Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Entenda o que faz um consultor de inclusão

Entenda o que faz um consultor de inclusão

08/05/2021 Divulgação

O profissional pode avaliar e direcionar ambientes para uma sociedade menos desigual.

Igualdade é um direito garantido a todos pela Constituição Brasileira e um item indispensável na política de empresas, seja micro ou grande, escolas, entre famílias, etc.

A inclusão de trabalhadores com deficiência, por exemplo, é uma das medidas que vem sendo adotada para reduzir a desigualdade e exclusão.

Leis estão sendo criadas afim de mudar esse cenário, mas uma discussão se levanta com relação aos profissionais que estão ativamente lutando por direitos.

“Congressistas criam leis sem a presença de um profissional consultor de inclusão. E isso não é o ideal”, explica Diogo Freitas, consultor de inclusão e advogado.

Ele enfatiza que é necessário conhecimentos e experiências jurídicas, pedagógicas, terapêuticas, sociais, de gestão, de neurociências e da análise do comportamento para a formação de um consultor de inclusão, que estará apto a construir uma base legal junto às políticas públicas.

Desde 2014 atuando neste campo, Diogo Freitas afirma que profissionais da área têm habilidade de avaliar as melhores soluções para os problemas diários sob o aspecto legal, pedagógico, terapêutico, econômico e social.

A inclusão social engloba todas as pessoas que por alguma razão não estão inseridas em um determinado contexto ou em mais de um contexto, e um consultor auxilia na conscientização das capacidades e das competências, assim como das obrigações as quais foi contratado ou se ofereceu.

Será a ponte entre os dois destinatários evitando demandas judiciais e administrativas e polêmicas, bem como criar estratégias para evitar os descumprimentos legais e sociais.

Até os aspectos estruturais que são necessários no processo de uma sociedade igualitária estão no campo de atuação dos consultores de inclusão.

“Juntar as peças, mediar e propor um trabalho interdisciplinar com o objetivo de incluir. Esse é o nosso trabalho principal e uma forma de contribuir para o equilíbrio da sociedade como um todo”, finaliza Freitas.

Para mais informações sobre inclusão social clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Valente Comunicação



Você conhece a origem dos seus direitos?

Advogado e professor Marco Túlio Elias Alves resgata a história do Direito no Brasil e no mundo em livro que democratiza os saberes jurídicos.

Autor: Divulgação


Os planos de saúde e os obstáculos ao bem-estar dos pacientes

No contexto do direito à saúde no Brasil, os planos de saúde privados são regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que estabelece normas e diretrizes para garantir a cobertura assistencial aos consumidores.

Autor: Natália Soriani


R$ 200 mil não apaga a dor, mas paga a conta

Um caso de erro médico do interior de São Paulo chamou atenção de todo Brasil por conta de dois fatores.

Autor: Thayan Fernando Ferreira


Precisamos mesmo de tantas leis?

O Direito surgiu como uma forma de organizar melhor as sociedades, uma vez que já havia algumas tradições reproduzidas a partir de exemplos ou de determinações orais que alguns grupos, especialmente os familiares, seguiam.

Autor: Marco Túlio Elias Alves


Proibição do chatbot na campanha eleitoral afeta políticos com menos recursos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou normas relacionadas ao uso da inteligência artificial nas campanhas para as eleições municipais de 2024. A alteração é vista como pequena e mal discutida por especialistas da área.

Autor: Divulgação


Digitalização da saúde e os desafios na relação plano e consumidor

A digitalização da saúde, que compreende o uso de recursos tecnológicos e de Tecnologia da Informação (TI) para fins médicos, é um fenômeno que a cada ano se consolida e expande em todo o país.

Autor: Natália Soriani


Os equívocos do caso Robinho

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no uso de competência constitucional e regimental, analisou e, por maioria de votos, homologou o pedido de execução da sentença penal condenatória proferida pela Justiça Italiana contra o ex-jogador Robinho.

Autor: Marcelo Aith


A nova lei de licitações: o que deve mudar daqui para frente?

O sucesso dessa legislação dependerá do compromisso de todas as partes envolvidas em trabalhar juntas.

Autor: Matheus Teodoro


Exclusão de dependentes maiores de 25 anos de planos de saúde

Os magistrados têm reconhecido a existência de uma expectativa de direito por parte dos consumidores.

Autor: José Santana Junior


TikTok e a multa milionária por captura ilegal de dados biométricos no Brasil

Por utilizar métodos que ferem a Lei Geral de Proteção de Dados e o Marco Civil da Internet, o TikTok, rede social famosa por vídeos de curta duração, foi multado em R$ 23 milhões pela Justiça.

Autor: Renato Falchet Guaracho


Como tornar o mundo jurídico descomplicado

A comunicação no mundo jurídico é uma das mais complicadas do mercado. Termos técnicos demais e palavras em latim, por exemplo, criam grandes obstáculos.

Autor: Gabriella Ibrahim


Por que a Meta deverá, obrigatoriamente, mudar de nome no Brasil?

A Meta, empresa dona dos aplicativos Facebook, Instagram e WhatsApp não poderá usar este nome no Brasil.

Autor: Renato Falchet Guaracho