Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Justiça condena Unimed a garantir marca-passo de paciente.

Justiça condena Unimed a garantir marca-passo de paciente.

15/08/2006 Da Redação

Segundo o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, se há previsão contratual, não pode a empresa declinar de sua obrigação.

A Unimed de Blumenau está obrigada a garantir a implantação de um marco-passo definitivo para uma paciente. Ela é cliente do plano de saúde da empresa. A decisão unânime é da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que rejeitou recurso da Unimed. Cabe recurso.

Os desembargadores mantiveram a sentença de primeira instância. A Unimed argumentou que o juiz não poderia ter concedido a Antecipação de Tutela, já que o pedido da autora era uma ação cautelar inominada. O Tribunal de Justiça catarinense, contudo, considerou acertada a decisão do juiz. Para a segunda instância, foram preenchidos os requisitos que a lei exige para a concessão do pedido.

O relator do recurso, desembargador Luiz Carlos Freyesleben, afirmou que “o interesse da agravada de tratar adequadamente da saúde, sob pena da perda da vida, avultam preponderantes seus direitos sobre os eventuais direitos patrimoniais da agravante”.

Segundo ele, consta dos autos documento em que as partes ampliaram as coberturas contratuais e incluíram procedimentos de cirurgia cardíaca, inclusive o marca-passo.

Fonte: Consultor Jurídico.



Saúde não se acessa pela prisão

Que tramitam no país projetos de lei para a prisão de pais que deixam de vacinar os filhos não surpreende.


Trabalhador próximo da aposentadoria pode garantir estabilidade no emprego

A estabilidade pré-aposentadoria é uma garantia de emprego para que o trabalhador que está perto de se aposentar não seja mandado embora sem justa causa.


Purgação de mora na Lei do Inquilinato

Atualmente, sabemos que a Lei do Inquilinato – Lei n°. 8.245/91 – dispõe sobre a locação de imóveis urbanos, ou seja, é a lei que rege tanto os estabelecimentos comerciais quanto os residenciais quando o assunto é locação.


“Quid Iuris”? Qual Direito?

Hoje se vê pessoas que vivem completamente de acordo com as leis. Mas não são solidários e não têm fraternidade.


Não podemos ser avulsos

O modelo eleitoral brasileiro não permite candidaturas avulsas, obrigando que os candidatos tenham filiação partidária para concorrer a todos os cargos públicos.


Os avanços do TSE contra as candidaturas de laranjas

Em ano de eleições municipais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) intensifica fiscalização com relação as chamadas candidaturas laranjas.


Controle de doenças versus direitos fundamentais

Em tempos de medidas drásticas para se controlar uma possível epidemia do coronavírus e o estudo de normas para regular quarentena no Brasil, chama atenção uma notícia.


Uber e o motorista

Uma relação de emprego à luz da primazia da realidade.


O risco da descaracterização do contrato temporário

O serviço temporário é uma modalidade de emprego cada vez mais comum, mas ainda gera dúvidas a respeito de suas regras e sua respectiva legislação.


Quando o recebimento de propina resulta no crime de lavagem de dinheiro?

Diariamente somos inundados por notícias de denúncias envolvendo a prática de crime de corrupção e lavagem de direito.


Demissão por justa causa em estatais

A inconstitucionalidade da demissão por justa causa em estatais em decorrência da aposentadoria voluntária.


10 fatos que devem agitar o mundo tributário em 2020

Muitas mudanças ocorreram no primeiro ano do novo Governo.