Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Indenização por danos de chuva e inundação

Indenização por danos de chuva e inundação

27/10/2005 Da Redação

Com a chegada do verão, chegam as fortes precipitações e os transtornos de todo tipo provocados pelas inundações. Além de móveis e eletrodomésticos, as águas costumam invadir ruas e garagens e não são poucas as pessoas que já tiveram sérios danos causados aos seus veículos.

Segundo o especialista em Direito Securitário da Innocenti Advogados Associados, Aldo Bertoni, "em geral, na cobertura básica dos seguros de veículos, já há previsão de indenização para danos materiais provocados por submersão total ou parcial do veículo em água doce, decorrentes de enchentes e inundações". Ele afirma que se um veículo sofreu avarias causadas por inundação ou enchente, "não cabem dúvidas. O proprietário deve ser indenizado".

Bertoni adverte, porém, que na hipótese de o segurado atravessar 'deliberadamente' um local inviável para um veículo, face à grande quantidade de água existente, "ele terá agido com culpa grave ou dolo e a indenização não será paga". Portanto, é bom se prevenir, evitando atravessar ruas ou avenidas já alagadas. Mas junte provas e exija a cobertura do seguro se o seu carro, regularmente estacionado na rua ou garagem de casa, foi atingido por uma inundação.

E um último conselho. Ao fazer a apólice do seguro, leia o contrato com atenção para certificar-se de que você tem direito a esse tipo de cobertura. Vale lembrar ainda, que antes de firmar uma proposta de seguro, a pessoa procure orientação, sempre, com um corretor de seguros de sua confiança ou indicado por alguém.

Fonte: Aldo Bertoni, especialista em Direito Securitário da Innocenti Advogados Associados.



Os avanços da Reforma Trabalhista e a terceirização

A Lei n° 13.467, de 2017, popularmente conhecida como Reforma Trabalhista, traz diversas alterações na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), vista como antiquada por muitos estudiosos.


O uso do banheiro no ambiente de trabalho

Um dos temas mais polêmicos da relação entre patrão e empregado é a restrição para o uso do banheiro no ambiente de trabalho.


A greve dos correios e outras greves: sociedade refém

Destaca-se ainda o fato de que, tal qual ocorre em algumas outras categorias.


MP do Agro facilita o crédito para o agronegócio

Foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 02 de outubro de 2019, a Medida Provisória nº 897/2019, denominada “MP do Agro”, que institui o Fundo de Aval Fraterno (FAF).


LGPD para gestores: dúvidas comuns e suas respostas

Algumas incertezas precisam ser esclarecidas com assertividade.


A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e os contratos de trabalho

A LGPD promete trazer grande impacto às empresas e à população em geral.


A proteção dada pela “Lei Maria da Penha” aos idosos

A violência contra a pessoa idosa no Brasil faz parte de uma realidade triste.


Os direitos dos animais ganham espaço no Judiciário brasileiro

No dia 04 de outubro será comemorado o Dia Mundial dos Animais.


Fim das restrições à publicidade médica?

Lei da Liberdade Econômica tem como objetivo de reduzir a burocracia para empresários, estimular o empreendedorismo e gerar mais empregos.


LGPD no viés trabalhista

Os reflexos da nova Lei de Proteção de Dados na esfera Trabalhista.


Candidatas laranjas: até quando veremos isso no Brasil?

As primeiras eleições foram palco de candidatas “fake”, ou seja, candidaturas que serviram única e exclusivamente para cumprir a exigência legal.


Código Florestal

O emaranhado no direito ambiental brasileiro.