Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Ex-vereador indeniza por ofensa de caráter pessoal

Ex-vereador indeniza por ofensa de caráter pessoal

04/05/2006 Da Redação

Um ex-vereador da cidade de Itajubá, sul de Minas, deverá indenizar o ex-prefeito e o procurador jurídico do município, por tê-los ofendido no exercício do mandato. A decisão é da 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que condenou o ex-vereador a indenizar cada um dos ofendidos em R$ 5.000,00.

Segundo os autos, no dia 29 de junho de 2000, o então vereador, em pronunciamento realizado no plenário da Câmara Municipal, proferiu diversas agressões de caráter pessoal ao então prefeito da cidade, com termos como “mau caráter”, “ordinário”, “almofadinha” e “sujeito perigoso”, além de acusar o prefeito e o procurador jurídico do município de usarem os cofres públicos para benefício próprio.

Os ofendidos ajuizaram ação de indenização por danos morais contra o ex-vereador, que foi indeferida pelo juiz da 2ª Vara Cível de Itajubá, com base na inviolabilidade constitucional do parlamentar legislativo.

Ao recorrerem ao Tribunal de Justiça, contudo, tiveram êxito. Os desembargadores Fernando Caldeira Brant (relator), Osmando Almeida e Pedro Bernardes entenderam que, quando a ofensa no efetivo exercício do mandato se der de forma pessoal, a inviolabilidade constitucional não alcança o campo da responsabilidade civil, devendo o ex-vereador responder pelos danos morais que gerou.

Segundo o relator, “o político extrapolou suas funções e atingiu a esfera pessoal do prefeito e do procurador jurídico do município quando proferiu discurso no plenário”.

Fonte: TJMG




A percepção do tempo

As fórmulas de física têm como fator fundamental a medida do tempo.


Reforma da Previdência aprovada

Conheça as principais alterações para os trabalhadores.


Airbnb

Violação das regras condominiais ou simples uso do direito de propriedade?


Reforma da Previdência e a demissão automática do servidor aposentado

Um tema polêmico que está na atual proposta da Reforma da Previdência é a demissão automática de servidor que obtiver a aposentadoria por tempo de contribuição.


Os avanços da Reforma Trabalhista e a terceirização

A Lei n° 13.467, de 2017, popularmente conhecida como Reforma Trabalhista, traz diversas alterações na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), vista como antiquada por muitos estudiosos.


O uso do banheiro no ambiente de trabalho

Um dos temas mais polêmicos da relação entre patrão e empregado é a restrição para o uso do banheiro no ambiente de trabalho.


A greve dos correios e outras greves: sociedade refém

Destaca-se ainda o fato de que, tal qual ocorre em algumas outras categorias.


MP do Agro facilita o crédito para o agronegócio

Foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 02 de outubro de 2019, a Medida Provisória nº 897/2019, denominada “MP do Agro”, que institui o Fundo de Aval Fraterno (FAF).


LGPD para gestores: dúvidas comuns e suas respostas

Algumas incertezas precisam ser esclarecidas com assertividade.


A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e os contratos de trabalho

A LGPD promete trazer grande impacto às empresas e à população em geral.


A proteção dada pela “Lei Maria da Penha” aos idosos

A violência contra a pessoa idosa no Brasil faz parte de uma realidade triste.