Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como perder seu emprego antes da contratação

Como perder seu emprego antes da contratação

05/05/2018 Daniele Di Marco Serafim

Comunicação é o elemento principal na rotina de profissionais da área jurídica.

Tanto a comunicação verbal quanto a escrita é de suma importância para a área e é através dela que as pessoas trocam conhecimentos, ideias e se compreendem. Em média 70% das nossas horas acordadas passamos nos comunicando, seja através da escrita, fala, leitura ou apenas escutando.

Como profissional de recrutamento jurídico, percebo que o grande vilão na busca de profissionais nessa área (e que fazem candidatos perderem empregos antes mesmo de serem contratados) são erros de português. Muitas vezes observamos advogados preocupados em falar diversas línguas estrangeiras, mas pouco cuidando de sua língua nativa.

Ao demonstrarem seus conhecimentos em um processo seletivo, acabam revelando pouco domínio na língua, seja na hora do preenchimento de testes e fichas, quanto na hora de expressar seus conhecimentos em uma entrevista.

Apesar da internet ter possibilitado buscas mais fáceis a todo tipo de conhecimento, ainda podemos observar diversos erros, como por exemplo: gírias, não utilização de plurais, escritas abreviadas de forma incorreta, erros em acentuação, uso de palavras erradas, entre outros.

Em minhas entrevistas com profissionais da área jurídica, os erros mais comuns que observo são:

- Menos ou Menas? O correto é menos, pois a palavra menas não existe, mesmo referindo-se a palavras femininas. Exemplo: “Quanto menos tarefas eu tiver para fazer, melhor”.

- Mais ou Mas? A palavra “mais” possui como antônimo o “menos” e indica soma ou aumento. É um advérbio de intensidade. A palavra “mas” é conjunção adversativa e significa “porém”. Exemplo: “Gostaria de comprar um carro novo, mas não tenho o dinheiro necessário para isso” e “Podemos colocar mais açúcar nesse bolo”.

- Para mim ou Para eu fazer? Para eu deve ser usado quando se referir ao sujeito da frase e for seguido de um verbo no infinitivo. Exemplo: “Era para eu fazer o trabalho da faculdade hoje, mas não tive tempo de fazê-lo”.

- Chapéus ou Chapéis? O plural da palavra “chapéu” é “chapéus”.

Cuidado também com expressões que envolvam duas línguas, como a infame “plus a mais”, onde existem duas palavras, em línguas diferentes, mas que dizem a mesma coisa. O importante é que o profissional se dedique a desenvolver sua comunicação, pois negligenciá-la pode ser realmente perigoso, seja na hora de conseguir a almejada vaga ou de conseguir um novo cargo no escritório.

Ninguém quer ter em sua organização um advogado que fala/escreve errado, independente de seu conhecimento técnico. Para aqueles que “falham” no teste de português, sempre ofereço minhas dicas para melhorar sua comunicação:

- Desenvolva o hábito da leitura;

- Treine a escrita;

- Evite vícios de linguagem;

- Não utilize gírias;

- Entenda que linguagem formal é diferente de linguagem de redes sociais e aplicativos de comunicação.

Existe uma expressão muito utilizada no meio jurídico que é “In dubio pro reo” que significa “Na dúvida, a favor do réu”. Brincando e puxando essa expressão para o assunto desse artigo eu diria: “Na dúvida, procure um dicionário”.

* Daniele Di Marco Serafim é psicóloga e analista de recrutamento da Inrise Recrutamento Jurídico, pós graduada em Psicologia Organizacional pela Universidade Paulista - UNIP.

Fonte: Inrise Consultoria em Marketing Jurídico



Os planos de saúde e os obstáculos ao bem-estar dos pacientes

No contexto do direito à saúde no Brasil, os planos de saúde privados são regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que estabelece normas e diretrizes para garantir a cobertura assistencial aos consumidores.

Autor: Natália Soriani


R$ 200 mil não apaga a dor, mas paga a conta

Um caso de erro médico do interior de São Paulo chamou atenção de todo Brasil por conta de dois fatores.

Autor: Thayan Fernando Ferreira


Precisamos mesmo de tantas leis?

O Direito surgiu como uma forma de organizar melhor as sociedades, uma vez que já havia algumas tradições reproduzidas a partir de exemplos ou de determinações orais que alguns grupos, especialmente os familiares, seguiam.

Autor: Marco Túlio Elias Alves


Proibição do chatbot na campanha eleitoral afeta políticos com menos recursos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou normas relacionadas ao uso da inteligência artificial nas campanhas para as eleições municipais de 2024. A alteração é vista como pequena e mal discutida por especialistas da área.

Autor: Divulgação


Digitalização da saúde e os desafios na relação plano e consumidor

A digitalização da saúde, que compreende o uso de recursos tecnológicos e de Tecnologia da Informação (TI) para fins médicos, é um fenômeno que a cada ano se consolida e expande em todo o país.

Autor: Natália Soriani


Os equívocos do caso Robinho

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no uso de competência constitucional e regimental, analisou e, por maioria de votos, homologou o pedido de execução da sentença penal condenatória proferida pela Justiça Italiana contra o ex-jogador Robinho.

Autor: Marcelo Aith


A nova lei de licitações: o que deve mudar daqui para frente?

O sucesso dessa legislação dependerá do compromisso de todas as partes envolvidas em trabalhar juntas.

Autor: Matheus Teodoro


Exclusão de dependentes maiores de 25 anos de planos de saúde

Os magistrados têm reconhecido a existência de uma expectativa de direito por parte dos consumidores.

Autor: José Santana Junior


TikTok e a multa milionária por captura ilegal de dados biométricos no Brasil

Por utilizar métodos que ferem a Lei Geral de Proteção de Dados e o Marco Civil da Internet, o TikTok, rede social famosa por vídeos de curta duração, foi multado em R$ 23 milhões pela Justiça.

Autor: Renato Falchet Guaracho


Como tornar o mundo jurídico descomplicado

A comunicação no mundo jurídico é uma das mais complicadas do mercado. Termos técnicos demais e palavras em latim, por exemplo, criam grandes obstáculos.

Autor: Gabriella Ibrahim


Por que a Meta deverá, obrigatoriamente, mudar de nome no Brasil?

A Meta, empresa dona dos aplicativos Facebook, Instagram e WhatsApp não poderá usar este nome no Brasil.

Autor: Renato Falchet Guaracho


Planejamento sucessório garante futuro do agronegócio

Especialista alerta para os desafios da sucessão familiar no campo e destaca a importância de um plano bem estruturado para a perpetuação do negócio.

Autor: Divulgação