasil.

Autor: Renato Falchet Guaracho