Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cesare Battisti, Petistas e Pesolistas

Cesare Battisti, Petistas e Pesolistas

17/01/2019 Bady Curi Neto

A insistência da esquerda em defender bandidos condenados.

Cesare Battisti, terrorista italiano, condenado por quatro assassinatos em seu país de origem à pena de prisão perpétua, finalmente foi enviado para a Itália para cumprir sua condenação. Battisti fugiu para o Brasil em 2004 e, preso em 2007, foi beneficiado por um refúgio político pelo então Ministro da Justiça do governo petista Tarso Genro.

Naquele ano, a Itália pediu sua extradição, sendo o processo julgado favoravelmente pela Suprema Corte Brasileira, deixando a palavra final para o Presidente da República, Luiz Inácio da Silva, que negou a extradição.

No ano de 2017, o Governo Italiano requestou ao presidente Michel Temer a revisão da decisão de Lula. Temer autorizou a extradição do terrorista, ex-ativista da esquerda e assassino condenado em seu país.

O Supremo Tribunal Federal (STF), mediante a decisão de Temer, expediu mandado de prisão em desfavor de Battisti, que fugiu para Bolívia. Após a colaboração da Polícia Federal Brasileira, das autoridades Bolivianas, Italianas e da Interpol, o terrorista foi preso na Bolívia, por ter entrado no país ilegalmente e deportado para a Itália, onde, por óbvio, cumprirá sua pena.

Apesar do governo brasileiro ter dado todo o apoio para a prisão do terrorista, não foi o Brasil que o extraditou. A extradição é o ato mediante o qual um Estado entrega a outro Estado, indivíduo acusado de ter cometido crime de certa gravidade e que se acha condenado por aquele, após certificar-se que os direitos humanos do extraditando serão respeitados.

O que chama atenção não é mais a deportação do terrorista da Bolívia para Itália, mas a insistência da esquerda em defender bandidos condenados, sejam pela Justiça Brasileira ou a de outros países.

Os esquerdopatas brasileiros insistem que a justiça somente age com correção e retidão quando as decisões lhes são favoráveis, do contrário o que há é uma perseguição política/ideológica.

Segundo este entendimento, o ex-presidente Lula é um preso político, não havia provas para condená-lo. O que houve foi uma perseguição da Polícia Federal, do Ministério Público e da Justiça (em todas suas instâncias), em um conluio contra o injustiçado ex-presidente.

Agora, por incrível que pareça, com a prisão do terrorista, o deputado Paulo Pimenta do PT, formado em jornalismo, afirmou ao jornal Folha de São Paulo que “Não se trata de uma discussão ideológica e sim jurídica constitucional. Quando você politiza as decisões jurídicas você fragiliza o Estado democrático.” Será que o deputado não se apercebeu que quem o deportou foi o país vizinho e não o Brasil?

Já o presidente do PSOL, Juliano Medeiros, com formação em história e ciências políticas, foi além. Em 04 linhas em seu Twitter, desconsiderou a decisão da Justiça Italiana ao dizer, “Conheci Cesare Battisti e li muito sobre o processo que levou a sua condenação. Acredito que 99% das pessoas que o atacam o fazem porque desconhece os detalhes do processo ou porque odeiam ativistas de esquerda. Creio na inocência de Cesare. Espero que a Bolívia não o extradite”.

A célebre frase de Machado de Assis, “De médico e louco todo mundo tem um pouco”, poderia ser adaptada para os esquerdopatas, “De Juiz e Juristas, nós temos muito”.

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Os equívocos do caso Robinho

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no uso de competência constitucional e regimental, analisou e, por maioria de votos, homologou o pedido de execução da sentença penal condenatória proferida pela Justiça Italiana contra o ex-jogador Robinho.

Autor: Marcelo Aith


A nova lei de licitações: o que deve mudar daqui para frente?

O sucesso dessa legislação dependerá do compromisso de todas as partes envolvidas em trabalhar juntas.

Autor: Matheus Teodoro


Exclusão de dependentes maiores de 25 anos de planos de saúde

Os magistrados têm reconhecido a existência de uma expectativa de direito por parte dos consumidores.

Autor: José Santana Junior


TikTok e a multa milionária por captura ilegal de dados biométricos no Brasil

Por utilizar métodos que ferem a Lei Geral de Proteção de Dados e o Marco Civil da Internet, o TikTok, rede social famosa por vídeos de curta duração, foi multado em R$ 23 milhões pela Justiça.

Autor: Renato Falchet Guaracho


Como tornar o mundo jurídico descomplicado

A comunicação no mundo jurídico é uma das mais complicadas do mercado. Termos técnicos demais e palavras em latim, por exemplo, criam grandes obstáculos.

Autor: Gabriella Ibrahim


Por que a Meta deverá, obrigatoriamente, mudar de nome no Brasil?

A Meta, empresa dona dos aplicativos Facebook, Instagram e WhatsApp não poderá usar este nome no Brasil.

Autor: Renato Falchet Guaracho


Planejamento sucessório garante futuro do agronegócio

Especialista alerta para os desafios da sucessão familiar no campo e destaca a importância de um plano bem estruturado para a perpetuação do negócio.

Autor: Divulgação


Recuperação de crédito: uma pequena abordagem

A recuperação de crédito é um processo essencial dentro do contexto jurídico e econômico, sendo fundamental para a estabilidade financeira das empresas e o funcionamento saudável do mercado.

Autor: Feliph Murilo Lucio Marques


Inteligência Artificial x Advocacia Moderna: aliadas ou inimigas?

A chegada da inteligência artificial na atual sociedade é claramente notória, o que outrora era especulação hoje é uma ferramenta encontrada comumente em nosso cotidiano.

Autor: Giovanna Matos de Castro e Souza


Entenda quais as proteções garantidas ao trabalhador acidentado

A quantidade de acidentes de trabalho no Brasil mantém o sinal de alerta ligado para empregados e empresas contratantes.

Autor: Sofia Martins Martorelli


A Lei de Serviços Digitais e seu impacto nas futuras leis digitais do Brasil

O Brasil já tem debatido intensamente sobre como regular conteúdo online, especialmente em relação à desinformação.

Autor: Alexander Coelho


A extinção do Perse é inconstitucional

A extinção do Perse por meio da Medida Provisória n.1202/23 é inconstitucional e afronta o princípio da segurança jurídica.

Autor: Dr. Arcênio Rodrigues da Silva